2024
Fauna Ibérica
Nome: Fauna Ibérica
Cód.: BIO12364L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC pretende dar uma visão geral da diversidade, ecologia, distribuição, diagnose e conservação dos vertebrados Ibéricos. Nas componentes teórico-práticas ensaiam-se os métodos mais comuns de inventários de vertebrados. Realizam-se ainda campanhas de campo com vista à observação de diferentes espécies nos seus habitats naturais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVOS
1. Reconhecer a grande diversidade faunística ibérica relacionando-a com factores biogeográficos,
biofísicos e acção do Homem
2. Conhecer os aspectos ecologia, diagnose e distribuição das espécies de vertebrados terrestres (peixes
duciaquícolas e migradores; anfíbios, répteis, aves e mamíferos) ocorrentes na Península Ibérica;
3. Identificar os principais problemas relacionados com a conservação da fauna na Península Ibérica;
4. Conhecer os principais métodos e técnicas de inventariação dos diferentes grupos faunísticos.
COMPETÊNCIAS
Desenvolver as seguintes competências genéricas: domínio da capacidade de comunicação;
sedimentação do português, capacidade de trabalho autónomo e aprendizagem independente e
favorecimento do empreendedorismo.
1. Reconhecer a grande diversidade faunística ibérica relacionando-a com factores biogeográficos,
biofísicos e acção do Homem
2. Conhecer os aspectos ecologia, diagnose e distribuição das espécies de vertebrados terrestres (peixes
duciaquícolas e migradores; anfíbios, répteis, aves e mamíferos) ocorrentes na Península Ibérica;
3. Identificar os principais problemas relacionados com a conservação da fauna na Península Ibérica;
4. Conhecer os principais métodos e técnicas de inventariação dos diferentes grupos faunísticos.
COMPETÊNCIAS
Desenvolver as seguintes competências genéricas: domínio da capacidade de comunicação;
sedimentação do português, capacidade de trabalho autónomo e aprendizagem independente e
favorecimento do empreendedorismo.
Conteúdos Programáticos
TEÓRICAS
1. Biogeografia e Especificidade da fauna Ibérica
Factores determinantes da diversidade faunística
História geológica
Clima e relevo
Presença Humana
Endemismos Ibéricos
2. Conservação da Fauna Ibérica.
Argumentos para a conservação da Fauna
Características e processos populacionais que potenciam a raridade e a ameaça
Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal e de Espanha
As Directivas Aves e Habitats
Caça e pesca nas águas interiores
3. Espécies de vertebrados terrestres, incluindo espécies dulciaquícolas ocorrentes na Península Ibérica
Diagnose
Aspectos básicos da ecologia
Fenologia e distribuição
Conservação
Espécies ameaçadas: causas e medidas de conservação
Espécies autóctones e introduzidas
TEÓRICO-PRÁTICAS
4. Métodos e técnicas para censos de fauna (Directos e Indirectos)
5. Observação e manuseamento de espécimenes no campo
1. Biogeografia e Especificidade da fauna Ibérica
Factores determinantes da diversidade faunística
História geológica
Clima e relevo
Presença Humana
Endemismos Ibéricos
2. Conservação da Fauna Ibérica.
Argumentos para a conservação da Fauna
Características e processos populacionais que potenciam a raridade e a ameaça
Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal e de Espanha
As Directivas Aves e Habitats
Caça e pesca nas águas interiores
3. Espécies de vertebrados terrestres, incluindo espécies dulciaquícolas ocorrentes na Península Ibérica
Diagnose
Aspectos básicos da ecologia
Fenologia e distribuição
Conservação
Espécies ameaçadas: causas e medidas de conservação
Espécies autóctones e introduzidas
TEÓRICO-PRÁTICAS
4. Métodos e técnicas para censos de fauna (Directos e Indirectos)
5. Observação e manuseamento de espécimenes no campo
Métodos de Ensino
Exposição estruturada; discussão e debate; saídas de campo
A avaliação teórico-prática corresponderá à elaboração de um relatório acompanhado de uma
apresentação oral e discussão (30%)
A avaliação teórica será continua avaliada com base na participação e cumprimento das tarefas lectivas
(10%) e na realização de testes escritos (60%)
O estudo autónomo será apoiado com tutoria e e-learning.
A avaliação teórico-prática corresponderá à elaboração de um relatório acompanhado de uma
apresentação oral e discussão (30%)
A avaliação teórica será continua avaliada com base na participação e cumprimento das tarefas lectivas
(10%) e na realização de testes escritos (60%)
O estudo autónomo será apoiado com tutoria e e-learning.
Bibliografia
1. Bencatel, J.; Sabino-Marques, H.; Álvares, F.; Moura, A.E.; Barbosa, A.M. (eds.) (2019). Atlas de Mamíferos de Portugal, 2ª edição Universidade de Évora, Évora.
2. Cabral M.J. (2005), Almeida J., Almeida P.R., Dellinger T., Ferrand de Almeida N., Oliveira M.E., Palmeirim J.M., Queiroz A.I., Rogado L. and Santos-Reis M. (eds.). Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa.
3. Blondel, J; Aronson, J; Bodiou JY; Boeuf G (2010). The Mediterranean Region. Biological Diversity in Space and Time. 2nd ed. Oxford University Press, New York.
4. Loureiro, A. Ferrand de Almeida,N. Carretero, M.A. e Paulo, O.S. (eds.) (2008) Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. 1ª edição, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Lisboa.
2. Cabral M.J. (2005), Almeida J., Almeida P.R., Dellinger T., Ferrand de Almeida N., Oliveira M.E., Palmeirim J.M., Queiroz A.I., Rogado L. and Santos-Reis M. (eds.). Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa.
3. Blondel, J; Aronson, J; Bodiou JY; Boeuf G (2010). The Mediterranean Region. Biological Diversity in Space and Time. 2nd ed. Oxford University Press, New York.
4. Loureiro, A. Ferrand de Almeida,N. Carretero, M.A. e Paulo, O.S. (eds.) (2008) Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. 1ª edição, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Lisboa.