2024
Análise Musical III
Nome: Análise Musical III
Cód.: MUS13003L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Na continuidade dos semestres anteriores, este semestre estuda as alturas nas suas vertentes vertical e horizontal ou seja, harmonia e melodia.
Em termos gerais existe uma estreita relação entre as vertentes melódica e harmónica da música. Neste semestre, aproveita-se da oportunidade de poder estudar estes parâmetros da música sem referencia a nenhum período da história em particular.
Em termos gerais existe uma estreita relação entre as vertentes melódica e harmónica da música. Neste semestre, aproveita-se da oportunidade de poder estudar estes parâmetros da música sem referencia a nenhum período da história em particular.
Conteúdos Programáticos
O programa incide sobre obras com linguagens distintas, pertencentes a diferentes períodos históricos. Todas as obras estudadas são de reconhecida importância e dimensão no contexto da História da Música Ocidental, Abordam-se os seguintes aspetos:
- A série dos harmónicos; a consonância e o espectralismo;
- A linguagem harmónica e melódica da música tonal.
- A linguagem harmónica e melódica da música pantonal; o dodecafonismo.
- A linguagem harmónica e melódica da música neo-modal.
- A linguagem harmónica e melódica da música da atualidade.
- A série dos harmónicos; a consonância e o espectralismo;
- A linguagem harmónica e melódica da música tonal.
- A linguagem harmónica e melódica da música pantonal; o dodecafonismo.
- A linguagem harmónica e melódica da música neo-modal.
- A linguagem harmónica e melódica da música da atualidade.
Métodos de Ensino
A Unidade curricular é lecionada em Turma.
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
duas frequências (F);
um trabalho de análise (TA);
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
- Exame final:
exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Para além de uma componente expositiva pelo docente, deve ser incentivada uma componente de pesquisa e de estudo analítico, para além das aulas, por parte do aluno e ainda deve ser fomentado o debate sobre as questões fundamentais em análise.
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre:
- Avaliação Contínua:
duas frequências (F);
um trabalho de análise (TA);
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo:
AV = (F1 x 0,3) + (TA x 0,3) + (F2 x 0,4)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (estes limites não se aplicam os alunos que tenham estatuto de trabalhador estudante).
- Exame final:
exame escrito de duas horas (E)
AV = (E x 1,0)
Avaliação
Avaliações (AV)
Os alunos podem escolher entre: - Avaliação Contínua:
? Assiduidade (A);
? Duas frequências (F);
? Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo: AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
? Exame escrito de duas horas (E) AV = (E x 1,0)
Os alunos podem escolher entre: - Avaliação Contínua:
? Assiduidade (A);
? Duas frequências (F);
? Um trabalho de análise ou uma apresentação oral (TA).
A nota da avaliação é obtida de acordo com o seguinte cálculo: AV = (A x 0,15) + (F1 x 0,3) + (F2 x 0,3) + (TA x 0,25)
O limite mínimo de sessões presenciais para os alunos é de 75% das efetivamente lecionadas (este limite não se aplica aos alunos que tenham o estatuto de trabalhador estudante).
Trabalhador-estudante:
AV = (F1 x 0,35) + (F2 x 0,35) + (TA x 0,30)
- Exame final:
? Exame escrito de duas horas (E) AV = (E x 1,0)
Bibliografia
BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987.
BOCHMANN, Christopher, A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Juventude Musical Portuguesa, Lisboa, 2003.
BOULEZ, Pierre, A Música Hoje, Editora Perspectiva, São Paulo, 1986.
FICHET, Laurent, Les Théories Scientifiques de La Musique, XIX et XX siècles, Librairie Philosophique J. VRIN, Paris, 1995.
MESSIAEN, Olivier, Technique de Mon Langage Musical, Alphonse Leduc, Paris, 1944.
MICHELS, Ulrich, Atlas de Musica, 1, Alianza Editorial, Madrid, 1982.
BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987.
LESTER, Joel: Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989.
PISTON, Walter: Harmony. W.W.Norton & Co., NY, 1987.
SCHÖNBERG, Arnold: Style and Idea selected writings of Arnold Schoenberg, Edited by Leonard Stein, Univ. of Califórnia Press, Berkeley, 1984.
ULEHLA, Ludmila, Contemporary Harmony Romanticism through the Twelve-Tone Row, Advance Music, 1994.
BOCHMANN, Christopher, A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Juventude Musical Portuguesa, Lisboa, 2003.
BOULEZ, Pierre, A Música Hoje, Editora Perspectiva, São Paulo, 1986.
FICHET, Laurent, Les Théories Scientifiques de La Musique, XIX et XX siècles, Librairie Philosophique J. VRIN, Paris, 1995.
MESSIAEN, Olivier, Technique de Mon Langage Musical, Alphonse Leduc, Paris, 1944.
MICHELS, Ulrich, Atlas de Musica, 1, Alianza Editorial, Madrid, 1982.
BERRY, Wallace: Structural functions in music, Dover, NY, 1987.
LESTER, Joel: Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. W.W.Norton & Co., NY, 1989.
PISTON, Walter: Harmony. W.W.Norton & Co., NY, 1987.
SCHÖNBERG, Arnold: Style and Idea selected writings of Arnold Schoenberg, Edited by Leonard Stein, Univ. of Califórnia Press, Berkeley, 1984.
ULEHLA, Ludmila, Contemporary Harmony Romanticism through the Twelve-Tone Row, Advance Music, 1994.
Equipa Docente
- Benoît Gibson [responsável]