2024

Formação Auditiva IV

Nome: Formação Auditiva IV
Cód.: MUS13000L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

– Desenvolver a capacidade de compreensão da linguagem musical através de treinos auditivos;
– Desenvolver a audição interior na base dos conhecimentos teóricos adquiridos;
– Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma.

Após concluir a disciplina, os alunos devem ser capazes de:

– Ouvir e identificar acordes, progressões harmónicas e modulações;
– Mostrar competências na realização de ditados a duas, três e quatro vozes;
– Mostrar competências na entoação de melodias tonais e não-tonais.

Conteúdos Programáticos

– Progressões harmónicas com sétimas, nonas e acordes alterados;
– Ditados a quatros vozes em estilos musicais diferentes.
– Ditados rítmicos a duas vozes;
– Exercícios melódicos tonais e não-tonais.

Métodos de Ensino

Nas aulas:
– Exposição teórica dos temas e conceitos principais.
– Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.

Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.

Avaliações
Os alunos podem escolher entre:

Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (50%)
- Teste escrito de duas horas (50%)

Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)

Avaliação

Avaliação contínua:

- Assiduidade (15%)
- Exercícios semanais (35%)
- Teste escrito de duas horas (50%)

Bibliografia

BOCHMANN, C. (2003). A linguagem harmónica do tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
EDLUND, L. (1963). Modus Novus. Studies in reading atonal melodies. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen.
FRIEDMANN, M. L. (1990) Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven and London: Yale University Press.
GAULDIN, R. (2004). Harmonic Practice in Tonal Music, New York (NY): W. W Norton & Company.

Equipa Docente