2024
Laboratório de Formação Auditiva I
Nome: Laboratório de Formação Auditiva I
Cód.: MUS12995L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Desenvolver a capacidade de compreensão da linguagem musical do jazz através de treinos auditivos;
- Desenvolver a audição interior na base dos conhecimentos teóricos adquiridos;
- Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma.
Após concluir a disciplina, os alunos devem ser capazes de:
- Ouvir e identificar vários tipos de acordes de sétima;
- Ouvir e identificar progressões harmónicas e modulações;
- Mostrar competências na realização de ditados harmónicos, rítmicos e melódicos a uma e duas vozes.
- Desenvolver a audição interior na base dos conhecimentos teóricos adquiridos;
- Estimular o interesse em trabalhar de forma autónoma.
Após concluir a disciplina, os alunos devem ser capazes de:
- Ouvir e identificar vários tipos de acordes de sétima;
- Ouvir e identificar progressões harmónicas e modulações;
- Mostrar competências na realização de ditados harmónicos, rítmicos e melódicos a uma e duas vozes.
Conteúdos Programáticos
- Acordes de sétima;
- Progressões harmónicas;
- Ditados rítmicos a uma voz;
- Ditados de linhas do baixo;
- Ditados melódicos a uma e duas vozes.
- Progressões harmónicas;
- Ditados rítmicos a uma voz;
- Ditados de linhas do baixo;
- Ditados melódicos a uma e duas vozes.
Métodos de Ensino
Nas aulas:
- Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (50%)
- Teste escrito de duas horas (50%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
- Exercícios práticos: trabalhando com os alunos sobre exemplos seleccionados.
Equipamento de apoio: video projector, apresentações com o computador, piano digital.
Avaliações
Os alunos podem escolher entre:
Avaliação contínua:
- Exercícios semanais (50%)
- Teste escrito de duas horas (50%)
Exame:
- Exame escrito de duas horas (100%)
Bibliografia
Jamey Aebersold's Ear Training Course. (1989). New Albany (IN), Jamey Aebersold Jazz.Inc.
Nettles, B. & Graf, R. (2002). The Chord Scale Theory and Jazz Harmony. Rottenburg: Advance Music.
Rawlins, R. & Bahha, N. E. (2005) Jazzology. The Encyclopedia of Jazz Theory for all Musicians. Milwaukee (WI): Hal Leonard.
Rufus Reid Bass Lines. Transcribed from Vols. 1 & 3 of Jamey Aebersold's pla-a-long series. (1997). New Albany (IN), Jamey Aebersold Jazz.Inc.
Nettles, B. & Graf, R. (2002). The Chord Scale Theory and Jazz Harmony. Rottenburg: Advance Music.
Rawlins, R. & Bahha, N. E. (2005) Jazzology. The Encyclopedia of Jazz Theory for all Musicians. Milwaukee (WI): Hal Leonard.
Rufus Reid Bass Lines. Transcribed from Vols. 1 & 3 of Jamey Aebersold's pla-a-long series. (1997). New Albany (IN), Jamey Aebersold Jazz.Inc.
Equipa Docente
- César Cristóvão Vasco Cardoso [responsável]