2024
Técnicas de Arranjo Jazz II
Nome: Técnicas de Arranjo Jazz II
Cód.: MUS12994L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Este curso destina-se a apresentar e desenvolver arranjos e composições de jazz mediante de escrita de arranjos para grandes ensembles com os ênfases para os seguintes temas:
- aprendizagem de uma terminologia avançada de arranjo
- análise de arranjos de big band
- desenvolvimento de partes estruturais a partir de um tema de jazz
- escrita e invenção de partes estruturais adicionais de um tema de jazz
- notação avançada para secção rítmica e naipes de sopros
- harmonização mecânica de 4-5 vozes
- notação do fraseado de jazz
- instrumentação para big band
Os arranjos dos alunos se envolvem gradualmente deste a primeira ideia no início do semestre até ao arranjo completo no final do semestre.
- aprendizagem de uma terminologia avançada de arranjo
- análise de arranjos de big band
- desenvolvimento de partes estruturais a partir de um tema de jazz
- escrita e invenção de partes estruturais adicionais de um tema de jazz
- notação avançada para secção rítmica e naipes de sopros
- harmonização mecânica de 4-5 vozes
- notação do fraseado de jazz
- instrumentação para big band
Os arranjos dos alunos se envolvem gradualmente deste a primeira ideia no início do semestre até ao arranjo completo no final do semestre.
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao big band, 5 conceitos musicais de big band.
- Estrutura de um arranjo de big band (análise a partir de partituras e áudios).
- Fraseado e articulação em ensembles grandes no jazz
- Harmonização de melodias (por exemplo: tema) em 4 vozes técnicas diferentes de harmonização.
- As secções na big band e a sua harmonização.
- Linhas em contraponto e kicks de resposta.
- shout chorus e sax special.
- introdução, Interlúdio, final, backing, vamps.
- variações (melodia, harmonia, ritmo, estilo, instrumentação,...) e criação de tensão num arranjo.
- aula aberta, avaliação dos trabalhos já feitos.
- correção no fraseado e linguagem.
- edição de partitura e pautas
- redução de uma arranjo para ensemble pequeno.
- Redução (cont.), outras maneiras de arranjo.
- Preparação ao Exame.
Trabalhos previstos a entrega:
1 arranjo de big band completo de 3-4 minutos duração com tema, solos curtos e 30 segundos de shout
chorus.
1 redução de um arranjo de big band para ensemble peque(quinteto/sexteto),
- Estrutura de um arranjo de big band (análise a partir de partituras e áudios).
- Fraseado e articulação em ensembles grandes no jazz
- Harmonização de melodias (por exemplo: tema) em 4 vozes técnicas diferentes de harmonização.
- As secções na big band e a sua harmonização.
- Linhas em contraponto e kicks de resposta.
- shout chorus e sax special.
- introdução, Interlúdio, final, backing, vamps.
- variações (melodia, harmonia, ritmo, estilo, instrumentação,...) e criação de tensão num arranjo.
- aula aberta, avaliação dos trabalhos já feitos.
- correção no fraseado e linguagem.
- edição de partitura e pautas
- redução de uma arranjo para ensemble pequeno.
- Redução (cont.), outras maneiras de arranjo.
- Preparação ao Exame.
Trabalhos previstos a entrega:
1 arranjo de big band completo de 3-4 minutos duração com tema, solos curtos e 30 segundos de shout
chorus.
1 redução de um arranjo de big band para ensemble peque(quinteto/sexteto),
Métodos de Ensino
- Ensino teórico-prático mediante exemplos de música em áudio (aparelhagem de som) e vídeo (projeção de vídeo).
- Ensino prático mediante de experimentação de exemplos de música com instrumentos ao vivo (sopros e piano). No meio de semestre costuma-se ter uma aula adicional e interativa junto com a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, onde os estudantes podem experimentar os seus trabalhos.
- Ensino teórico mediante literatura e partituras de música (leitura em casa e sinopse na aula)
- Feedback dos trabalhos dos alunos mediante explicação e rectificação durante das aulas. Este sistema exige a entrega regular de trabalhos aos alunos.
Avaliação:
- Avaliação contínua (20%),
- Teste ao final do semestre (20%),
- Trabalhos de casa (60%)
- Ensino prático mediante de experimentação de exemplos de música com instrumentos ao vivo (sopros e piano). No meio de semestre costuma-se ter uma aula adicional e interativa junto com a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, onde os estudantes podem experimentar os seus trabalhos.
- Ensino teórico mediante literatura e partituras de música (leitura em casa e sinopse na aula)
- Feedback dos trabalhos dos alunos mediante explicação e rectificação durante das aulas. Este sistema exige a entrega regular de trabalhos aos alunos.
Avaliação:
- Avaliação contínua (20%),
- Teste ao final do semestre (20%),
- Trabalhos de casa (60%)
Bibliografia
Absil - Arranging by examples (engl.)
Chuck Israel - Exploring jazz arranging (engl.)
Johannes Krieger - Big band sections (engl.)
Johannes Krieger - Compêndio de arranjo de Jazz (capítulos 2.1-fim) (port.)
Johannes Krieger - Conceitos de big bands (port.)
Johannes Krieger - Harmonização de 4 vozes (port.)
Lowell/Pullig - Arranging for large jazz ensemble (engl.)
Raymond Wright - Inside the score (engl.)
Sammy Nestico - The complete arranger (engl.)
Chuck Israel - Exploring jazz arranging (engl.)
Johannes Krieger - Big band sections (engl.)
Johannes Krieger - Compêndio de arranjo de Jazz (capítulos 2.1-fim) (port.)
Johannes Krieger - Conceitos de big bands (port.)
Johannes Krieger - Harmonização de 4 vozes (port.)
Lowell/Pullig - Arranging for large jazz ensemble (engl.)
Raymond Wright - Inside the score (engl.)
Sammy Nestico - The complete arranger (engl.)
Equipa Docente
- Johannes Lothar Friedrich Krieger [responsável]