2024
Teoria e Análise do Jazz IV
Nome: Teoria e Análise do Jazz IV
Cód.: MUS12992L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender os princípios que regulam a construção melódica e harmónica num contexto tonal expandido e num contexto modal; conhecer formas harmónicas típicas do repertório jazzístico; adquirir métodos para praticar a improvisação; dominar os princípios da substituição harmónica, da re-harmonização e da super-imposição melódica; compreender os parâmetros envolvidos no desenvolvimento de um solo improvisado;
Analisar progressões harmónicas dentro de um contexto tonal expandido; conhecer mecanismos de afastamento funcional e não funcional em relação ao diatonicismo; analisar progressões harmónicas dentro de um contexto modal; determinar chord-scales para qualquer acorde numa progressão harmónica; analisar relações entre harmonia e melodia;
Analisar progressões harmónicas dentro de um contexto tonal expandido; conhecer mecanismos de afastamento funcional e não funcional em relação ao diatonicismo; analisar progressões harmónicas dentro de um contexto modal; determinar chord-scales para qualquer acorde numa progressão harmónica; analisar relações entre harmonia e melodia;
Conteúdos Programáticos
Re-harmonizações típicas de acordes diminutos; escalas diminutas simétricas; harmonia modal; híbridos e policordes; coltrane-changes; hexatónicas; parâmetros envolvidos na construção de uma improvisação;
Harmonia funcional; harmonia tonal; harmonia modal; II-V contíguos; estruturas constantes e acordes paralelos;
Harmonia funcional; harmonia tonal; harmonia modal; II-V contíguos; estruturas constantes e acordes paralelos;
Métodos de Ensino
Orientação para o programa acima estabelecido referente ao semestre em questão organizado em aulas semanais com a duração de 2h divididas entre as componentes de teoria e análise sem uma proporação fixa tendo em conta a dependência entre as duas e a possibilidade de se sobreporem. Realizar-se-ão apresentações de exemplos musicais (áudio, vídeo e/ou partitura), análise auditiva paramétrica, análise harmónica, análise melódica; apresentar-se-ão conceitos teóricos com espaço para a discussão aberta e o comentário.
Avaliação contínua (40%): presenças e assiduidade, interesse e empenho, participação pertinente, realização de trabalhos solicitados, capacidade de resolução de exercícios na aula, apresentações e teste intermédio.
Avaliação semestral (60%): teste final.
Avaliação contínua (40%): presenças e assiduidade, interesse e empenho, participação pertinente, realização de trabalhos solicitados, capacidade de resolução de exercícios na aula, apresentações e teste intermédio.
Avaliação semestral (60%): teste final.
Bibliografia
NETTLES, Barry - Harmony 1 Workbook;
NETTLES, Barry - Harmony 2 Workbook;
NETTLES, Barry - Harmony 3 Workbook;
ROCHINSKI, Steve - Harmomy 4 Workbook;
NETTLES, Barry and GRAF, Richard - The Chord Scale Theory and Jazz Harmony;
LEVINE, Mark - The Jazz Theory Book;
SIRON, Jacques - La Partition Intérieure;
NETTLES, Barry - Harmony 2 Workbook;
NETTLES, Barry - Harmony 3 Workbook;
ROCHINSKI, Steve - Harmomy 4 Workbook;
NETTLES, Barry and GRAF, Richard - The Chord Scale Theory and Jazz Harmony;
LEVINE, Mark - The Jazz Theory Book;
SIRON, Jacques - La Partition Intérieure;
Equipa Docente
- César Cristóvão Vasco Cardoso [responsável]