2024

Coro/Orquestra I

Nome: Coro/Orquestra I
Cód.: MUS12972L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:

a) Adquirir bases sólidas em canto coral, inclusive: postura corporal, escuta interior, expressividade musical, afinação, organização e disciplina no trabalho em grupo.
b) Desenvolver a técnica vocal, ouvido, rapidez na leitura, compreensão de texto musical; leitura e compreensão básica de línguas estrangeiras, utilizadas no repertório coral (latim, alemão, italiano, inglês entre outras);
c) Aprofundar conhecimentos de harmonia e teoria musical;
d) Desenvolver a capacidade de leitura musical do aluno;
e) Dar a conhecer o repertório orquestral aos alunos;
f) Desenvolver o sentido de afinação e equilíbrio;
g) Desenvolver a técnica de tocar em conjunto.

Conteúdos Programáticos

Repertório: Obras de curta duração (até 5 min. de música) para coro a cappella (a 4 vozes). Os programas abrangem as obras de diferentes períodos da história da música: desde Renascimento (ex.: C. Monteverdi, H. Hasler, J. S. Bach etc.) até a música do século XX (ex. F. Poulenc, P. Hindemith, A. de Klerk), mas com ênfase no período clássico. Obras para coro e orquestra (ex.: Missas de Mozart, Schubert, "Requiem" Faure, etc.). O repertório é incluído nos programas, apresentadas publicamente através de concertos realizadas com ou sem acompanhamento de orquestra. Leitura e ensaio de obras orquestrais. Cada semestre tem o seu repertório próprio, escolhido de entre as obras que melhor funcionam com o conjunto de instrumentos. Prepara-se o programa de concerto dependendo da dificuldade do repertório e do nivel dos estudantes que fazem parte da orquestra mas,também podem trabalhar-se mais obras na segunda parte do semestre.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentações públicas, audições, concertos e testes. A avaliação de aluno é realizada na base do desempenho realizado ao longo do semestre e do conhecimento demonstrado nos testes. Dois testes com conteúdos diferentes são realizados em cada semestre.

As aulas desta disciplina têm a forma de ensaio de orquestra. Para além do ensaio das obras escolhidas, trabalha-se questões de disciplina de orquestra, processo de afinação, comportamento, etc. A técnica de ensaio aborda o trabalho pormenorizado de trechos pequenos e também o trabalho do sentido de continuidade de trechos maiores.

Avaliação:
— Soma dos três componentes ao longo do semestre distribuída de seguinte forma:

a) Avaliação contínua (40%);
b) Teste realizado no meio de semestre (30%);
c) Teste realizado no fim de semestre (30%).

Bibliografia

O docente apresenta no inicio do ano letivo para cada semestre o repertório a ser trabalhado incluindo a bibliografia para consulta obrigatória.

O docente expõe no inicio do cada semestre a bibliografia em concordância com o repertório escolhido para ser investigado e aprofundado pelos estudantes.