2024
História da Música Ocidental IV
Nome: História da Música Ocidental IV
Cód.: MUS12951L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental referentes ao período cronológico em causa. Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
- A transição para o Classicismo
1 A situação cultural europeia na segunda metade do séc. XVIII - o Iluminismo
2 - A Revolução Francesa
3 - A música pré-clássica
a) A opera buffa
b) O vaudeville
c) O Singspiel
d) A Querelle des bouffons
e) Gluck e a reforma do drama lírico
f) A Alemanha na era da Empfindsamkeit
f.1) Carl Philipp Emanuel Bach
g) Rococó e estilo galante
h) A formação do estilo clássico
h.1) A forma instrumental: forma-sonata, rondó, minuete, scherzo, tema e variações
h.2) O fortepiano
h.3) A sinfonia - a escola de Mannheim
h.4) O advento da música de câmara
4 - A Música Clássica: Haydn, Mozart e Beethoven
a ) Joseph Haydn
b) Wolfgang Amadeus Mozart
c) Ludwig van Beethoven
5- O Primeiro Romantismo
a) F. Schubert
b) Lied
c) Música para piano
d) Inovação e modernidade na geração de 1810
1 A situação cultural europeia na segunda metade do séc. XVIII - o Iluminismo
2 - A Revolução Francesa
3 - A música pré-clássica
a) A opera buffa
b) O vaudeville
c) O Singspiel
d) A Querelle des bouffons
e) Gluck e a reforma do drama lírico
f) A Alemanha na era da Empfindsamkeit
f.1) Carl Philipp Emanuel Bach
g) Rococó e estilo galante
h) A formação do estilo clássico
h.1) A forma instrumental: forma-sonata, rondó, minuete, scherzo, tema e variações
h.2) O fortepiano
h.3) A sinfonia - a escola de Mannheim
h.4) O advento da música de câmara
4 - A Música Clássica: Haydn, Mozart e Beethoven
a ) Joseph Haydn
b) Wolfgang Amadeus Mozart
c) Ludwig van Beethoven
5- O Primeiro Romantismo
a) F. Schubert
b) Lied
c) Música para piano
d) Inovação e modernidade na geração de 1810
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação:
- Teste presencial com perguntas de desenvolvimento e de resposta sucinta.
- Avaliação do trabalho de investigação apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Avaliação:
- Teste presencial com perguntas de desenvolvimento e de resposta sucinta.
- Avaliação do trabalho de investigação apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Avaliação
1. Avaliação contínua
- 1 trabalho de síntese com cerca de 3000 palavras, que será submetido a apresentação
oral (50%).
- 1 prova escrita final, com a duração máxima de 2 horas (50%).
2. Avaliação por exame final:
- 1 prova escrita, com a duração máxima de 2 horas. (100%)
- 1 trabalho de síntese com cerca de 3000 palavras, que será submetido a apresentação
oral (50%).
- 1 prova escrita final, com a duração máxima de 2 horas (50%).
2. Avaliação por exame final:
- 1 prova escrita, com a duração máxima de 2 horas. (100%)
Bibliografia
- DOWNS, Philip G., Classical Music: The Era of Haydn, Mozart and Beethoven. New York: Norton, 1992.
- DOWNS, Philip G., Anthology of Classical Music, New York: Norton. 1992.
- FITZPATRICK, Martin, Jones, Peter, Christa Knellwolf e McCalman, Ian (ed.), The Enlightenment World, Routledge, 2007.
- PALISCA, Claude V., Norton Anthology of Western Music, 2 vol., New York: Norton, 1996.
- ROSEN, Charles, The Classical Style. 2ª ed., New York: Norton, 1990.
- SADIE, Stanley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 29 vols., London, Macmillan Publishers Limited, 2000.
- TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford University Press, 2004.
- DOWNS, Philip G., Anthology of Classical Music, New York: Norton. 1992.
- FITZPATRICK, Martin, Jones, Peter, Christa Knellwolf e McCalman, Ian (ed.), The Enlightenment World, Routledge, 2007.
- PALISCA, Claude V., Norton Anthology of Western Music, 2 vol., New York: Norton, 1996.
- ROSEN, Charles, The Classical Style. 2ª ed., New York: Norton, 1990.
- SADIE, Stanley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 29 vols., London, Macmillan Publishers Limited, 2000.
- TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford University Press, 2004.
Equipa Docente
- Vanda de Sá Martins da Silva [responsável]