Teoria e Método da Musicologia Histórica
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de uma compreensão contextualizada das problemáticas e aparelho teórico da Musicologia; desenvolvimento das capacidades de análise, investigação, problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos; desenvolvimento das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
1-Introdução à História das Ciências Musicais enquanto área de conhecimento científico e o seu enquadramento nas Ciências Sociais e Humanas.
2- Desenvolvimento das problemáticas e aparelho teórico da Musicologia.
3- Elaboração de um projecto de investigação - escolha de um tema, respectivo levantamento bibliográfico, realização do Índice e cronograma.
4 - Recursos de investigação (instrumentos de trabalho).
5- Instituições de apoio à investigação (arquivos, bibliotecas, museus e outras instituições).
6- Métodos e regras gerais do trabalho de investigação (formas de referência documental e bibliográfica).
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais (60%), proporcionando-se no entanto espaços de reflexão crítica sobre estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e temas abrangidos pelo programa (40%). Para um acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos será solicitado aos alunos nas aulas práticas que participem em discussões de textos e no comentário de audições ou visionamentos de obras musicais. Os alunos poderão também apresentar pequenas exposições sobre temas do programa ou estudos de caso em análise.
Avaliação
1. Avaliação contínua
- Elaboração de um projecto de investigação – 60%
- Apresentação oral e discussão de dois textos – 40%
N.B. Os alunos ordinários não têm acesso ao regime de avaliação por exame final. O acesso ao exame de recurso encontra-se condicionado à existência de todos os elementos de avaliação contínua. A sua ponderação será de 50% com a média de todos os elementos dessa mesma avaliação contínua.
2. Avaliação por exame final
- 1 prova escrita com a duração máxima de 2 horas: esta prova incide sobre o conteúdo da unidade curricular, distribuindo-se ainda, com duas semanas de antecedência, dois textos para comentar.
N.B. O regime de avaliação por exame final é exclusivo para os trabalhadores estudantes e para os alunos que beneficiam dos regimes especiais previstos no cap. IX do Regulamento Escolar Interno em vigor.
Bibliografia
BEARD, D. & GLOAG, K. , Musicology – The Key Concepts, London & New York, Routledge, 2005
CLARKE, E.F. & COOK, N.(eds.), Empirical musicology: Aims, methods and prospects, Oxford, Oxford University Press, 2004
DAVIES S., Empiricism and History, Houndmills & New York: Palgrave, 2003
ECO, Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 9ª ed., Lisboa: Presença, 2002.
GRIER, J., The Critical Editing of Music: History, Method and Practice, Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HURON, D. The New Empiricism: Systematic Musicology in a Postmodern Age, Berkeley: University of California, 1999.
KERMAN, Joseph,Musicologia, São Paulo: Martins Fontes, 1987.
LEMAN, M., Music and Schema Theory – Cognitive Foundations of Systematic Musicology, Berlin: Springer Verlag, 1995.
SAMARAN, Charles (dir.), L’histoire et ses méthodes, Paris : Gallimard, 1961.
VELA, Maria Caraci (ed.), La critica del testo musicale: metodi e problemi della filologia musicale, Cremona : Libreria Musicale Italiana, 1995
Equipa Docente
- Vanda de Sá Martins da Silva [responsável]