História da Música em Portugal I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
– Adquirir uma compreensão contextualizada da História da Música em Portugal e dos correspondentes repertórios, das origens até ao início do séc. XVIII.
– Desenvolver as capacidades de análise, problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e as capacidades de exposição, escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
II. Programa
História da Música em Portugal I
– Historiografia e questões de periodização da História da Música em Portugal.
– Ordenamento e repertórios litúrgicos medievais.
– A lírica galego-portuguesa e o repertório monofónico profano medieval.
– Da canção polifónica profana tardo-quatrocentista e quinhentista ao vilancico religioso seiscentista.
– Música de tecla e repertórios instrumentais, da Arte de Gonçalo de Baena (1540) ao Livro de obras de órgão do Mosteiro do Bouro (sécs. XVII-XVIII).
– Polifonia sacra, dos finais do século XV ao início do século XVIII.
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, proporcionando-se espaços de reflexão crítica sobre estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e temas abrangidos pelo programa. Para um acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos será solicitado aos alunos nas aulas práticas que participem em discussões de textos e no comentário de audições ou visionamentos de obras musicais. Será requerida aos alunos a apresentação oral de trabalho escrito sobre tema do programa.
Avaliação
1. Avaliação contínua
- 1 apresentação oral sobre um tema da matéria com um máximo de 45 m de duração (A – 60%)
- 1 prova escrita final com a duração máxima de 2 horas (PE – 40%)
N.B. Os alunos ordinários não têm acesso ao regime de avaliação por exame final. O acesso ao exame de recurso é condicionado à existência do elemento (A) da avaliação contínua e a classificação final é neste caso obtida pela mesma fórmula de ponderação, onde o exame de recurso substitui a (PE).
2. Avaliação por exame final
- 1 ensaio de síntese com cerca de 2500 palavras previamente acordado com o docente (E – 25%); o aluno terá que entrar em contacto com o docente para acordar sobre o tema do ensaio com um mínimo de um mês de antecedência relativamente à data do exame final.
- 1 prova escrita com a duração máxima de 2 horas. (PE – 75%)
N.B. O regime de avaliação por exame final é exclusivo para os trabalhadores estudantes e para os alunos que beneficiam dos regimes especiais previstos no cap. IX do Regulamento Escolar Interno em vigor.
VI. Calendário das avaliações
- A agendar, nos termos do Regulamento Escolar Interno em vigor. Depois de publicadas, as datas das avaliações não serão alteradas senão por motivos ponderosos. Não serão aceites trabalhos ou provas além dos prazos estipulados.
Bibliografia
III. Bibliografia seleccionada
Obras historiográficas gerais
Branco, João de Freitas, História da música portuguesa, Col. Saber 42, Lisboa, Europa-América, 1959 (2.ª ed. rev. e aumentada, org., fixação de texto, pref. e notas de João Maria de Freitas Branco, Lisboa, Europa-América, 1995; 3.ª ed., 1995; 4.ª ed., 2005)
Brito, Manuel Carlos de, e Cymbron, Luísa, História da música portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992
FERREIRA, Manuel Pedro, antologia de música em portugal – na Idade Média e no Renascimento, vols., I & II, Lisboa, Artedasmusas – CESEM, 2008.
Nery, Rui Vieira, e Castro, Paulo Ferreira de, História da música, Sínteses da Cultura Portuguesa, Lisboa, Europália '91, IN-CM, 1991
Obras de referência biobibliográfica
Nery, Rui Vieira, A música no ciclo da «Biblioteca Lusitana», Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984
–––– Para a história do Barroco musical português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1980
Vasconcelos, Joaquim de, Os musicos portuguezes, 2 vols., Porto, Imprensa Portuguesa, 1870
Vieira, Ernesto, Diccionario biographico de musicos portuguezes: historia e bibliographia da musica em Portugal, 2 vols., Lisboa, Lambertini, 1900
Viterbo, Francisco Marques de Sousa, Subsídios para a História da Música em Portugal, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1932
Estudos seleccionados
Alegria, José Augusto, O Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997
–––– O ensino e prática da música nas Sés de Portugal (da Reconquista aos fins do século XVI), Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1985
–––– História da Capela e Colégio dos Santos Reis de Vila Viçosa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1983
–––– História da escola de música da Sé de Évora, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1973
Alvarenga, João Pedro d', «Diversidade e reforma litúrgica em Portugal no século XVI» in Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista, Diss. de Doutoramento, Universidade de Évora, 2005, vol. 1, pp. 2-59
–––– «Breves notas sobre a representação do meio-tom nos manuscritos litúrgicos medievais portugueses, ou o mito da "notação portuguesa"» [2005] in Actas do Colóquio Internacional «Monodia sacra medieval» [no prelo]
–––– «The debate on musical aesthetics around 1600 and the Defensa de la mvsica moderna by King João IV (1649)» [2003] in Actas da Mesa-Redonda Internacional «A Música no Renascimento» [no prelo]
–––– Estudos de musicologia, Lisboa, Colibri, Centro de História da Arte da Universidade de Évora, 2002
Brito, Manuel Carlos de, «Renascença, maneirismo, barroco: o problema da periodização histórica na música portuguesa dos séculos XVI e XVII» in De musica hispana et aliis: miscelánea en honor al Prof. Dr. José López-Calo, S.J., coord. Emilio Casares e Carlos Villanueva, Santiago de Compostela, Universidade, 1990, vol. 1, pp. 539-554
–––– Estudos de história da música em Portugal, Lisboa, Estampa, 1989
Corbin, Solange, Essai sur la musique religieuse portugaise au Moyen Âge (1100-1385), Paris, Les Belles Lettres, 1952
Ferreira, Manuel Pedro, Cantus coronatus: 7 cantigas d'El-Rei Dom Dinis, Kassel, Reichenberger, 2005
–––– «Da música na história de Portugal» Revista Portuguesa de Musicologia, Lisboa, 4-5, 1994-95, pp. 167-216
–––– O som de Martim Codax: sobre a dimensão musical da lírica galego-portuguesa (séculos XII-XIV), Lisboa, IN-CM, 1986 (capítulos I e II)
Kastner, Macario Santiago, Três compositores lusitanos para instrumentos de tecla: António Carreira, Manuel Rodrigues Coelho, Pedro de Araújo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979
–––– Contribución al estudio de la música española y portuguesa, Lisboa, Ática, 1941
Morais, Manuel, Vilancetes, cantigas e romances do século XVI, Portugaliæ Musica XLVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986 (prefácio, partes I e II)
Nery, Rui Vieira, «O vilancico português do século XVII: um fenómeno intercultural» [texto de 1986] in Portugal e o Mundo: o encontro de culturas na música, ed. Salwa Castelo-Branco, Lisboa, D. Quixote, 1997, pp. 91-102
Pinho, Ernesto Gonçalves de, Santa Cruz de Coimbra, centro de actividade musical nos séculos XVI e XVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981
Rees, Owen, Polyphony in Portugal c.1530-c.1620: sources from the Monastery of Santa Cruz, Coimbra, Outstanding Dissertations in Music from British Universities, New York & London, Garland, 1995 (part I: the repertoires in their context)
Stevenson, Robert, Vilancicos portugueses, Portugaliæ Musica XXIX, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1976 (estudo introdutório)
–––– Antologia de polifonia portuguesa 1490-1680, Portugaliæ Musica XXXVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1982 (prefácio)
Equipa Docente
- Filipe Santos Mesquita de Oliveira [responsável]