2024

Teoria e Prática do Rorschach

Nome: Teoria e Prática do Rorschach
Cód.: PSI11165M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos relativamente ao Método do Rorschach nos seus diferentes aspectos, a aplicação, a codificação, a sumarização dos dados e a interpretação básica, de acordo com o Sistema Integrativo do Rorschach de John E. Exner.
Adquirir competências de utilização do Método do Rorschach de acordo o Sistema Integrativo do Rorschach de John E. Exner.

Conteúdos Programáticos

O Método do Rorschach segundo o Sistema Integrativo de John E. Exner
1- Alguns aspectos introdutórios e históricos
2- Uma referência ao Rorschach Performance Assessment System (R-PAS)
3- Os procedimentos estandardizados de aplicação
4- A codificação
4.1- A localização e a qualidade de desenvolvimento
4.2- Os determinantes
4.3- A qualidade formal
4.4- Os conteúdos e as respostas populares
4.5- A actividade organizativa
4.6- Os códigos especiais: críticos e não críticos
4.7- Codificação de um protocolo
5- A obtenção do Sumário Estrutural
6- O processo de interpretação
6.1- Algumas directrizes gerais
6.2- Os clusters interpretativos
6.2.1- O Processamento da Informação
6.2.2- A Mediação
6.2.3- A Ideação
6.2.4- O Afecto
6.2.5- A Percepção de Si
6.2.6- As Relações Interpessoais
6-2.7- O Controlo e a Tolerância ao Stress
6.3- Interpretação de um protocolo

Métodos de Ensino

O docente combinará uma metodologia de ensino expositivo com actividades práticas de visualização de vídeos sobre a aplicação, treino de codificação de respostas, obtenção de um sumário estrutural e codificação e interpretação de protocolos. Os alunos apresentarão também um trabalho prático em pequenos grupos.
Sistema de avaliação contínua.
O primeiro trabalho, individual, consiste na realização de uma ficha de leitura de um texto sobre aplicação, e tem uma ponderação de 10% na nota final. O segundo trabalho, individual, consiste em realizar uma aplicação do método do Rorschach. O terceiro trabalho consiste na apresentação de um texto referente à interpretação do Rroschach, com uma ponderação de 25% na nota final. A mini ficha de avaliação tem uma ponderação de 30% na nota final.
Avaliação final.
Para além de um exame com uma ponderação de 30% da nota final, os alunos deverão realizar a componente prática obrigatória, composta pelos mesmos 3 trabalhos do regime de avaliação contínua

Bibliografia

Campos, R. C. (2011). A aplicação do Rorschach segundo o sistema Integrativo de John E. Exner. In Instrumentos de avaliação da Personalidade (pp. 58-79). Évora: Departamento de Psicologia, Universidade de Évora.
Exner, J. E., Jr (2001). A Rorschach workbook for the Comprehensive
Gurley, J. R. (2016). Essentials of Rorschach Assessment: Comprehensive System and R-PAS. Willey.
Sciara, A. D., & Ritzler, B. A. (2007). The little book on Administration for the Rorschach Comprehensive System. Asheville, NC: Rorschach Training Programs.
Sendin, C. (2007). Manual de interpretacion del Rorschach para el Sistema Comprehensivo (3ª ed). Madrid: Editorial Psimática.

Equipa Docente (2022/2023 )