2024

Psicologia e Intervenção Comunitária

Nome: Psicologia e Intervenção Comunitária
Cód.: PSI11163M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender o papel do Psicólogo no âmbito da intervenção comunitária
Conhecer, distinguir e avaliar os mais importantes modelos de intervenção comunitária.
Conhecer programas focalizados em grupos específicos e programas universais.
Analisar contextos comunitários, características e necessidades numa perspetiva ecológica
Elaborar intervenções psicossociais preventivas e promotoras de mudanças em diversos contextos
Planear, implementar e avaliar programas de ação comunitária
Promover a sustentabilidade e o desenvolvimento de ações comunitárias

Conteúdos Programáticos

1.Enquadramento histórico e teórico da intervenção comunitária
2.O Psicólogo e a intervenção comunitária e social
3.Contextos de diversidade/ diversidade de contextos
4.Programas focalizados em grupos específicos e programas universiais
5. Métodos e técnicas de identificação de necessidades e de intervenção
6. Desenho, implementação e avaliação de intervenções em diferentes contextos, cenários e populações
7. Pesquisa e Ética em intervenção comunitária

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas serão apresentados conceitos estruturantes acompanhados de atividades que permitam a sua aplicação e melhor compreensão . Procura-se uma estreita articulação entre teoria e prática. As atividades práticas incluem: análise de textos científicos; estudo de casos e/ou programas de intervenção comunitária nacionais ou internacionais; desenvolvimento de atividades de campo que permitam um contacto mais direto com diversas realidades e contextos comunitários.
Avaliação Contínua:
1. Prova escrita individual (50%)
2. Trabalho de grupo - duas modalidades possíveis : elaboração de projeto de intervenção comunitária (fundamentação, plano de intervenção, avaliação, análise reflexiva) ou pesquisa de projetos de intervenção comunitária em curso no país, sua caraterização e análise fundamentada e critica (50%)
Avaliação Final:
1. Prova escrita individual (50%)
2. Trabalho individual: numa das duas modalidades do trabalho de grupo da avaliação contínua(50%)

Bibliografia

Bond, M. A., Serrano-García, I. E., Keys, C. B., & Shinn, M. E. (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. Washington: APA

Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A. Elias, M. & Dalton, J. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed.). Belmont, USA: Wadsworth Publishing

Riemer,M., Reich, S.M., Evans, S.D.,Nelson, G & Prilleltensky, I. (2020). Community Psychology in pursuit of liberation and wellbeing (3rd ed.). UK, Red Globe Press

Rothman,J.; Erlich, J.; Tropman, J. (2001) Strategies of Community Intervention: Macro Practice Wadsworth Publishing

Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015) Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons

Seidman, E. (Eds) (2007) Handbook of Community Psychology. New York: Springer

Young, T.L. (2007) The handbook of project management:A practical guide to effective policies and procedures. London: Kogan Page