2024

Intervenção em Crise

Nome: Intervenção em Crise
Cód.: PSI11155M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos sobre teorias e modelos de intervenção em crise
Compreender as possibilidades, dificuldades e limites da intervenção em crise
Adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre stresse, resiliência e trauma e treinar algumas competências de avaliação e intervenção em crise
Demonstrar conseguir aplicar estratégias de intervenção em crise a situações exemplares e hipotéticas particulares

Conteúdos Programáticos

1.Teoria, aplicações e limites da Intervenção em Crise.

2. Modelos de Intervenção em Crise
2.1 O Modelo de Roberts dos Setes-Estádios de Intervenção na Crise (SSCIM)
2.2 O Sistema de Mitchell de Gestão do Stresse de Incidentes Críticos (CISM)

3. Competências básicas de avaliação e intervenção na crise.
3.1 Stresse, Trauma e Resiliência
3.2 Recursos pessoais e contextuais ( familiares, organizacionais e comunitários)

4. Diversos tipos de crises
4.1 Crises psicológicas agudas (suicídio, pânico, paciente propenso a crises)
4.2 Crianças e famílias em crise (agressão, abuso sexual)
4.3 Desastres e catástrofes

Métodos de Ensino

Aos estudantes é disponibilizado um conjunto de casos exemplares e um conjunto de textos
fundamentais no âmbito da disciplina, que se pretende sirvam de ponto de partida para a pesquisa conjunta de um conjunto de questões ou temas, referidas no programa da unidade curricular.
Utilizando metodologias expositivas e interrogativas a docente faz uma breve introdução aos temas e uma apresentação dos casos hipotéticos que serão posteriormente pesquisados teoricamente e discutidos por cada grupo de trabalho com o grupo/turma alargado.
Deste trabalho resulta um trabalho escrito final que é avaliado (A). Para além desse produto , no sistema de avaliação contínua, é avaliada ainda a pertinência das participações nas aulas e o conhecimento dos alunos sobre os textos de leitura obrigatória, como forma de facilitar a aquisição de conhecimentos e a participação ativa nas discussões durante as aulas (B). Nota final= 70%A+30%B.
No sistema de avaliação final a nota é dada por um teste final escrito sobre os conteúdos da UC e inclui a discussão de um caso hipotético (100% )

Bibliografia

Barnabel, L., & Sternberg, R. J. (Eds). (2006). Psychological Intervention in Times of Crisis. New York: Springer.
Dattilio, F.M. & Freeman, A. (Eds). (2007). Cognitive-Behavioral strategies in crisis interventions. New York: Guilford Press.
Everly, G. S., & Mitchell, J. T. (1997). Critical incident stress management- CISM: A new era and standard of care in crisis intervention. Ellicot City: Chevron Publishers
James, R. K. (2008). Crisis Intervention Strategies. Belmont: Brooks/Cole
Fletcher, K. E. (2011). Understanding and Assessing Traumatic Responses of Guilt, Shame, and Anger among Children, Adolescents, and Young Adults. Journal of Child and Adolescent Trauma, 4, 339-360. DOI: 10.1080/193611521.2011.623146
Roberts, A. R. (Ed). (2006). Crisis Intervention Handbook: Assesment, Treatment and Research. New York: Oxford University Press.

Equipa Docente (2023/2024 )