2023

Comportamento do Consumidor

Nome: Comportamento do Consumidor
Cód.: GES10964M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:



  • Capacidade para compreender o comportamento de consumo e de compra dos indivíduos e das organizações nos variados mercados de produtos e serviços;

  • Domínio das várias teorias e modelos do comportamento do consumidor;

  • Domínio dos vários factores determinantes do processo de decisão de compra;

  • Delinear, planear, conceber e avaliar estudos sobre comportamento dos consumidores;

  • Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas.

Conteúdos Programáticos

1 – Estudo do comportamento do consumidor
1.1 – Evolução e tendências futuras
1.2 – Métodos para estudar o consumidor
1.3 – Ética e comportamento do consumidor



2 – O processo de tomada de decisão de compra e consumo
2.1 – Reconhecimento do problema e procura de informação
2.2 – Avaliação de alternativas
2.3 – Compra e consumo
2.4 – Actuação pós-compra



3 – Influências ao processo de decisão
3.1 – As diferenças individuais
3.2 – Influência dos factores externos



4 – Influenciando o comportamento do consumidor
4.1 – Mudanças de atitude
4.2 – Processamento da informação
4.2.1 – Percepção
4.2.2 – Aprendizagem e memória

Métodos de Ensino

Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático.


- Nas aulas presenciais adopta-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.


- Análise e discussão de estudos de caso.


- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.


- Incentivo e acompanhamento à pesquisa fora da sala de aula e à realização de diversoso trabalhos sobre a temática do comportamento do consumidor.

Avaliação

A avaliação da UC será feita com base em vários elementos:


 Em regime de avaliação contínua:
I- O primeiro trabalho, em grupo (2 pessoas), consiste numa apresentação, em aula, sobre a influência dos factores externos e internos no comportamento do consumidor. Os trabalhos serão apresentados nos dias 14 e 20 de Novembro. Este trabalho terá um peso de 30% na nota final.
Os temas, que deverão ser repartidos pelos grupos, são:



  • Motivação e necessidades

  • Personalidade e autoimagem

  • Conhecimento

  • Emoções e sentimentos

  • Crenças e atitudes

  • Mudança de atitudes

  • Família

  • Cultura

  • Subcultura (idade; género; nacionalidade; região; religião)

  • Grupos e influências pessoais (lideres de opinião)

  • Rendimento, classe-social e estilos de vida

  • Fatores situacionais: ambiente, tempo e situação de uso


Cada apresentação terá a duração aproximada de 20 m e 10m para questões. Deverá incidir sobre aspetos teóricos e mostrar pelo menos um estudo empírico desenvolvido na área. Isto é, dar exemplos práticos do tema em discussão.


II – O segundo corresponde à avaliação e resolução individual de dois estudos de caso fornecidos uma semana antes da data de entrega (27/11/2015). O peso para a nota final destes estudos de caso será de 35% cada.


Em regime de exame:
1 – O primeiro, corresponde à avaliação e resolução individual de um estudo de caso fornecido uma semana antes da data de entrega (9 de Janeiro de 2016). O peso para a nota final deste estudo de caso será de 50%.
2 – O segundo, com peso de 50%, é uma prova escrita que incide sobre toda a matéria. A prova será realizada no dia 9 de Janeiro de 2016 e é permitida a consulta de qualquer material didáctico em suporte de papel.



O aluno é aprovado se a nota final for, na escala de 0 a 20, igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores.

Bibliografia

Bibliografia



  • Blackwell,R. D.; P.W. Miniard; J. F. Engel (2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.

  • Schiffman, L. G.; L. L. Kanuk (2010). Consumer Behavior, Prentice Hall, 10th Edition.

  • Solomon, Michael, Gary Bamossy e Soren Askegaard (2009). Consumer behaviour: an European perspective, 4th edition, Prentice Hall.


Revistas Cientificas
Entre outras...



  • Journal of Consumer Behavior

  • Journal of Consumer Marketing

  • Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior (JCS/D&CB)

  • The Journal of Customer Behaviour

  • Journal of Consumer Research

  • Journal of Consumer Culture