Comportamento do Consumidor
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
- Capacidade para compreender o comportamento de consumo e de compra dos indivíduos e das organizações nos variados mercados de produtos e serviços;
- Domínio das várias teorias e modelos do comportamento do consumidor;
- Domínio dos vários factores determinantes do processo de decisão de compra;
- Delinear, planear, conceber e avaliar estudos sobre comportamento dos consumidores;
- Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas.
Conteúdos Programáticos
1 – Estudo do comportamento do consumidor
1.1 – Evolução e tendências futuras
1.2 – Métodos para estudar o consumidor
1.3 – Ética e comportamento do consumidor
2 – O processo de tomada de decisão de compra e consumo
2.1 – Reconhecimento do problema e procura de informação
2.2 – Avaliação de alternativas
2.3 – Compra e consumo
2.4 – Actuação pós-compra
3 – Influências ao processo de decisão
3.1 – As diferenças individuais
3.2 – Influência dos factores externos
4 – Influenciando o comportamento do consumidor
4.1 – Mudanças de atitude
4.2 – Processamento da informação
4.2.1 – Percepção
4.2.2 – Aprendizagem e memória
Métodos de Ensino
Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático.
- Nas aulas presenciais adopta-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Análise e discussão de estudos de caso.
- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.
- Incentivo e acompanhamento à pesquisa fora da sala de aula e à realização de diversoso trabalhos sobre a temática do comportamento do consumidor.
Avaliação
A avaliação da UC será feita com base em vários elementos:
Em regime de avaliação contínua:
I- O primeiro trabalho, em grupo (2 pessoas), consiste numa apresentação, em aula, sobre a influência dos factores externos e internos no comportamento do consumidor. Os trabalhos serão apresentados nos dias 14 e 20 de Novembro. Este trabalho terá um peso de 30% na nota final.
Os temas, que deverão ser repartidos pelos grupos, são:
- Motivação e necessidades
- Personalidade e autoimagem
- Conhecimento
- Emoções e sentimentos
- Crenças e atitudes
- Mudança de atitudes
- Família
- Cultura
- Subcultura (idade; género; nacionalidade; região; religião)
- Grupos e influências pessoais (lideres de opinião)
- Rendimento, classe-social e estilos de vida
- Fatores situacionais: ambiente, tempo e situação de uso
Cada apresentação terá a duração aproximada de 20 m e 10m para questões. Deverá incidir sobre aspetos teóricos e mostrar pelo menos um estudo empírico desenvolvido na área. Isto é, dar exemplos práticos do tema em discussão.
II – O segundo corresponde à avaliação e resolução individual de dois estudos de caso fornecidos uma semana antes da data de entrega (27/11/2015). O peso para a nota final destes estudos de caso será de 35% cada.
Em regime de exame:
1 – O primeiro, corresponde à avaliação e resolução individual de um estudo de caso fornecido uma semana antes da data de entrega (9 de Janeiro de 2016). O peso para a nota final deste estudo de caso será de 50%.
2 – O segundo, com peso de 50%, é uma prova escrita que incide sobre toda a matéria. A prova será realizada no dia 9 de Janeiro de 2016 e é permitida a consulta de qualquer material didáctico em suporte de papel.
O aluno é aprovado se a nota final for, na escala de 0 a 20, igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores.
Bibliografia
Bibliografia
- Blackwell,R. D.; P.W. Miniard; J. F. Engel (2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.
- Schiffman, L. G.; L. L. Kanuk (2010). Consumer Behavior, Prentice Hall, 10th Edition.
- Solomon, Michael, Gary Bamossy e Soren Askegaard (2009). Consumer behaviour: an European perspective, 4th edition, Prentice Hall.
Revistas Cientificas
Entre outras...
- Journal of Consumer Behavior
- Journal of Consumer Marketing
- Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior (JCS/D&CB)
- The Journal of Customer Behaviour
- Journal of Consumer Research
- Journal of Consumer Culture