2024

Gestão de Operações

Nome: Gestão de Operações
Cód.: GES13658M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Estudar o sistema de operações das organizações;
- Compreender o posicionamento das operações numa organização e como é que as operações podem contribuir para a sua competitividade;
- Conhecer as principais decisões no âmbito das operações no seio de uma organização;
- Conhecer métodos e técnicas de análise comuns na gestão de operações;
- Saber utilizar o software disponível para construir instrumentos de análise e de apoio à decisão na gestão de operações.
Competências:
No final da unidade curricular os alunos devem revelar as seguintes competências:
- Capacidade de abstração e de raciocínio lógico;
- Capacidade de comunicação e expor pontos de vista;
- Capacidade de análise dos processos e das práticas na gestão de operações;
- Capacidade de identificar problemas no âmbito da Gestão de Operações e utilizar os instrumentos adequados de diagnóstico, análise e apoio à decisão.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. Estratégia de operações e competitividade
3. Gestão de projetos
4. Projeto e seleção de produto, processo, tecnologia e capacidade
5. Gestão da cadeia de valor
6. Gestão e controle de stocks
7. Planeamento das operações
8. Programação e controle das operações
9. Tópicos complementares de gestão de operações

Métodos de Ensino

Nas aulas ou sessões de e-learning são apresentadas as diferentes temáticas da gestão de operações, ilustradas com casos práticos. Na análise dos casos práticos é promovido o espírito crítico, bem como o trabalho em equipa nas sessões presenciais.
A aprovação final na unidade curricular é obtida através da avaliação de conhecimentos em prova escrita de exame com nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

Chase, R.B., Jacobs,F.R. e Aquilano, N.J. (2006) Operations Management for Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill, 11ª edição.

Russell and Taylor, 2011, Operations Management, Creating value along the supply chain, John Wiley & Sons, 7th edition.

Heizer, J. and B. Render, 2013, Operations Management, Pearson Education, 11th edition


Para além destes três livros, vários tópicos da disciplina são cobertos pelos textos de apoio:

Pires, C., 2005, Gestão de Operações

Fragoso, Rui (2015) Capítulo XII – A Produção e as Operações. Carlos Marques (Ed.), Gestão Introdução e Desenvolvimento, Edições Sílabo, Lisboa