2024

Empreendedorismo

Nome: Empreendedorismo
Cód.: GES10942M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina Empreendedorismo tem como objectivo dotar os alunos das matérias necessárias ao desenvolvimento de um espírito empreendedor, criativo e inovador, as quais se sintetizam de seguida:



  • espírito empreendedor e capacidade de identificar e compreender a importância da inovação;

  • capacidade de interligar os elementos essenciais do empreendedorismo e inovação;

  • capacidade de compreensão do processo empreendedor  e dos vários modelos e dinâmicas da inovação ;

  • despertar interesse para criação das empresas.

Conteúdos Programáticos

MÓDULO I 


Caracterização de Empreendedorismo 


 



  • Introdução a disciplina

  • Os tempos em mudança

  • O que é o Empreendedorismo? Problemas de definição da palavra

  • Empreendedorismo e Inovação: irmãos de armas

  • Os tipos de empreendedorismo

  • Como se mede?

  • Empreendedorismo e Crescimento Económico: qual a ligação?


 


MÓDULO II


O `Empreendedor Inovador´: Um Raio X


 



  • Características Pessoais

  • Traços comuns entre Empreendedores

  • Podem empreendedores ser “criados”?

  • Empreendedorismo e educação

  • Empreendedorismo e incubação de empresas


 


MÓDULO III


Dar luz à ideia? O processo


 



  • O processo de criação de empresas

  • De onde vêm as ideias?

  • Concepção, Análise e Teste de Ideias

  • Os inimigos de empreendedorismo

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas no sentido de combinar o mais possível os conceitos com a sua aplicação a casos concretos (encontrados, por exemplo, em diversas revistas e jornais internacionais). Ao longo da unidade curricular são utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais, estão previstas aulas com material de acesso aberto, em formato de apresentações de vídeo, promovendo a partilha de conhecimentos. O aluno é ainda motivado a fazer vários pequenos trabalhos ao longo da unidade curricular. É ainda usada a plataforma de e-learning da Universidade de Évora para divulgação do material usado nas aulas.

Avaliação

Avaliação contínua:
• Uma prova escrita (PE) individual que incide sobre todo o conteúdo programático da unidade curricular, com um peso de 70% na nota final.
• Realização de um trabalho de grupo (3/4 elementos) sobre a estruturação de uma ideia de negócio (TG), com um peso de 30% na nota final; implica a entrega de um relatório, segundo um modelo específico, para apresentar e detalhar a ideia.
Fórmula de avaliação: 0,7*PE+0,3*TG
Avaliação por exame:
• Uma prova escrita (PE) individual que incide sobre todo o conteúdo programático da unidade curricular, com um peso de 65% na nota final.
• Realização de um trabalho individual sobre a estruturação de uma ideia de negócio (TI), com um peso de 35% na nota final; implica a entrega de um relatório, segundo um modelo específico, para apresentar e detalhar a ideia.
Fórmula de avaliação: 0,65*PE+0,35*TI
A aprovação em qualquer dos regimes de avaliação obriga à obtenção de uma nota mínima de 7 (sete) valores em todos os elementos de avaliação.

Bibliografia

• Barringer, B. R. and Ireland, R. D. (2016). Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures (Fifth Edition); Pearson International Edition.
• Bessant, J. and Tidd, J. (2015). Innovation and entrepreneurship, John Wiley & Sons, 3ª Edição.
• Drucker, P. F. (1985). Innovative and Entrepreneurship, Practice and Principles. Harper & Row, Publishers, Inc.
• Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 3ª Edição.

 

Equipa Docente (2023/2024 )