2024

Modelos de Decisão e Risco

Nome: Modelos de Decisão e Risco
Cód.: GES08403M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade desta unidade curricular é familiarizar o aluno com o processo de resolução de problemas e com o processo de modelação. Pretende-se também levar os alunos a resolver problemas reais de economia e gestão, usando software informático na resolução. Os resultados esperados de aprendizagem desta unidade curricular são os seguintes:
  • Compreender o processo de resolução de problemas, desde a definição do problema à implementação da decisão e avaliação dos resultados.
  • Compreender o processo de modelação, incluindo a observação do sistema real, a recolha de dados, a construção do modelo e a validação do modelo.
  • Saber analisar e interpretar os resultados do modelo e, a partir daí, conseguir elaborar um conjunto de recomendações para a resolução do problema.
  • Aprender a analisar problemas envolvendo acontecimentos incertos e problemas de decisão dinâmica.
  • Aprender a analisar situações em que existe interdependência estratégica.

Conteúdos Programáticos

O programa da disciplina inclui uma introdução e três partes fundamentais. Na introdução começa-se por relembrar os conceitos, as componentes e as fases do processo de decisão, e por preparar as ferramentas disponíveis a utilizar para formalizar, resolver e analisar a solução de problemas de decisão. A primeira parte dedica-se aos modelos de programação linear. A questão que vamos explorar é a seguinte: dado um determinado objectivo (por exemplo, maximizar o lucro ou minimizar os custos), como encontrar os valores óptimos das variáveis de decisão levando em consideração possíveis restrições sobre as variáveis de decisão. A disciplina dará mais ênfase à formalização dos problemas e à interpretação dos resultados. Esta parte inclui ainda diversos exemplos de aplicações da programação linear a problemas concretos. Na segunda parte da disciplina alargamos o nosso objecto de estudo de Análise e modelos de decisão para incluir o risco. Dedicamo-nos à decisão individual em contexto de incerteza. A Teoria da Utilidade Esperada, que constitui a grande referência da análise de decisão individual, ocupará uma parte substancial deste ponto. Dar-se-á importância tanto ao aspecto da incerteza como ao elemento sequencial das decisões (pode haver uma sequência de decisões interligadas). Terminamos retomando a programação linear para introduzir o risco nos modelos de programação matemática, apresentando e desenvolvendo o modelo do valor esperado/variância primeiro nos modelos lineares e, em seguida, aplicando a programação quadrática.  A terceira parte da disciplina trata da Teoria de Jogos. Nesta parte, são estudadas situações em que existem vários decisores (jogadores) e o payoff de cada jogador não depende apenas da sua decisão, depende também das escolhas de outros jogadores e vice-versa. Cada jogador toma as suas decisões separadamente, mas a existência de interacção entre as decisões obriga-o a pensar em termos estratégicos. Sendo destinada a alunos do mestrado em Economia e Gestão Aplicadas, a disciplina dará bastante ênfase às aplicações à Economia e à Gestão. Embora a unidade curricular dê maior relevância à estruturação e análise dos vários problemas de decisão, será também chamada a atenção para aspectos comportamentais na tomada de decisão e para a utilização de software em análise de decisão. Os tópicos programáticos da introdução e de cada parte são os seguintes: 1. Introdução 1.1 Modelos, sistemas e apoio à decisão1.2 Etapas do processo de resolução de problemas e do processo de modelação1.3 Utilização do Excel para modelar e resolver problemas1.4 Análise de sensibilidade e ferramentas de análise de sensibilidade no Excel 2. Modelos de Programação Linear2.1 Optimização e programação matemática2.2 Formulação simplificada do modelo de PL2.3 Componentes do modelo de PL e terminologia2.4 Pressupostos do modelo de PL2.5 A resolução gráfica2.6 O método do simplex2.7 Formalização, resolução usando o Solver, e interpretação2.7 Dualidade2.9 Análise gráfica de sensibilidade2.10 Análise de sensibilidade com o Solvertable2.11 Aplicações de programação linear à economia e à gestão  3. Decisão individual em contexto de incerteza3.1 Elementos do problema e representação do problema de decisão3.1 Critérios de escolha sem utilização de probabilidades3.2 Critério da maximização do valor monetário esperado3.3 Teoria da utilidade esperada3.4 Métodos para extrair a função de utilidade do decisor3.5 Análise de decisões sequenciais3.6 Aspectos comportamentais na tomada de decisão3.7 A incerteza nos modelos de programação matemática3.8 Software para análise de decisão com incerteza 4. Decisões na presença de interdependência estratégica4.1 Formalização de jogos na forma estratégica e na forma extensiva4.2 Jogos estáticos com informação completa4.3 Jogos dinâmicos com informação completa4.4 Aplicações de teoria de jogos à economia e à gestão

Métodos de Ensino

A unidade curricular inclui apresentação de matéria pelo docente, a elaboração de casos e exercícios de aplicação na sala de aula pelos mestrandos, a execução regular de trabalhos em casa para acompanhamento e apreensão progressiva das matérias do programa.  Pretende-se que as aulas sejam vivas e promove-se a participação espontânea e crítica dos mestrandos para estimular a sua reflexão e entusiasmo. Os sumários das aulas, os casos e exercícios, os trabalhos para casa e os textos e papers da bibliografia (estes últimos quando disponíveis em suporte digital) são disponibilizados on-line via moodle da Universidade de Évora. O tempo lectivo em aulas presenciais é de cerca de 30 horas, distribuído por 12 sessões de 2 horas e trinta minutos.

Avaliação

Regime de frequência com 2 provas: uma de avaliação contínua que inclui trabalhos de casa dos pontos e tópicos do programa de cada sessão, a entregar na semana seguinte à aula em que a matéria do tópico programático for leccionada, que pesa 50% para a nota final; e um exame final que representa os restantes 50 % da nota da unidade curricular.

Bibliografia

Não existe um único livro que cubra todas as matérias que vão ser leccionadas. No âmbito das suas actividades de formação os docentes elaboraram sebentas e apontamentos de tópicos incluídos nesta unidade curricular. Recomenda-se, inicialmente, a leitura das apresentações das matérias das aulas e dos capítulos das sebentas em que se baseiam principalmente esses tópicos, nomeadamente:
  • Marques, Carlos (1996), “A Programação Matemática: Conceitos e Interpretação Económica”, Volume I, e “Exercícios de Aplicação” Volume II, Colecção Sebentas da Universidade de Évora: para os pontos 1 e 2; e  
  • Pires, Cesaltina (2007), “Análise de Decisão, Jogos & Negociação”, Apontamentos para as aulas de Modelos e sistemas de Apoio à Decisão, para os pontos 3 e 4 do programa.
 Há bibliografia adicional que pode ser consultada por ponto do programa. Esta bibliografia respeita a capítulos de algumas obras consideradas mais adequadas para as matérias e o nível de aprofundamento desejado, especialmente, nomeadamente:
  • Taha, Hamdy, “Operations Research – An Introduction” Pentice Hall, New York, 2002.
  • Clemen, Robert T. (1996), “Making Hard Decisions, an Introduction to Decision Analysis”, Duxbury Press, 2nd edition.
  • Dixit, Avinash and Susan Skeath, (2004) “Games of Strategy”, W.W.Norton & Company, 2nd ed..
 O estudo de determinados tópicos pode beneficiar de leituras complementares, nomeadamente:
  • Anderson, Sweeny and Williams, “Quantitative Methods for Business” John Wiley&Sons Inc. New York, 1995.
  • Dutta, Prajit (1999), “Strategies and Games – Theory and Practice”, The MIT Press
  • Goodwin, Paul e G. Wright, (1991), Decision Analysis for Management Judgment, John Wiley & Sons.
  • Hammond, J, R. Keeney e H. Raiffa, (1999), “Smart Choices, A practical guide to making better life decisions”, Broadway Books, New York.
  • Wayne Winston “Practical Management Science”, Duxbury Press, 2002.