2024

Planeamento Territorial

Nome: Planeamento Territorial
Cód.: ECN08395M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos conheçam as noções básicas relacionadas com o processo de planeamento e compreendam a sua relevância no âmbito do desenvolvimento territorial; saibam quais os principais modelos, as etapas fundamentais e compreendam a sua importância na definição da estratégia e no apoio à tomada de decisão. No caso angolano, os alunos deverão ficar a conhecer os principais instrumentos de planeamento e ordenamento do território.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução. O planeamento no âmbito do desenvolvimento económico e social, enquanto fenómeno territorial.
2. Análise sistémica de planeamento.
3. Modelos de planeamento: construção e utilização.
4. Planeamento: objectivos, meios e instrumentos para o desenvolvimento do território.
5. Planeamento enquanto processo de aprendizagem e troca de informação.
6. Planeamento: processo de preparação e de tomada de decisão.
7. Implementação, avaliação e controlo.

8. O planeamento em Angola: políticas e instrumentos. O caso particular do Ordenamento do Território.

 

Métodos de Ensino

Conjugação de métodos verbais (exposição, explicação, diálogo, conferência, …) com métodos intuitivos (demonstração, utilização de textos escritos) e activos (trabalhos em grupo, análise de estudos de caso).

Avaliação

A avaliação desta unidade curricular será realizada em regime de avaliação contínua. Este processo de avaliação é constituído por duas provas: um trabalho de grupo, a realizar durante o período de aulas e a apresentar nas últimas aulas desta disciplina e uma prova de frequência a realizar em data a definir posteriormente. Cada uma destas provas tem uma ponderação de 50% na classificação final. De acordo com a regulamentação em vigor na Universidade de Évora, os alunos que não tiverem oportunidade de frequentar as aulas e realizar as provas de avaliação contínua poderão realizar uma prova de exame, também em data a definir posteriormente.  Os temas a desenvolver no trabalho, e a apresentar em aula, respeitarão aos instrumentos de planeamento territorial referidos na Lei de Ordenamento do Território e Urbanismo (Lei 3/04 de 25 de Junho).

Bibliografia

AYDALOT, P. (1985), Economie Régionale et Urbaine, Económica, Paris COSTA, J. Silva (2002), Compêndio de Economia Regional, colecção APDR, Coimbra ISARD, W., et al, Methods of Interregional and Regional Analisys, Regional Science Studies Series, Ashgate Publishing Limited, Aldershot McCANN, P (2001) Urban and Regional Economics, Oxford University Press, New York POLÈSE, M. (1998), Economia Urbana e Regional, Colecção APDR, Coimbra RAMOS, ISABEL A. J. (1996), Metodologia multicritério de apoio à decisão: aplicação ao plano estratégico de uma cidade média – a experiência de Barcelos, Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Planeamento Regional e Urbano, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa (documento não publicado). Reigado, F. Marques (2000), Desenvolvimento e Planeamento Regional – Uma abordagem sistémica, vol I, Referência/Editorial Estampa, Lisboa Reigado, F. Marques (1983), Introdução ao Planeamento, Teorias e Técnicas, Colecção Universidade Moderna, Economia e Gestão, Publicações  D. Quixote, Lisboa SANTOS, MARCOS O., (2008), Texto de Apoio sobre Monitorização de Intervenções Sociais, documento não publicado, Universidade de Évora, Junho de 2008. SANTOS, MARCOS OLIMPÍO (2008), Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado in M. da Conceição Rego e M. da Saudade Baltazar, Novos Cenários de Desenvolvimento do Alentejo, Caleidoscópio_ Edição e Artes Gráficas, S.A., pp. 19-48. SANTOS, MARCOS OLÍMPIO (2007), ‘Avaliação de projectos e eventos’, Texto de apoio à sessão nº 1, Fundação Eugénio d’Almeida, Évora.SIMÕES LOPES, A. (1984), Desenvolvimento Regional, Problemática, teoria e modelos, 2ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa