Economia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo desta disciplina é fornecer aos alunos as bases que permitem compreender: o funcionamento e a organização do sistema económico; a organização da produção e das decisões económicas tomadas pelos empresários; o comportamento dos consumidores e a racionalidade económica subjacentes às suas escolhas.
Competências a adquirir:
Consolidar as capacidades de: comunicação escrita e oral; gestão de informação económica e social; análise e síntese das matérias económicas
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
Objecto e Método da Ciência Económica
O Problema Económico: escassez, escolha e custo de oportunidade
Formas de resolução do problema económico
A Fronteira de Possibilidades de Produção
Circuito Económico
2. Oferta e Procura
Curvas da Oferta e da Procura
Determinantes da oferta e da procura
Oferta Individual e Oferta de Mercado
Procura Individual e Procura de Mercado
Elasticidades da Oferta e da Procura
Equilíbrio de Mercado
3. Produção
Relação factor-produto
Produção no curto prazo
Produção no longo prazo
Rendimentos à escala
4. Custos
Custos de curto prazo
Custos no longo prazo
Relações entre curvas de custos de curto e de longo prazos
5. Escolha racional do consumidor
Utilidade e Preferências
Equilíbrio do consumidor
Alterações no rendimento e nos preços – impacto nas escolhas do consumidor
6. Funcionamento do Sistema Macroeconómico
Variáveis Macroeconómicas
Medição da Actividade Económica
A Função Económica do Estado
Modelo Keynesiano
Multiplicador.
Políticas Macroeconómicas
Métodos de Ensino
Exposição de conceitos teóricos. Discussão de temas que ilustrem e consolidem os conceitos teóricos. Resolução de problemas de aplicação.
Esta unidade curricular é oferecida ao longo das primeiras 8 semanas do primeiro semestre.
Para o desenvolvimento desta uc, na plataforma moodle são disponibilizados diversos tipos de recursos e actividades, de natureza teórica e prática, de modo a que os estudantes possam atingir os objectivos definidos para a disciplina, por via da interacção regular entre os participantes.
A avaliação é constituída por duas componentes: i) ao longo do funcionamento das actividades, e ii) uma prova de avaliação global no final. Para obter aprovação, os estudantes deverão responder dentro do prazo, e ter aprovação, em cerca de 80% de todas as actividades propostas ao longo das 8 semanas do curso (60% da classificação) bem como ter classificação positiva na prova de avaliação global final (40% da classificação).
Avaliação
Neste caso, foi privilegiada a avaliação contínua. Foram realizados ao longo do semestre diversos exercícios propostos e no final uma prova de revisão global. Também serão disponibilizados aos alunos duas provas de avaliação por exame, uma vez que essa é a possibilidade conferida a todos os alunos inscritos em cursos da Universidade de Évora.
Bibliografia
Frank, Robert H. (2006) . Microeconomia e Comportamento. McGrawHill. 6ª edição.
Frank, R. e Ben Bernanke (2003).Princípios de Economia. McGraw-Hill de Portugal
Mankiw, N. Gregory (2001). Principles of Economics. Harcourt College Publishers, 2nd edition.
Samuelson, P.A. e W.D. Nordhaus (2012). Economia. McGraw-Hill, 19ª edição, Lisboa.
Varian, Hal R. (1992). Intermediate Microeconomics, W.W. Norton & Company.
Vasconcellos, Marco António S. e Roberto G. de Oliveira - Microeconomia, Editora Atlas, São Paulo, 1996.
Equipa Docente
- Maria da Conceição Peixe Rego [responsável]