2024

Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Nome: Estágio em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Cód.: ENF14538M
15 ECTS
Duração: 15 semanas/405 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir e desenvolver de conhecimentos e competências em ESMP. Especificamente a) conhecer diversas conceptualizações de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica; b) compreender as singularidades do objeto de estudo; c) discutir e avaliar as compreensões ontológicas e teóricas de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica; d) Refletir criticamente sobre as realidades organizacionais e contextuais da saúde mental.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos, enquadramento conceptual e histórico, teorias e os modelos de ESMP; Técnicas de avaliação; Linguagem classificada; Indicadores de cuidados e Padrões de Qualidade de enfermagem especializados; Conceito de prevenção e promoção da doença mental e intervenção precoce; Fatores de proteção e de promoção do bem‐estar e da saúde mental do cliente; Cuidados continuados integrados de saúde mental; Legislação Nacional em Saúde Mental e Orientações sobre o Tratamento Compulsivo; Padrão documental para ESMP; Determinantes estruturais de saúde mental; Saúde mental em situação de catástrofe; Modelos de avaliação participada de base comunitária; Orientações técnicas, legislação e políticas relativas as pessoas, grupos e comunidades vulneráveis, com destaque para as minorias étnicas.
O total de horas da UC inclui 40 horas para Relatório

Métodos de Ensino

O Estágio ocorre em contexto de internamento (serviços de internamento de doentes em fase de descompensação clínica aguda (adultos); contexto de comunidade (Unidades de Cuidados na Comunidade/equipas de intervenção comunitária que integrem EESMP…) e/ou contexto de respostas diferenciadas (centros especializados de atendimento de doentes com comportamentos aditivos, serviços de psiquiatria forense, pedopsiquiatria, Gerontopsiquiatria, psiquiatria de ligação…). O estágio deverá realizar-se sob a orientação e supervisão de enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
A avaliação do estudante resulta da avaliação de duas componentes, a componente clínica (50%: heteroavaliação (35%); autoavaliação (15%)) e a segunda componente a elaboração de um relatório (50%) que expresse o processo de cuidados realizado. O estudante terá aproveitamento se a classificação final for igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia

- Caldas de Almeida, JM; Xavier, M (coorden). (2010). Estudo epidemiológico nacional de saúde mental. 1º Relatório. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.
- Cerejeira, J. e Saraiva, C. (2018). Psiquiatria Fundamental. Lidel. ISBN: 9789897520716
- Pinho, L. G. et al (2021). Patient-Centered Care for Patients with Depression or Anxiety Disorder: An Integrative Review. Journal of Personalized Medicine. 11(8):776.
- Stickley, T; Wright, N. (2013). Theories for Mental Health Nursing. A Guide for Practice. London: Sage Publications
- Townsend, M.C. (2014). Psychiatric Mental Health Nursing : Concepts of Care in Evidence-Based Practice. 8th Edition.