2024

Respostas Humanas de Saúde Mental Associadas a Género e Culturas

Nome: Respostas Humanas de Saúde Mental Associadas a Género e Culturas
Cód.: ENF14532M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta UC pretende-se que o estudante compreenda a dinâmica das respostas humanas de saúde mental quando associadas aos géneros, às etnias e às culturas. É procurada uma abertura à compreensão da variabilidade cultural humana e ao campo etno-fenomenológico do outro (individual e grupal), e uma compreensão sobre as suas implicações na saúde mental dos indivíduos e dos grupos.
No final da UC os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender as relações entre a saúde mental dos indivíduos e dos grupos, e as suas etnias e culturas
- Discriminar a importância do género e das relações de género como determinantes da saúde mental
- Discutir as principais relações que se estabelecem entre a cultura, o género e saúde mental

Conteúdos Programáticos

1. Etnias, culturas e saúde mental
a) a variabilidade da expressão humana e social
b) a saúde e o adoecer mental: regra, padrão, normalidade, desvio e estigma
c) crenças e práticas étnicas relacionadas com a saúde mental
d) síndromes psiquiátricas culturalmente sensíveis: nosologia e compreensão folclórica
e) a migração como determinante da saúde mental
f) a arte e a literatura: manifestações culturais e compreensões da saúde mental
2. Género, culturas e saúde mental
a) aspetos epidemiológicos do género e saúde mental
b) saúde mental e relações de género
c) a orientação sexual como fenómeno psicocultural
d) o masculino, o feminino e o terceiro género: compreensões e funções sociais
e) Variações de género e a saúde mental: transsexualismo e travestismo, she-mailes
f) violência de género na perspetiva da saúde mental
3. Perspetiva integrada e holística
a) políticas e programas de saúde mental com foco no género e culturas
b) intersectorialidades na promoção da saúde mental
c) discussã

Métodos de Ensino

Método expositivo-participativo com recurso à experiência do grupo de estudantes.
Trabalho de grupo reflexivo assistido
Avaliação:
Realização de um ensaio ou recensão crítica (de texto ou filme), conforme a escolha dos estudantes, individual ou em pequeno grupo, em que seja realizado aprofundamento de uma das temáticas da UC

Bibliografia

Anand, M, (Eds). (2020). Gender and Mental Health. Combining Theory and Practice. Springer.
Eshun, S. & Gurung, R.(Eds). (2009). Culture and Mental Health: Sociocultural Influences, Theory, and Practice. Wiley-Blackwell.
Moodley, R. & Lee, E. (Eds.). (2020). The Routledge International Handbook of Race, Culture and Mental Health. Routledge.
Richards, Christina; Barker, Meg (2013). Sexuality and Gender for Mental Health Professionals: A Practical Guide. Sage.
Suman, F. (2014). Mental Health Worldwide: Culture, Globalization and Development. Palgrave McMillan.