2024

Intervenções de Enfermagem nos Comportamentos Aditivos e Dependências

Nome: Intervenções de Enfermagem nos Comportamentos Aditivos e Dependências
Cód.: ENF14528M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade da UC é permitir aos estudantes adquirir conhecimentos que lhes permitam desenvolver competências profissionais para ajudar as pessoas com comportamentos aditivos e dependências a melhorar e recuperar a sua saúde mental, desenvolvendo respostas adaptativas em todos os contextos.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
-Demonstrar conhecimentos sobre os diferentes modelos explicativos de comportamentos aditivos e dependências;
-Identificar diferentes formas de comportamentos aditivos e dependências;
-Conhecer as diferentes formas de intervenção ligadas aos comportamentos aditivos e dependências.

Conteúdos Programáticos

-Enquadramento e conceitos fundamentais nos comportamentos aditivos e dependências
-Modelos de intervenção em pessoas com comportamentos aditivos e dependências
-Dependências comportamentais (jogo; internet; gadgets; sexo): conceptualização, avaliação e intervenção
-Dependência tabágica: conceptualização, avaliação e intervenção
-Dependência alcoólica: conceptualização, avaliação e intervenção
-Os programas de redução de riscos e minimização de danos e os programas de tratamento

Métodos de Ensino

Método expositivo e participativo. Aulas teóricas onde serão leccionados os conteúdos programáticos, articulando com aulas práticas onde os estudantes mobilizarão não só os conhecimentos adquiridos, mas também terão orientação para elaboração de Revisão Sistemática da Literatura.
Constitui elemento de avaliação a elaboração de Revisão Sistemática da Literatura.
A avaliação da Unidade Curricular será efectuada por dois elementos de avaliação:
- Trabalho de grupo: elaboração de Revisão Sistemática da Literatura (ponderação de 70%.)
- Apresentação oral do trabalho elaborado (ponderação de 30%).
Os temas para a elaboração da RSL serão propostos pelos estudantes em ligação aos conteúdos leccionados.
Em cada elemento de avaliação o estudante terá de ter a classificação mínima de 9.5 valores.

Bibliografia

- Balsa, C., Vital, C., & Urbano, C. (2018). IV Inquérito Nacional ao Consumo de SubstânciasPsicoactivas na População Geral, Portugal 2016/17. Lisboa, Portugal: SICAD.
- Bonito, J., Pereira, A., Albuquerque, C., Carrilho, E., Marques, H.C., Rosas, M., …. & Afreixo, V. (2017). Competências profissionais no âmbito da prevenção e do tratamento do tabagismo no final da formação pré-graduada dos profissionais de saúde. Lisboa, DGS.
- Matos, M. G., & Equipa Aventura Social. (2018). A saúde dos adolescentes apos a recessão - Dados nacionais do estudo HBSC de 2018. Lisboa: Edições FMH.
- SICAD. (2016). Linhas de orientação técnica para a redução de riscos e minimização de danos: competência dos interventores. Lisboa, Portugal: SICAD