2024

Enfermagem de reabilitação: fenómenos e intervenções em processo neurológico

Nome: Enfermagem de reabilitação: fenómenos e intervenções em processo neurológico
Cód.: ENF14518M
7 ECTS
Duração: 15 semanas/189 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a importância da integração de saberes para uma intervenção global e pluridisciplinar na pessoa com situações neurológicas e neuro traumáticas suscetíveis de gerar incapacidade, desvantagem ou deficiência; adquirir conhecimentos específicos tendo em vista o bem¬-estar e funcionalidade da pessoa com problemas neurológicos e neuro traumáticos; adquirir conhecimentos para intervir nos doentes e famílias, facilitando assim a transição no processo de saúde/doença e/ou para o papel de cuidador; compreender os contributos da mobilização e dos posicionamentos terapêuticos para a conservação das capacidades musculares e articulares ; conhecer técnicas de mobilidade e específicas de enfermagem de reabilitação.
Espera-se que no final da unidade curricular os estudantes tenham desenvolvido competências que lhes permitam diagnosticar necessidades, implementar práticas e avaliar os resultados dos cuidados de enfermagem de reabilitação concebidos a partir da terapia pelo movimento.

Conteúdos Programáticos

1.A pessoa com afeções neurológicas e neuro traumáticas
-Introdução; impacto das afeções neurológicas. Enfermagem de Reabilitação a pessoas com afeções neurológicas, com afeções neurocirúrgicas e traumáticas.
-Enfermagem de Reabilitação a crianças com condição de saúde particular.
-Avaliação da pessoa e diagnósticos de enfermagem específicos (fenómenos de enfermagem, instrumentos avaliação e classificação); planeamento de cuidados a pessoas com alterações da funcionalidade.
-Capacitação da pessoa e da família: técnicas promotoras do desenvolvimento psicomotor e funcionalidade, continuidade de cuidados numa perspetiva de intervenção interdisciplinar.
2.Prática simulada de mobilização terapêutica, posicionamentos terapêuticos; análise da marcha¸ marcha com dispositivos de apoio; mobilidade com cadeira de rodas; transferências e mobilidade no leito; levante do leito; treino de autocuidado nas atividades da via diária e de capacitação da pessoa e família em técnicas específicas.

Métodos de Ensino

Privilegiam-se metodologias centradas na aprendizagem dos estudantes seja em tempos expositivos participativos seja em trabalho individual. Recorrer-se- á a análise de casos para apurar o sentido crítico e à discussão para debater planos de intervenção.
Far-se-á apelo à experiência profissional e pessoal dos estudantes solicitando a sua participação.
A prática simulada será em laboratório e acompanhada por especialistas no sentido de proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas de reabilitação.
A avaliação na componente teórico-prática pode ser contínua ou por exame final e a componente laboratorial será sujeita a avaliação contínua.

Bibliografia

Cerqueira, A. V., & Grilo, E. (2019). Prevenção das consequências da imobilidade na pessoa em situação crítica. Revista Portuguesa De Enfermagem De Reabilitação, 2(1), 78–89. https://doi.org/10.33194/rper.2019.v2.n1.10.4574
Grilo, E. & Coutinho S. (2019). Suporte educacional à pessoa com acidente vascular cerebral e família: revisão integrativa da literatura. RIASE 5 (2) 1811-1830.
Hoeman, S. P. (Ed.). (2011). Enfermagem de reabilitação: Prevenção, intervenção e resultados esperados, 4ª ed., Loures: Lusodidata
Ribeiro O. (Coord.). (2021). Enfermagem de reabilitação: Conceções e práticas, Lisboa: Lidel
Silva, L. P.C. & Grilo, E. (2018). Reeducação funcional da pessoa com deglutição comprometida estudo de caso". Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, 1 2, 49-59. https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n2.02.4417
Sousa L.; Marques Vieira C. (2016). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao Longo da Vida. Lisboa: Lusodidata

Equipa Docente (2023/2024 )