2024

Família e Processo de Luto

Nome: Família e Processo de Luto
Cód.: ENF14505M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC destina-se aos conteúdos de cuidar a família e ao apoio no luto

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Realizar avaliação socio familiar e estabelecer diagnóstico(s) de enfermagem, considerando a Família como alvo de cuidados;
Planear os cuidados para e com a família, atendendo à promoção da sua autonomia e prevenção da claudicação, ajudando-a a lidar com o sofrimento, a dor e as perdas;
Caracterizar o processo de luto normal e diferenciar de luto patológico;
Refletir acerca da intervenção terapêutica junto da pessoa doente e sua família nas diferentes fases do luto, reconhecendo ações preventivas quanto ao luto patológico.
Mobilizar evidência, fundamentando adequadamente a construção do processo de enfermagem dirigido à família.

Conteúdos Programáticos

CUIDAR A FAMÍLIA
Conceitos: Família. Cuidador Informal.
Processo de adaptação na progressão da doença e da morte.
Avaliação Psicossocial da família. Instrumentos de avaliação sociofamiliar. Genograma e Ecomapa.
Diagnóstico de necessidades dos cuidadores/familiares.
Cuidar dos cuidadores/familiares, prevenindo /intervindo em situações de exaustão, nomeadamente na claudicação familiar.
Capacitação para o autocuidado. Negociação de objetivos e metas de cuidados, mutuamente acordados, dentro do regime terapêutico.
Capacitação do cuidador/familiares na gestão e implementação do plano assistencial e do regime terapêutico.
CUIDAR NO PROCESSO DE PERDA E LUTO
Processo de Perda e Luto: conceito, caraterização do processo, vivência e fases do luto. Intervenção terapêutica no processo de perda e luto, considerando as tarefas de resolução do luto
O luto antecipatório e luto complicado, intervenção e cuidados.
O luto dos profissionais.

Métodos de Ensino

Metodologia expositiva oral dos conteúdos teóricos e interativa com os mestrandos, através de trabalhos de grupo, visualização de filmes e reflexão crítica de situações/ casos clínicos.
Metodologia de avaliação: Descrição e análise de uma situação/ caso clínico real (ou fictício, cedido pela equipa docente) de uma Família em Luto. A análise deverá acompanhar a descrição da situação/ caso clínico em todas as suas componentes: avaliação inicial; identificação das necessidades da família (diagnóstico(s)); e planeamento dos cuidados, esperando-se a mobilização de evidência, enfatizando o conhecimento novo.

Bibliografia

Almeida, M.L.F, Tavares, J.P.A & Ferreira, J.S.S. (Coord.). (2021). Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: Uma Exigência para a Qualidade do Cuidado. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) / Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Aparício, M.; Centeno, C.; Carrasco, J.M.; Barbosa, A.; Arantzamendi, M. (2017). What are families most grateful for after receiving palliative care? Content analysis of written documents received: a chance to improve the quality of care. BMC Palliative Care 16:47, 01-11. DOI 10.1186/s12904-017-0229-5.

Barbosa, A. & Neto, I. (2016). Manual de Cuidados Paliativos. Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa.

Bijnsdorp, F.M. Pasman, H.R.; Boot, C.R.L.; van Hooft, S.M (2020). Profiles of family caregivers of patients at the end of life at home: a Q-methodological study into family caregiver. BMC Palliative Care. 19:51, 01-13. http://doi.org/10.1