2024

Estágio em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório

Nome: Estágio em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório
Cód.: ENF14488M
30 ECTS
Duração: 15 semanas/810 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC constitui-se como o culminar dum percurso formativo, enquadra-se na sequência do Projeto em EMCPSC, e dá continuidade ao Estágio.
Como objetivos de aprendizagem, espera-se que o estudante:
-Desenvolva uma prática clínica especializada à pessoa, família/cuidador a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica;
-Desenvolva um processo de cuidados que integre avaliação diagnóstica, planeamento, intervenção e avaliação de resultados;
-Participe no processo de resposta a situações de emergência, exceção e catástrofe;
-Participe no processo de prevenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos, no contexto de cuidados à PSC;
-Faça a gestão de cuidados e projetos, otimizando a resposta da equipa de saúde;
-Evidencie reflexão crítica sobre as competências na prática clínica;
-Fundamente as escolhas com base na teorização e evidência científica;
-Desenvolva um projeto de intervenção em contexto de cuidados;
-Elabore um relatório para provas públicas.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos são os necessários ao processo de prestação de cuidados de enfermagem em contexto clínico e os inerentes ao processo de análise crítica e sistematização do relatório. Envolvem:
-Competências de prestação de cuidados de enfermagem médico-cirúrgica à pessoa, família/ cuidador a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica;
-Competências de avaliação diagnóstica, planeamento, prestação e avaliação de resultados dos cuidados à pessoa família e cuidador a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica
-Competências na dinamização de respostas a situações de emergência, exceção e catástrofe;
-Competências na maximização da prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos;
-Competências de gestão e supervisão de cuidados;
-Competências de estruturação e realização de relatório de estágio;
-Competências de escrita e comunicação científica.
O total de horas da UC inclui 160h para elaboração do Relatório.

Métodos de Ensino

As práticas clínicas decorrem para cada estudante em dois contextos, com igual nº de horas, em: SU Polivalente ou Médico-Cirúrgica e UCI Polivalentes. Os estudantes são supervisionados e orientados por enfermeiros e docentes especialistas em EMC- PSC.
As metodologias privilegiam o desenvolvimento do estudante, sendo assentes em reflexão e análise crítica, devidamente enquadradas nas sessões de orientação tutorial, assegurando a discussão/fundamentação das práticas, realização de trabalhos e elaboração do relatório.
A avaliação compreende a componente clínica (A) relativa a cada contexto- 50% (35% professor e orientador clínico + 15% estudante) e a componente de relatório (B)- 50%, que se objetiva com entrega, apresentação e discussão pública do Relatório perante júri nomeado pelo órgão legal e estatutariamente competente.
Os elementos A e B têm individualmente nota mínima de 10 valores. A UC só fica concluída depois da discussão pública do Relatório.

Bibliografia

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- Cody, W. K. (2013). Philosophical and theoretical perspectives for advanced nursing practice. (5th Ed.). London: Jones & Bartlett.
- Conselho Português De Ressuscitação (2020). https://cpressuscitacao.pt/cursos/recursos/.
- Conselho Europeu de Ressuscitação (2020). https://cpressuscitacao.pt/cursos/plataforma-erc/.
- Deutschman, C., Neligan, P. (2019). Evidence-Based Practice of Critical Care. (3rd Ed.). Elsevier.
- Harris, J. H., Roussel, L., Thomas, P. L., Dearman, D. (2018). Project Planning & Management: A Guide for Nurses and Interprofessional Teams. Jones & Bartlett Publishers.
- Joel, L. A. (2018). Advanced practice nursing: essentials for role development. (4th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis Company.
- Urden, L. D., Stacy, K. M., & Lough, M. E. (2019). Priorities in Critical Care Nursing-E-Book. Elsevier Health Sciences.