2024

Quadros de Referência e Práticas em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública

Nome: Quadros de Referência e Práticas em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública
Cód.: ENF14442M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/81 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Analisar os principais conceitos e referenciais teóricos em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública (ECSP) e a intervenção do enfermeiro especialista em ECSP nos diferentes contextos da prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Que no final da unidade curricular os estudantes sejam capazes de:
• Analisar os principais conceitos e referenciais teóricos em enfermagem comunitária e de saúde pública (ECSP)
• Conhecer os principais marcos históricos na evolução da ECSP fundamentando a sua análise da prática especializada nos referenciais teóricos e históricos
• Discutir as competências e práticas do enfermeiro especialista em ECSP
• Problematizar o processo de enfermagem na intervenção com grupos e comunidades
• Analisar a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública nos diferentes contextos da prática.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos conceptuais: conceitos de saúde, saúde pública, saúde comunitária e saúde global. Conceitos de enfermagem de saúde pública e enfermagem comunitária. Conceito de comunidade, empoderamento e participação comunitária.
2. Evolução histórica da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública
3. Competências do enfermeiro especialista em ECSP
4. Referenciais teóricos em enfermagem comunitária e de saúde pública – teorias e modelos de enfermagem na prática especializada
5. O processo de enfermagem em ECSP – grupos e comunidade como alvo dos cuidados
6. Práticas em ECSP – a intervenção em: saúde escolar, saúde ocupacional, vacinação, vigilância epidemiológica, planeamento em saúde, grupos/populações vulneráveis.
7. Contextos de intervenção: A intervenção nas unidades de saúde do SNS, nas ONG e IPSS, nas autarquias, nas empresas e associações. Metodologias de intervenção comunitária

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos tem uma base teórica e teórico-empírica, combinando exposição teórica dos conteúdos programáticos com exercícios em sala de aula; análise e discussão de casos; análise de artigos; seminário com peritos e trabalhos de pesquisa e síntese.
A avaliação continua será constituída por um trabalho escrito individual articulado com a unidade curricular de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública I.
Avaliação em exame – Trabalho escrito (60%) com discussão oral (40%)
O estudante não poderá ter avaliação inferior a 10 valores em qualquer das dimensões de avaliação, seja escrita seja oral.

Bibliografia

Alligood, M. R. (2018). Nursing theorists and their work. Elsevier Mosby.
Butts, J. & Rich (2018). Philosophies and theories for Advanced Nursing Practice. Jones & Bartlett Learning.
Demarco, R.F.; Healey-Walsh, J. (2019). Community and Public Health Nursing. Wolters Kluwer.
Gato, A. P. (2020). O Estado Novo e a saúde dos pobres. In Barros, M. F. L. d., & Gato, A. P. (Eds.), Desigualdades. Publicações do Cidehus. doi :10.4000/books.cidehus.15402
Melo, P. (2018). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lidel.
Regulamento nº 428 (2018). Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar. D.R., 2ª série-nº 135 (16/07/18).
Stanhope, M.; Lancaster, J. (2011). Enfermagem de Saúde Pública – Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População. Lusodidacta.