2024

Teorias do Ator e da Encenação

Nome: Teorias do Ator e da Encenação
Cód.: ARC14629M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC realiza uma abordagem comparativa às estratégias e modelos de preparação e treino do ator, bem como às opções estético-filosóficas e linhas de encenação em teatro, propostas pelas principais correntes do pensamento teatral do séc. XX e XXI no Ocidente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. a) Analisar diacrónica e sincronicamente o papel do encenador e do ator, tomando como referência alguns dos modelos teatrais desenvolvidos durante o séc. XX e XXI.
b) Aprofundar os conhecimentos adquiridos sobre a ação do encenador e do ator, em função das principais correntes estéticas, percecionando a interação dialética entre o encenador e o ator e vice-versa para a obra teatral contemporânea.
2. a) Agudizar o espírito de observação, analítico e crítico nos estudantes relativamente às diferentes tendências teatrais em função quer da perspetiva do encenador, quer da do ator.
b) Incentivar aptidões de organização da informação recolhida nos diferentes processos analíticos, capacitando os estudantes para a elaboração concecional de teses no âmbito das artes do ator e do encenador.
3. Saber aplicar os conhecimentos sobre as artes da encenação e da atuação, bem como da teatrologia em geral na investigação dos processos de desenvolvimento do teatro.

Conteúdos Programáticos

1. Stanislavski e o sistema: da interioridade do personagem para a ação e o caminho inverso e estratégias de identificação.
2. Reações contra o naturalismo e o papel do texto no teatro.
3. O rompimento com o teatro da interioridade: a Biomecânica, a Estilização e o Construtivismo.
4. Desenvolvimentos e desvios quanto aos ensinamentos de Stanislavski: o papel do subconsciente em Strasberg e Gesto Psicológico de Chekhov.
5. O teatro épico-narrativo de Brecht e a interação entre a identificação e o estranhamento.
6. A ‘crueldade’ de Artaud e um teatro para além do texto.
7. O Living Theatre e a arte da ousadia.
8. Um teatro à procura de uma verdade cénica na inter-/transculturalidade: Brook, Ronconi e Mnouchkine.
9. A perceção do teatro como ritual e a sua relação com o espectador.
10. A desconstrução teatral: Modernidade e Pós-modernidade em Heiner Müller e Gerald Thomas.
11. A Gesamtkunstwerk de Robert Wilson e o potencial dramático do teatro estático.

Métodos de Ensino

As aulas estão organizadas em duas partes: a primeira, preenchida por uma exposição da matéria, seguindo-se depois um debate.
Como apoio à reflexão e análise, para além da bibliografia relevante, encontram-se no Moodle outros materiais. Além disso, para cada um dos módulos da UC existe um texto de introdução ao mesmo, o qual finaliza com um questionário sobre a matéria do tópico.
Avaliação
O estudante deverá ser assíduo em pelo menos 80% das aulas programadas.

1. Avaliação contínua

a) Responder no final de cada módulo a um breve questionário (50%).
b) Frequência (30%).
c) Participação nos debates durante as aulas classes (20%).

2. Exame final

O estudante poderá também fazer a UC através de um exame nos prazos e normas em vigor na Universidade de Évora e no seu Regulamento de avaliação.

Bibliografia

Artaud, A. (1995). Linguagem e vida. (1ª edição). SP: Perspectiva.
Aslan, O. (2010). O Ator no século XX. (1ª edição). SP: Perspectiva.
Flaszen, L., Pollastrelli, C. (2001). O teatro laboratório de J. Grotowski. (1ª ed). SP: Perspectiva.
Brecht, B. (2000). A compra do latão. (3ª edição). Lisboa: Vega.
Brook, P. (2008). O espaço vazio. (2ª edição). Lisboa: Orf. Negro.
Chekhov, M. (2003). Para o ator. (3ª edição). SP: M. Fontes.
Galizia, L. (1986). Os processos criativos de Robert Wilson. (1ª ed). SP: Perspectiva.
Guinsburg, J. (2001). Stanislavski, Meierhold & Cia. (1ª ed). SP: Perspectiva.
Koudela, I. (1991). Brecht, um jogo de aprendizagem. (1ª ed). SP: Edit. Univ.
Koudela, I. (1991). Heiner Müller - o espanto no teatro. (1ª ed). SP: Perspectiva.
Lehmann, Hans-Thies, (2017). O teatro pós-dramático. (1ª ed). Lisboa: Orf. Negro.
Michalski, Y. (1998). A linguagem da encenação. (2ª edição) Rio: Zahar.
Meyerhold, V. (1980). O teatro teatral. (1ª ed). Lisboa: Arcádia.

Equipa Docente (2023/2024 )