2024

Metodologias de Investigação em Artes

Nome: Metodologias de Investigação em Artes
Cód.: ARC14101M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

A UC pretende garantir a aquisição por parte dos estudantes, da compreensão, competência analítica crítica e operacionalização de conceitos, abordagens e procedimentos metodológicos necessários à realização da investigação em Artes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC visa promover, desenvolver e consolidar reflexão teórica em articulação com a pesquisa prática na perspectiva da investigação em artes, nomeadamente no campo específico das artes cénicas:

1.Conhecer marcos históricos, conceitos e autores relevantes que contribuem para a construção no espaço contemporâneo da investigação nas áreas artísticas.
2.Conhecer e analisar criticamente a diversidade de perspectivas paradigmáticas, modelos e abordagens da pesquisa em artes;
3. Conhecer práticas de pesquisa contemporânea relevantes nos processos de criação do actor/encenador;
4. Identificar metodologias de investigação participativas, aplicáveis às artes cénicas em distintos contextos sociais.
5.Saber pensar, discutir e articular conhecimentos sobre de processos de investigação na criação e intervenção artística com um olhar curioso e crítico
6.Desenhar plano de pesquisa: identificação de problemática, inquirição.
7. Estruturar escrita académica, conceptualmente fundamentada.

Conteúdos Programáticos

1 Investigação em Artes: paradigmas, tendências contemporâneas, interdisciplinaridade,e tópicos problematizadores. Questões transversais relativas à dimensão ética e política na investigação em artes.
2.Especificidades da pesquisa artística como objecto de estudo. Tipologias e formatos na produção de investigação artística. Exemplos de práticas de criadores contemporâneos;
3. Preparação da pesquisa: princípios para a realização de fichas de leitura, recensão crítica, artigo, abstract;
4. Organização da pesquisa: etapas do processo; questões de pesquisa; estado da arte, articulação de conceitos. Investigação artística - practice based & trabalho de campo;
5. Metodologias, procedimentos e instrumentos na recolha de dados. Contributos de métodos e técnicas das ciências sociais e humanas para a investigação em artes: entrevista, focus group , história de vida, análise documental , investigação/acção , etnografia;
6- Escrita científica: estilos e normas dos trabalhos científico.

Métodos de Ensino

A unidade curricular segue um perfil de ensino que associa o saber teórico, apoiado nos questionamentos actuais acerca da(s) arte(s) , e a investigação prática, que deverá habilitar o estudante a realizar pesquisa autónoma de acordo com as suas inquietações/problematizações.
Serão utilizadas metodologias mistas de cariz expositivo analítico, debates e apresentação material audiovisual . A realização de exercícios escritos de acordo com programa da disciplina bem como a leituras orientadas em torno da produção teórica existente na área e análise crítica do pensamento artístico pretendem contribuir para construção de um discurso próprio, por parte de cada estudante.

Avaliação:

1.Elaboração de exercícios propostos ao longo das aulas atendendo à capacidade de análise e crítica 60%.

2. Participação e assiduidade 40%

Bibliografia

Alleque, L., Jones, S., Kershaw, B. & Picini, A. (eds.) (2009). Practice-as-research in performance and screen. Hampshire: Palgrave.
Balkema, A. & Slager, H. (eds.) (2004). Artistic research. Amsterdam: Lier en Boog.
Barrett, E. & Bolt, B. (2007). Practice as Research: Approaches to Creative Arts Enquiry. London: I B Tauris.
Freeman, J. (2003). Tracing the Footprints: Documenting the Process of Performance. Maryland: University Press of America.
Nabais, C. (org.)(2021) Processos criativos nas ciências e nas artes: a questão da participação pública. Porto: Afrontamento.
Nelson, R. (2022) Practice as Research in the Arts (and Beyond): Principles, Processes, Contexts, Achievements:Springer Nature AG Sweden
Knowles, J. & Cole, A. (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage
Thomson, P. (2003). Notes and Queries: Practice as Research. Studies in Theatre and Performance, 22:3, 159-180.

Equipa Docente (2023/2024 )