2024

Voz e Canto para o Ator

Nome: Voz e Canto para o Ator
Cód.: ARC14096M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta unidade curricular pretende desenvolver as capacidades vocais do ator para o teatro, trabalhando e desenvolvendo a voz e o corpo como ferramenta de auxílio á interpretação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecimentos:

Desenvolvimento da técnica vocal como ferramenta de auxílio ao ator e como instrumento de caracterização de personagens (voz aguda, média, grave);
Desenvolvimento de timbre vocal com harmónicos e ressonâncias, diferentes tipos de entoação, projeção vocal, articulação de texto, energia de consoantes, clareza de vogais;
Conhecer a importância do texto, da palavra e fluência da frase, ritmo e cadência do mesmo dentro da interpretação.
Desenvolvimento da autonomia vocal.

- Competências:
Desenvolvimento de respiração intercostal, desenvolvimento do som e da vibração do mesmo, tom, extensão vocal. Trabalho de postura corporal, cabeça, peito, tronco e pés. Desenvolvimento da respiração como um suporte confortável para a projeção vocal do ator.
Trabalho prático de funcionamento dos músculos de articulação, língua, lábios, músculos faciais e desenvolvimento da dicção em vários tipos de interpretação e entoação.
Leitura de textos de vários autores dramáticos

Conteúdos Programáticos

Aquecimento do corpo e da voz cantada e falada.
Exercícios de respiração intercostal e diafragmática.
Exercícios de desenvolvimento de ressonâncias, timbre, tom, extensão vocal, energia do ar, afinação musical. Estudo da interpretação vocal em canções. Trabalho com canções de Vaccai, Cole Porter, Gershwin, Sondheim e do cancioneiro tradicional português.
Exercícios de articulação vocal, desenvolvimento do ar como fonte de energia para a palavra, para consoantes energéticas e vogais claras. Estudo da cadencia rítmica da frase. Exercícios para exploração da entoação vocal falada. Exercícios de uso do ar como suporte á voz cantada, desenvolvimento da extensão vocal e dos harmónicos vocais. Exploração de sons não verbais na caracterização interpretativa de texto. Exercícios de improvisação vocal. Desenvolvimento da língua portuguesa na fonética, fonologia e elisão nos textos.

Métodos de Ensino

Metodologia de caráter prático e expositivo durante as aulas com orientação artística.
Realização de exercícios vocais e respiratórios para o desenvolvimento vocal a nível da voz falada e voz cantada.
Estímulo da análise e espirito critico entre os alunos pelo desempenho vocal de cada um.
Exposição a vários tipos de texto e vários tipos de interpretação de estilos e de autores diferentes.
Contacto com canções e peças musicais para desenvolver a voz cantada conforme as capacidades vocais do aluno.
O aluno é avaliado pela sua participação (30%), empenho (30%) e demonstração de resultados práticos (40%).

Bibliografia

Berry, C. (1994). Your voice and how to use it, London, Virgin Books.

Linklater, K. (2006). Freeing the natural voice, London, Nick hern books.

Gayotto, L. H. (1997). Voz – partitura da ação. São Paulo: Summus.

Miller, R. (2006). Historical overview of vocal pedagogy. In: SATALOFF, Robert T (Ed.). Vocal Health and Pedagogy: Science and Assessment. San Diego: Plural Publishing.

Oppelt, E. (2015). Projecting your voice without yelling, London, Theatre folk.

Pezin, P. (2004). Le livre des exercices a l´usage des acteurs, Paris, L´entretemps.

Santos, M. (2020). A projeção vocal no teatro - estudo e tendências. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 3, p. 64-73, UFRN, Natal, Brasil.

Santos, M. (2019). A study of the importance of vocal energy on classical singing. International Conference The science of Music - Excellence in performance, Brasov, Transylvania University, series VIII, vol 12 (61) p.253-261.

Equipa Docente (2023/2024 )