2024

Cinética e Composição

Nome: Cinética e Composição
Cód.: ARC13958M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

A UC propõe-se desenvolver reflexão praxiológica sobre conceitos estruturantes da composição do movimento e do corpo e sua materialização, através de diferentes ferramentas e metodologias, na composição em estúdio.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Identificar e situar a alteração de paradigma da composição de movimento na criação artística contemporânea;
- Desenvolver ferramentas teórico-conceptuais que informam a criação teatral, na perspectiva do movimento e da composição;
- Contextualizar através de uma análise Estética interdisciplinar, legados artísticos proeminentes na história da arte, e compreender como os mesmos refletem alterações de paradigma na criação teatral;
- Desenvolver capacidades de observação e de análise crítica discursiva, quer na perspectiva do encenador, como no trabalho do actor;
- Saber delimitar parâmetros de observação e de composição e suas possíveis materializações para a criação dos alunos de forma autónoma;
- Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos estudados na criação de pequenas composições dramáticas e de argumentar as opções de concepção;
- Desenvolver metodologias de experimentação e materialização dos conceitos estudados à composição e sua incorporação através da experiência.

Conteúdos Programáticos

_Exposição teórica conceptual de princípios fundadores da composição de movimento nas artes de forma transversal, no cinema, nas artes visuais, na música e na performance com maior foco nas artes contemporâneas;
_ Ensino de conceitos referenciais definidos em teorias e/ou sistemas de composição de reformadores das artes do séc. XX, em estética e na criação artística;
_ Observação e discussão de trabalhos artísticos com o objectivo de visualizar as diferentes propostas de materialização destes conceitos;
_ Elaboração de pequenos exercícios de análise crítica de movimento e composição por parte dos alunos;
_ Criação de pequenos trabalhos performativos por parte dos alunos tradutores da assimilação dos diferentes conceitos e práticas;
_ Elaboração de trabalho escrito/relatório que demonstre a capacidade de documentação do trabalho prático, bem como a sua fundamentação, argumentação e enquadramento teórico conceptual.

Métodos de Ensino

Os métodos a utilizar são: o expositivo, o analítico, o discursivo e a prática experimental e exploratória.

A exposição dos conteúdos nas sessões teóricas e teórico-práticas com apresentação de material iconográfico - desenho, fotografia e material audiovisual.

Avaliação contínua.
Elementos de avaliação:
- participação e sentido crítico - 40%;
- Relatório final da U.C. e documentação da prática - 30%
- exercícios práticos de composição dramática e argumentação das opções – 30%


Bibliografia

_Gil, José. (2005). A imagem-Nua e as pequenas percepções. Lisboa: Relógio d’Água, 2ª edição.

_Kershaw, Baz. (1999). The radical in Performance: Between Brecht and Baudrillard. N.Y: Routledge.

_Manning, Erin. (2009). Relationscapes. Movement, Art, Philosophy. Massachussets: The MIT Press, Cambridge.

_Overlie, Mary. (2016). Standing in Space: The Six Viewpoints Theory & Practice. Fallon Press, USA.

_Paxton, Steve. (2008). Material for the Spine: a movement study, Patricia Kuypers, Baptiste Andrien e Florence Corin (real.), Contredanse, Bruxelas [DVD].

_Rancière. Jacques. (2013). The Politics of Aesthetics, The distribution of the Sensible. UK: Bloomsbury.

Equipa Docente (2023/2024 )