2023

Intervenção Precoce na Infância

Nome: Intervenção Precoce na Infância
Cód.: PSI14129M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Educação Especial, Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Enquadrar a Intervenção Precoce no quadro geral do desenvolvimento infantil e das situações de deficiência ou de elevado risco de perturbação do desenvolvimento.
Compreender os diferentes contributos para a Intervenção Precoce no Desenvolvimento infantil;
Conhecer as orientações, leis, programas e serviços de IP em Portugal e na Europa;
Identificar as diferenças entre distintos modelos de IP;
Saber como se organizam os processos de IP nas suas diferentes etapas;
Utilizar os principais instrumentos utilizados em programas de IP.

Conteúdos Programáticos

1. Definições e objectivos da Intervenção Precoce
2. Contributos teóricos para um modelo de IP na Infância
3. Perspectiva Histórica da Intervenção Precoce: evolução dos modelos de atenção à criança e à família
3. Orientações reguladoras da Intervenção Precoce em Portugal e o SNIPI
4. O processo de Intervenção Precoce
4.1. Avaliação e planeamento da intervenção
4.2. Sinalização e referenciação
4.3. Acolhimento e recolha de informação
4.4.Avaliação da criança
4.5.Avaliação dos contextos familiar e social
4.6. Instrumentos de avaliação
5. Intervenção
5.1. A criança: Plano Individual de Intervenção
5.2.A família: PIIP e EBR
5.3.Intervenção na comunidade
5.4.Orientação e seguimento
6. Equipas de intervenção
6.1.Modelos conceptuais: o trabalho transdisciplinar
6.2. Estruturas de suporte dos programas de Intervenção Precoce

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico práticas utilizar-se-á o método expositivo, discussão de casos, utilização de instrumentos e trabalhos de grupos.
Para atendimento personalizado dos alunos, serão disponibilizada 1 hora de Orientação Tutorial.
As atividades formativas e trabalhos individuais ou de grupo realizadas ao longo aulas constituirão 50% da avaliação contínua da UC, cabendo os outros 50% a um trabalho individual final. Como alternativa os alunos poderão realizar uma prova final abrangendo toda a matéria cujo resultado constituirá 100% da classificação final.

Bibliografia

Franco, V. & Apolónio, A. (2010). ODIP-Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce – Versão Portuguesa da ODAT 2008. Évora. Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.
Franco, V. (2015). Introdução à intervenção Precoce no desenvolvimento da criança – com a família, na comunidade, em equipe. Évora, Ed. Aloendro.
Carvalho, L., Almeida, I. C, Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J.,… Franco, V. (2016). Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: Um guia para profissionais. Coimbra: ANIP.
McWilliam, P.J., Winton, P.J. e Crais, E.R. (2003). Estratégias Práticas para a Intervenção Precoce Centrada na Família. Porto: Porto Editora.
Pérez-López, J. & Brito de la Nuez, A. (2004) manual de Atención Temprana. Madrid. Ediciones Pirámide
Shonkoff, J.P.; Meisels, S.P. (2000). Handbook of Early Childhood Intervention. Cambridge: Univ. Press.

Equipa Docente