2023

Perturbações da Comunicação, Linguagem, Leitura e Escrita

Nome: Perturbações da Comunicação, Linguagem, Leitura e Escrita
Cód.: PSI14120M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Educação Especial, Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC tem como objetivo geral conhecer os processos mentais implicados no desenvolvimento linguístico e aprendizagem da leitura/escrita, assim como os fatores e perturbações que comprometem o seu desenvolvimento/aprendizagem e as abordagens mais eficazes na superação das dificuldades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer os principais marcos do desenvolvimento linguístico e os processos/ fatores implicados.
- Adquirir conhecimentos e desenvolver competências necessárias à identificação, avaliação, e caracterização das perturbações de comunicação e da linguagem.
- Compreender o conceito de leitura e os processos psicolinguísticos envolvidos nesta atividade.
- Adquirir conhecimentos e desenvolver competências necessárias à identificação, avaliação, e caracterização das dificuldades de aprendizagem da leitura/escrita
- Adquirir os conhecimentos teóricos e práticos necessários à elaboração e execução de planos de intervenção adequados ao ensino de alunos/as com dificuldades na aprendizagem da leitura/escrita.
- Desenvolver competências para o trabalho em equipas colaborativas
- Desenvolver competências de investigação necessárias à elaboração de um projeto para um estudo empírico de pequena dimensão.


Conteúdos Programáticos

1. Comunicação e linguagem
a. Descrição da linguagem
b. Aquisição e desenvolvimento linguístico
c. Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem
i. Classificação, diagnóstico e intervenção
2. A linguagem escrita
a. Leitura e escrita
b. Sistemas de escrita e ortografia
c. Processos envolvidos numa leitura hábil
d. Ensino-aprendizagem da leitura e da escrita:
i. Métodos fónicos (componentes essenciais)
ii. Evolução das habilidades de decodificação e codificação de palavras es-critas
iii. Compreensão da leitura e capacidade de escrita
e. Perturbações específicas da aprendizagem da leitura e da escrita
i. Prevalência das dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita
ii. Factores que condicionam o sucesso na aprendizagem da leitura e da es-crita
iii. Despiste, avaliação e diagnóstico
iv. Intervenção e medidas educativas

Métodos de Ensino

As aulas conciliam metodologias expositivas, para a abordagem dos conteúdos teóricos, com a discussão sobre as implicações para a investigação e a prática.
A avaliação pode ser contínua ou final.
A avaliação contínua conjuga um trabalho prático, que envolve a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos (e.g. na elaboração de um projeto de investigação, na preparaçãoo de sequências e materiais pedagógicos, na análise de perfis de desempenho de alunos em atividades de leitura e escrita), com um teste escrito para avaliação dos conhecimentos teóricos. O resultado do trabalho prático e do teste/exame escrito têm cada um uma ponderação de 50% na nota da UC. Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores nas duas componentes.
A avaliação final implica uma prova escrita (100%) com questões que avaliam todos os conteúdos programáticos e a capacidade do aluno aplicar o conhecimento em exemplos de situações pedagógicas

Bibliografia

Castles, A., Rastle, K., & Nation, K. (2018). Ending the Reading Wars: Reading Acquisition from Novice to Expert. Psychological Science in the Public Interest, 19(1), 5-51. Doi:10.1177/1529100618772271

Dehaene, S. (2009). Reading in the brain. New York, NY: Penguin Viking.

Howlin,P., Charman, T., Ghaziuddin, M. (2011). The SAGE handbook of developmental disorders. U.K. Sage Publications.

Kilpatrick, D.A. (2015). Essentials of assessing, preventing and overcoming reading difficulties. Hobo-ken, NJ: Wiley.

Slavin, R. E., Lake, C., Davis, S., & Madden, N. A. (2011). Effective programs for struggling readers: A best-evidence synthesis. Educational Research Review, 6(1), 1-26.