2024

Educação Inclusiva e Transição Escola Emprego

Nome: Educação Inclusiva e Transição Escola Emprego
Cód.: PSI14100M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Educação Especial, Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Adquirir fundamentos teóricos sobre o comportamento vocacional e sua aplicação na transição escola emprego em educação inclusiva;
• Ter conhecido práticas de promoção da inclusão social em diferentes populações (e.g. doença mental; deficiência mental, défices motores);
• Desenvolver competências para a elaboração de Planos Individuais de Transição;
• Estar sensibilizado às dimensões éticas e deontológicas da intervenção para a inclusão social;
• Conhecer possibilidades e especificidades da investigação no âmbito da temática da transição escola emprego em educação inclusiva.

Conteúdos Programáticos

1 – O desenvolvimento de carreira no ciclo de vida
O significado do trabalho na vida das pessoas
A carreira ao longo do ciclo de vida como processo de transição
A intervenção na infância e na adolescência

2- A transição escola emprego e educação inclusiva
A complementaridade das perspetivas ecológica e da autodeterminação para o apoio à transição escola emprego
A elaboração de Planos Individuais de Transição

3. Práticas de apoio à transição escola emprego
O modelo de emprego apoiado
Dimensões éticas da intervenção em educação inclusiva

4-Perspectivas de investigação sobre transição escola emprego em educação inclusiva

Métodos de Ensino

As aulas implicam metodologias expositivas, atividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se ainda articular os conteúdos teóricos com suas implicações práticas. A relação teoria – prática é concretizada na realização de um trabalho individual, supervisionado pelo docente durante as últimas aulas.
A avaliação ocorre em regime de avaliação continua ou final. Os alunos que optam pelo regime de avaliação continua realizam trabalho prático sobre um dos temas: (1) desenvolvimento de carreira no ensino pré-escolar e ensino básico, (2) elaboração de plano individual de transição. O trabalho tem peso de 100%. Os alunos que optam pelo regime de avaliação final realizam prova a escrita, sobre todas as matérias lecionadas. Tem o peso de 100% na nota final.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).

Bibliografia

Cardoso, P., & Duarte, M. D. (2016). Desenvolvimento vocacional e aconselhamento de carreira: contributos para a justiça social [Vocational development and career counseling: Contributions to social justice]. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17, 257-266.
Cardoso, P., Franco, V., & Reis, T. (2004). Vocational developent of youngsters with cerebral palsy: The supported employment perspective] In M. C. Taveira (Coord.), Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: Fundamentos, princípios e orientações. Coimbra: Almedina.
Flexer, R. W., Baer, R. M., Luft, P., & Simmons, T. J. (2013). Transition planning for secondary students with disabilities (4th ed). Boston: Pearson
Harrington, T. F. (2004). Handbook of career planning for students with special needs (3th ed). Austin, TX: Pro Ed.
Szymansky, E. M., & Parker, R. M. (2003). Work and disability: Issues and strategies in career development and job placement. Austin, TX: Pro Ed.