2023

Matemática para Todos/as

Nome: Matemática para Todos/as
Cód.: PED14070M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Educação Especial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Pode a Matemática ser uma ciência acessível a todas as crianças e pessoas? Esta unidade curricular (uc) desconstrói o preconceito social por detrás desta questão, discutindo o que significa atualmente ser matematicamente competente e assumindo que a Matemática é um direito de todos/as.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer perspetivas atuais das tendências curriculares relativas à aprendizagem da Matemática, nomeadamente acerca das competências a desenvolver por todos/as os alunos/as;
2. Ser capaz de problematizar atuais desafios relativos à aprendizagem e ensino da Matemática;
3. Ser capaz de identificar fatores de dificuldade da aprendizagem da Matemática;
4. Conhecer estratégias e recursos para a promoção da aprendizagem da Matemática por todos/as os/as estudantes;
5. Conhecer as potencialidades da avaliação reguladora em Matemática para o sucesso das aprendizagens em Matemática;
6. Ser capaz de planificar práticas de ensino promotoras de sucesso na aprendizagem da Matemática.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetivas atuais das tendências curriculares relativas à aprendizagem da Matemática
• A importância de dar sentido à Matemática
• A noção de competência Matemática
2. Desafios relativos à aprendizagem e ensino da Matemática
• Preconceitos e expectativas
• Matemática para todos/as
3. Fatores de dificuldade da aprendizagem da Matemática
• Fatores culturais
• Fatores da Matemática
• Fatores pessoais
4. Estratégias e recursos para a promoção da aprendizagem da Matemática
• Características das tarefas matemáticas
• A comunicação matemática orientada por boas questões
• As representações múltiplas e suas conexões
• As tecnologias como ferramentas para raciocinar e representar
5. Potencialidades da avaliação reguladora em Matemática
• Avaliação promotora da aprendizagem
• Feedback produtivo em Matemática
6. Práticas de ensino promotoras de sucesso na aprendizagem da Matemática
• O papel do/a aluno/a e do docente
• Ensino exploratório da matemática

Métodos de Ensino

As aulas desenrolam-se com a realização de atividades diversificadas, propostas pela docente, que pretendem envolver os alunos na (des)construção coletiva de conhecimento. A sistematização de ideias sobre os conteúdos de aprendizagem decorre da discussão das perspetivas dos estudantes, tirando partido das suas experiências profissionais e saberes, em confronto com referências teóricas que permitem o contacto com a investigação de referência. Entre as atividades previstas, destaca-se a análise de excertos de aulas de Matemática que mobilizem a discussão das consequências das características das práticas nas aprendizagens matemáticas dos alunos/as.
Privilegia-se a avaliação contínua, considerando-se a participação nas aulas (30%) e a realização de um trabalho de planificação de uma situação de ensino da Matemática que promova o sucesso dos alunos (70%). A avaliação final implica uma prova escrita(50%) e uma prova prática (50%).

Bibliografia

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: DGIDC.
Canavarro, A.P., Oliveira, H. & Menezes, L. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 217-233). Lisboa: Instituto de Educação. DOI: 10.13140/2.1.1874.8487
Hafdís Guojónsdóttir, Jónína Vala Kristinsdóttir & Edda Óskarsdóttir (Eds.) (2010). Challenges in Teaching Mathematics: Becoming special for all. Reykjavík: University of Iceland - School of Education [https://rafhladan.is/bitstream/handle/10802/8035/norsma_5.pdf?sequence=1]
NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.
Stephen Lerman (Ed.) (2014. Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer. [https://www.academia.edu/40723627/Encyclopedia_of_Mathematics_Education]