Necessidades Específicas de Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVO GERAL: A disciplina pretende proporcionar aos alunos um quadro de referência conceptual e instrumental no trabalho com crianças e jovens com N.E.E., desde a perspetiva da psicologia. O aluno deverá conhecer o papel da psicologia na educação especial, no que diz respeito ao enquadramento teórico dos problemas e o desenvolvimento de programas de intervenção educativa para crianças com N.E.E.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá:
1) Explicar o papel da psicologia na educação especial: a) o enquadramento teórico para explicar o aparecimento dos desvios no desenvolvimento e as perturbações da infância, b) os métodos de diagnóstico aplicados a crianças com N.E.E., e c) os métodos de intervenção aplicados a crianças com N.E.E.
2) Descrever a definição, as causas e os métodos de diagnóstico e intervenção das principais perturbações do desenvolvimento com vista a uma melhor compreensão e adaptação da intervenção educativa;
3) Explicar os conceitos de perturbação, desenvolvimento desviante, Incapacidade, excecionalidade e necessidades educativas especiais, desde a perspetiva da sua evolução histórica.
4) Explicar o conceito de inclusão educativa das pessoas com N.E.E., desde a perspetiva da sua evolução histórica.
5) Explicar a estrutura e o funcionamento dos sistemas de educação especial, em termos gerais e em Portugal.
Conteúdos Programáticos
1- PSICOLOGIA E NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.)
1.1. O papel da psicologia na educação especial.
1.2. Evolução histórica dos conceitos de excecionalidade e N.E.E.
1.3. Conceitos actuais
1.4. Evolução dos modelos e práticas em N.E.E.
2- A PESSOA COM N.E.E.
2.1. Intellectual disability (atraso mental).
2.2. Perturbações da comunicação.
2.3. Incapacidades sensoriais: visão.
2.4 Incapacidades sensoriais: audição.
2.5. Perturbações da aprendizagem.
2.6. Incapacidades físicas e perturbações relacionadas com a saúde.
2.7. Perturbações do espectro do autismo.
2.8. Insucesso escolar (opcional).
3. ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL.
3.1. A educação especial em Portugal.
3.2. O aluno com necessidades específicas de educação no sistema
educativo português.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Conteúdos Programáticos | Nº de horas |
APRESENTAÇÃO, | 1 ½ |
|
|
PSICOLOGIA E NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.) | 4 1/2 |
A PESSOA COM N.E.E. | 7 1/2 |
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL |
Estudo independente |
PROVA ESCRITA | 1 1/2 |
TOTAL | 15 |
Avaliação
A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno.
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores na componente teórica e na componente prática da disciplina.
Os(as) alunos(as) poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.
Regime de Avaliação Contínua
No regime de avaliação contínua, as (os) alunas(os) deverão realizar:
1) Apresentação individual [Quociente de avaliação: 70% = 14 valores], cujo tema será escolhido da lista de temas da cadeira.
2) Trabalho escrito de grupo (3-4 pessoas) que deverá ser acompanhado pelo docente: “O aluno com necessidades educativas especiais no sistema educativo português” (ver Anexo). [Quociente de avaliação:30% = 6 valores],
A assiduidade às aulas práticas deverá respeitar o regulamentado por ECTS. Neste caso, o limite mínimo de sessões presenciais é de 75% para as aulas teóricas. Não atingir este limite de assiduidade implica frequência do regime de exame.
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Regime de Avaliação Final
Poderão apresentar-se a exame os(as) alunos(as) que tenham optado por essa modalidade e os(as) que tenham nota inferior a 7,5 valores em qualquer dos trabalhos realizados no regime de avaliação contínua;
Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação no exame;
Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria lecionada nas aulas.
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Trabalhadores Estudantes
Para aprovar a Cadeira, os trabalhadores-estudantes poderão ler em casa os textos obrigatórios no decorrer do semestre e apresentar um resumo de cada tema, além de elaborar o trabalho escrito. A assistência às aulas não é obrigatória. Para o efeito, os alunos deverão contactar a docente da disciplina nos trinta dias subsequentes ao início das aulas, afim de elaborar um calendário de leituras dirigidas.
Bibliografia
Correia, L.M. (org) (2008) Inclusão e NEE. Porto: Porto Editora
Galindo, E. (2015) O tratamento do insucesso escolar com técnicas da psicología: Manual prático. Lisboa: Livros Horizonte.
Heward, W. L. (2013). Exceptional children: An introduction to special education. 10TH edition. Upper Saddle River, Nova Jersey: Pearson Prentice Hall.