2024

Necessidades Específicas de Educação

Nome: Necessidades Específicas de Educação
Cód.: PSI01652L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVO GERAL: A disciplina pretende proporcionar aos alunos um quadro de referência conceptual e instrumental no trabalho com crianças e jovens com N.E.E., desde a perspetiva da psicologia. O aluno deverá conhecer o papel da psicologia na educação especial, no que diz respeito ao enquadramento teórico dos problemas e o desenvolvimento de programas de intervenção educativa para crianças com N.E.E.


 


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:


 


O aluno deverá:


1)    Explicar o papel da psicologia na educação especial: a) o enquadramento teórico para explicar o aparecimento dos desvios no desenvolvimento e as perturbações da infância, b) os métodos de diagnóstico aplicados a crianças com N.E.E., e c) os métodos de intervenção aplicados a crianças com N.E.E.


2)    Descrever a definição, as causas e os métodos de diagnóstico e intervenção das principais perturbações do desenvolvimento com vista a uma melhor compreensão e adaptação da intervenção educativa;


3)    Explicar os conceitos de perturbação, desenvolvimento desviante, Incapacidade, excecionalidade e necessidades educativas especiais, desde a perspetiva da sua evolução histórica.


4)    Explicar o conceito de inclusão educativa das pessoas com N.E.E., desde a perspetiva da sua evolução histórica.


5)    Explicar a estrutura e o funcionamento dos sistemas de educação especial,  em termos gerais e em Portugal.

Conteúdos Programáticos

1- PSICOLOGIA  E  NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.)


1.1. O papel da psicologia na educação especial.


1.2. Evolução histórica dos conceitos de excecionalidade e N.E.E.


1.3. Conceitos actuais


1.4. Evolução dos modelos e práticas em N.E.E.


         


2- A PESSOA COM  N.E.E.


2.1. Intellectual disability (atraso mental).


2.2. Perturbações da comunicação.


2.3. Incapacidades sensoriais: visão.


2.4  Incapacidades sensoriais: audição.


2.5. Perturbações da aprendizagem.


2.6. Incapacidades físicas e perturbações relacionadas com a saúde.


2.7. Perturbações do espectro do autismo.


2.8. Insucesso escolar (opcional).


 


3. ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL.


3.1. A educação especial em Portugal.


3.2. O aluno com necessidades específicas de educação no sistema


educativo português.


 


 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas






































Conteúdos Programáticos



Nº de horas



APRESENTAÇÃO,



1 ½



 



 



PSICOLOGIA  E  NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO (N.E.E.)



4 1/2



A PESSOA COM  N.E.E.



7 1/2



ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PORTUGAL



 


Estudo independente



 PROVA ESCRITA                          



1  1/2



            TOTAL



15



 

Avaliação

 A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno.


 


 Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores na componente teórica e na componente prática da disciplina.


 


 Os(as) alunos(as) poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final.


 


Regime de Avaliação Contínua


 


 No regime de avaliação contínua, as (os) alunas(os) deverão realizar:


 


1) Apresentação individual [Quociente de avaliação: 70% = 14 valores], cujo tema será escolhido da lista de temas da cadeira.


2) Trabalho escrito de grupo (3-4 pessoas) que deverá ser acompanhado pelo docente: “O aluno com necessidades educativas especiais no sistema educativo português” (ver Anexo).  [Quociente de avaliação:30% = 6 valores],


 


 


 A assiduidade às aulas práticas deverá respeitar o regulamentado por ECTS. Neste caso, o limite mínimo de sessões presenciais é de 75% para as aulas teóricas. Não atingir este limite de assiduidade implica frequência do regime de exame.


 Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


 


Regime de Avaliação Final


 


 Poderão apresentar-se a exame os(as) alunos(as) que tenham optado por essa modalidade e os(as) que tenham nota inferior a 7,5 valores em qualquer dos trabalhos realizados no regime de avaliação contínua;


 


 Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação no exame;


 


 Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria lecionada nas aulas.


 


 Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


 


Trabalhadores Estudantes


Para aprovar a Cadeira, os trabalhadores-estudantes poderão ler em casa os textos obrigatórios no decorrer do semestre e apresentar um resumo de cada tema, além de elaborar o trabalho escrito. A assistência às aulas não é obrigatória. Para o efeito, os alunos deverão contactar a docente da disciplina nos trinta dias subsequentes ao início das aulas, afim de elaborar um calendário de leituras dirigidas.


 

Bibliografia

Correia, L.M. (org) (2008)  Inclusão e NEE. Porto: Porto Editora


 


Galindo, E. (2015) O tratamento do insucesso escolar com técnicas da psicología: Manual prático. Lisboa: Livros Horizonte.


 


Heward, W. L. (2013). Exceptional children: An introduction to special education. 10TH edition. Upper Saddle River, Nova Jersey: Pearson Prentice Hall.