2024

Prática Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico

Nome: Prática Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Cód.: PED01618L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


  • Conhecer a ação educativa com crianças dos 6 aos 10 anos em contexto de 1º ciclo na perspetiva de fundamentar opções futuras relativamente ao nível etário em que pretende lecionar;

  • Caracterizar a organização do ambiente educativo da escola de 1.º ciclo e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes desenvolvendo capacidades nos domínios da observação do contexto e dos agentes educativos.

  • Conhecer as características e necessidades educativas na infância refletindo sobre as experiências educativas adequadas à faixa etária correspondente a este ciclo de ensino.

  • Conhecer modalidades de interação entre contextos familiares e contextos institucionais responsáveis pela educação das crianças nestas idades.

  • Conhecer os documentos reguladores da ação educativa do professor do 1.º ciclo: perfil de desempenho profissional, currículo nacional do ensino básico e competências específicas.

  • Desenvolver progressivamente competências subjacentes à ação educativa: capacidade relacional e de comunicação, bem como equilíbrio emocional, nas várias circunstâncias da sua atividade profissional; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas.

  • Desenvolver competências de planificação e intervenção pedagógica intencional em contextos educativos escolares.

  • Mobilizar e integrar conhecimentos científicos e promover aprendizagens, trabalhando a integração do currículo em colaboração com o professor cooperante.

  • Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida e de projeção da ação futura, valorizando a própria prática.

Conteúdos Programáticos

1. O 1º ciclo do Ensino Básico


1.1.   Funções e objetivos do Ensino Básico. Perfil Específico de Desempenho do professor do 1.º Ciclo


1.2.   Organização do contexto educativo:



  • A articulação entre ciclos de estudo

  • A monodocência e os diferentes intervenientes educativos

  • Espaços e materiais, tempo e grupo


2. Currículo Nacional e competências essenciais


2.1.   As áreas de conteúdo


2.2.   Articulação e transversalidade de conteúdos


3. A relação com as famílias e com a comunidade: fatores determinantes; estratégias de comunicação.


4. Intencionalidade educativa: observar, planear, agir, avaliar, comunicar e aprender.

Métodos de Ensino

No âmbito da unidade curricular prevê-se a utilização de metodologias que apelem à co-construção de conhecimento, através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo, nomeadamente:



  • Gestão cooperada do processo de aprendizagem;

  • Aulas expositivas com debate;

  • Realização de trabalhos em grupo;

    • Observação participante em salas do 1º ciclo do ensino básico,

    • Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em salas do 1º ciclo do ensino básico;

    • Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos alunos;

    • Apoio e supervisão da observação participante envolvendo os professores cooperantes;

    • Atividades extracurriculares complementares ao trabalho em sala de aula e na escola

    • Avaliação cooperada da observação participante e intervenção.

    • Apresentação e discussão dos trabalhos de projeto realizados em cooperação com os professores e os alunos em sala de 1º Ciclo do Ensino Básico




Pretende-se que os alunos se apropriem progressivamente de metodologias de aprendizagem diversificadas, tendo em conta os contextos e as possibilidades da produção de conhecimento. Partindo da experiência, e da sua relação com quadros teóricos que a suportem, a reflexão constitui-se como um importante elemento de aprendizagem.


A construção de um Portfólio de Aprendizagens será um instrumento facilitador de um processo de construção de conhecimento mais consciente e ativo. A sua elaboração prevê a análise crítica de documentos, de contextos e tarefas, um planeamento intencional de atividades e um registo sistemático das experiências observadas e vividas (escritos de trabalho, notas de campo ou diários). Dele decorrerão contributos para o desenvolvimento de capacidades de ação pedagógica e de reflexão teoricamente fundamentada.

Avaliação

Tendo em conta o regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora, os alunos deverão participar em pelo menos 80% das aulas teórico-práticas.


A participação dos alunos nas sessões teóricas constitui fator de ponderação mediante trabalhos realizados individualmente ou em grupo.


Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.


Os trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente da unidade curricular no início do semestre, a fim de que com eles seja ajustado o trabalho a efetuar no âmbito da unidade curricular


  


Regime de Avaliação Contínua


 A avaliação contínua implica:


1. Caderno de Formação


Critérios de avaliação:



  1. Organização do texto escrito;

  2. Clareza na exposição das ideias e na seleção do material;

  3. Adequação do quadro teórico e concetual às reflexões em torno do projeto de prática pedagógica;

  4. Linguagem escrita tendo em conta tratar-se de um trabalho académico;

  5. Cumprimento de normas (APA) na referenciação bibliográfica.


 


2. Assiduidade e participação nas aulas e atividades organizadas nesse âmbito


 


3. Informação qualitativa dos Professores Cooperantes sobre o desempenho das alunas em contexto de prática pedagógica nas escolas para aferição de Classificação Final de Prática Pedagógica Observada.


 


A Classificação final será obtida através da fórmula:


               Cf =   (2A + B + 2C)/5


Nota: Atendendo à especificidade da disciplina, bem como ao seu modo de funcionamento, a aprovação apenas poderá ser assegurada pela efetiva participação dos alunos nas atividades e trabalhos programados, não havendo assim possibilidade de realização de prova de exame escrito (consultar anexo: Planeamento de Atividades nas Escolas).

Bibliografia

Katz, L. (2006). Perspectivas actuais sobre aprendizagem na infância. Cadernos de Educação de Infância, 77, 11-17.


Leite, C. (2003). Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Asa.


Leite, C., et al , (2003). Projectos curriculares de escola e de turma- conceber, gerir e avaliar. Porto: Asa.


Lopes, P., & A, F. (2004). Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: Efeitos de um processo de investigação-acção. Educação, Sociedade e Culturas, 22, 109-132.


Máximo- Esteves L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora.


Ministério da Educação (2004). Organização curricular e programas: Ensino Básico-1.º Ciclo (4ª edição): Editorial do Ministério da Educação. 


Ministério da Educação (2004). Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais. Departamento de Educação Básica. Editorial do Ministério da Educação.


Roldão, M. (2005). Para um currículo do pensar e do agir: as competências enquanto referencial de ensino e aprendizagem no ensino superior. In APPF (Ed.), Para um currículo do pensar e do agir: as competências enquanto referencial de ensino e aprendizagem (pp. 9-10). Aveiro.


Sharman, C.; Cross, W. & Vennis, D. (1995). Observing Children: a practical guide. London: Cassell.


Vasconcelos, T. (1997). Ao redor da mesa grande. Porto: Porto Editora.


Zabalza, M. (1998). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.

Equipa Docente (2023/2024 )