2024

Filosofia para Crianças

Nome: Filosofia para Crianças
Cód.: FIL01634L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



Pretende-se desenvolver capacidades de ordem cognitiva e dialógica. Busca-se promover competências  ao nível da pesquisa autónoma e do trabalho cooperativo. Visa-se alcançar os seguintes objectivos :


 




  • Reconhecimento da utilidade de FpC


  • Identificação dos pressupostos filosóficos subjacentes


  • Conhecimento dos programas e das metodologias.


  • Reconhecer a complexidade e a diversidade das situações e temáticas educativas


  • Realizar exercícios com programas e metodologias


 


 


Conteúdos Programáticos


PARTE I


1.º núcleo temático: A afirmação curricular de FpC e suportes teóricos. Críticas e variações 


2.º núcleo temático: Articulação do programa de FpC com as áreas filosóficas


3.º núcleo temático: Recursos filosóficos e comunidade de investigação


PARTE II


1.º momento: Exploração do programa de Matthew Lipman


2.º momento: Preparação de uma sessão de FpC e posterior análise

Métodos de Ensino


A metodologia lectiva reparte-se em três modalidades combinadas, de modo a criar dinâmicas diferentes e a facilitar abordagens diferenciadas: exposição, hermenêutica de textos e organização de sessões de FpC. A exposição, da responsabilidade da docente, visa apresentar contextualizadamente um tema; a hermenêutica, base do exercício filosófico, pressupõe o recurso a textos; a organização de sessões segundo a metodologia de FpC, visa conhecimento experiencial.


São dois os recursos metodológicos:



  • trabalho individual a partir de textos. Cada estudante é responsável pelo estudo de um conjunto de texto sobre um tema. Esse estudo será dado a conhecer aos colegas da turma e à docente. Posteriormente, e após um encontro com a docente para discussão do que se afigurar pertinente, o trabalho será escrito e circulará entre os colegas.



  • organização de sessões em grupo.


Para um seguro acompanhamento do estudo e esclarecimentos necessários convém recorrer à docente no seu horário de atendimento.


 

Avaliação


A avaliação inicide numa prova escrita individual e num traballho de grupo. Os critérios de avaliação verificam o nível de desenvolvimento das seguintes competências: aquisição e organização da informação; capacidades  de análise e  interpretação crítica;  domínio expositivo; correcção formal da escrita e da apresentação de trabalhos.

Bibliografia

7. Bibliografia

ACCORINTI, Stella, Introducción a Filosofía para Niños, Buenos Aires, Ediciones Manantial, 1999.

CALVO, José Maria,  Educación y Filosofia en el Aula, Paidós, 1994.

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