2024

Aquicultura

Nome: Aquicultura
Cód.: ZOO14088I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Contribuir para aprofundar o conhecimento no domínio dos sistemas e técnicas de produção em meio aquático. Pretende-se que os estudantes (i) tomem contato com as principais espécies animais (bivalves, peixes) produzidas no mundo e , em Portugal, e os diferentes tipos de sistemas de produção; (ii) relacionem os aspetos da qualidade da água em sistemas de produção, e potenciais impactos ambientais associados; (iii) adquiram conhecimentos sobre dieta, índices de conversão e qualidade dos produtos; (iv) identifiquem os principais indicadores de stress e doenças nos sistemas de produção intensiva e de forma a garantir o bem-estar animal.
No final da UC pretende-se que o estudante (i) compreenda os objetivos atuais da aquicultura; (ii) escolha o sistema de produção adequado a uma determinada espécie; (iii) identifique e interprete os parâmetros de qualidade da água; (iv) adquira capacidade de resolver problemas de alimentação; (v) identifique situações de stress e doença nos animais.

Conteúdos Programáticos

1. Aquicultura: definição, história e objetivos.
2. A aquicultura no Mundo, na Europa e em Portugal. Factos e números.
3. Qualidade da água e efeitos nos animais
4. Intensidade da aquicultura: ecossistemas aquáticos naturais, sistemas extensivos e sistemas semi-intensivos.
5. Os sistemas estáticos, abertos, semifechados e fechados (recirculação).
6. Biologia das principais espécies produzidas em Portugal.
7. Noções de alimentação e nutrição.
8. Identificação das principais doenças, lesões e situações de stress.
9. Impacto ambiental sobre os ecossistemas aquáticos.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos programáticos baseia-se em aulas teórico-práticas. Nas aulas de índole teórica são expostos os aspetos fundamentais de cada tema e, sempre que apropriado, é feito o visionamento e comentário de vídeos com temas atuais. O ensino teórico-prático assenta em estudos de caso para análise e discussão e, em alguns casos, em visitas de estudo a unidades/empresas de produção.

O processo de avaliação é misto. Uma avaliação a meio do semestre (facultativa) e uma avaliação no período de exame (obrigatória). Qualquer uma das provas é teórico-prática. A prova do meio do semestre tem um coeficiente de ponderação de 0.4 e a prova de final uma ponderação de 0.6. Prova de exame final vale 100%. A nota mínima de aprovação é de 10 valores.


A avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes integra os conceitos fundamentais lecionados na componente teórica e o desempenho do estudante na interpretação/discussão de uma situação e/ou caso de estudo.

Bibliografia

FAO. 2016. The State of World Fisheries and Aquaculture. Contributing to food security and nutrition for all. Rome. 200 pp.

Lucas, J.S., P.C. Southgate, Tucker, C.S. (2019). Aquaculture: Farming Aquatic Animals and Plants. (3rd ed.). Chicester: Wiley-Blackwell

Webster, C. (Eds.). (2002). Nutrient requirements and feeding of finfish for aquaculture. Kentucky State University.