2024

Zootecnia e Ambiente

Nome: Zootecnia e Ambiente
Cód.: ZOO14008I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: Facultar ao aluno conhecimento das caraterísticas, dimensões e importância da produção animal e seus produtos no contexto nacional, europeu e mundial. Identificar as orientações das políticas agrícolas condicionadoras da produção animal (PAC e política nacional) e utilizar as normas do exercício da atividade agropecuária num quadro de responsabilidade ética e social. Entender a relação entre a produção animal e ambiente, e utilização sustentável dos recursos naturais. Identificar sistemas de produção animal sustentáveis, para obtenção de produtos de qualidade e para outros fins (serviços ambientais, lazer, etc.).
Competências: Ser capaz de reconhecer a empresa agropecuária como local de aplicação de normas políticas, de tecnologias agrícolas e de produção animal, num compromisso social, ético e ambiental de acordo com a realidade da envolvente humana e natural.

Conteúdos Programáticos

Produção animal ao nível nacional, europeu e mundial: dimensão da produção e dos produtores; Principais características dos sistemas de produção animal para as diversas espécies pecuárias - da permacultura à pecuária intensiva; Evolução recente das políticas agrícolas condicionadoras da produção animal, com destaque para a PAC e para os seus condicionalismos ambientais; Agricultura e ambiente: integração da componente ambiental na política agrícola comum; Boas práticas agrícolas e utilização sustentável dos recursos naturais; Exigências no exercício da atividade pecuária num quadro de responsabilidade ética, social e ambiental, com destaque para o Regulamento do Exercício da Atividade Pecuária; A atividade pecuária e a produção de resíduos orgânicos; Tratamento e gestão de efluentes de atividades pecuárias

Métodos de Ensino

Trabalho presencial – O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas, onde as componentes de exposição, contextualização, aplicação prática e discussão de matérias serão integradas em sessões de natureza coletiva em sala de aula.

Visitas de estudo – possibilitam aos alunos tomarem contacto com diferentes tipos de produção animal, de diferentes espécies pecuárias, com o seu funcionamento real e a sua interação com o ambiente.

Trabalho a distância – Disponibilização de recursos bibliográficos no Moodle (lições, textos diversos, apresentações powerpoint, indicação de paginas na internet, textos digitalizados e referências bibliográficas para consulta).

Avaliação

1) regime de avaliação continua - realização de um testes escrito (80%) e de um trabalho de grupo (20%)

2) regime de avaliação final - realização de um testes escrito (100%)

Bibliografia

EC-Eurostat, 2018, The Agriculture, forestry and fishery statistic - 2018, Collec. Pocketbook,
ENEAPAI (2007). Despacho Nº 8277/2007, 46 pp.
FAO, 2020, Statistical Yearbook, 366 pp
Fernandes, L., Minhoto, M., Marques, F., 2013. Análise da Evolução de Resultados dos Recens. Agrícolas de 1989, 1999 e 2009 e Relação Reformas da PAC. Actas de ESADR 2013, p. 5041-5060.
Gonçalves, M.S. (2005). Gestão de Resíduos Orgânicos. Sociedade Portuguesa de Inovação. 104 pp.
INE, 2019. Estatísticas Agrícolas 2018. INE, Lisboa,
MADRP, 1997, Código de Boas Práticas Agrícolas – Para a protecção da água contra a poluição com nitratos de origem agrícola, 53 pp
Pretty, J., 2008. Sustainable Agriculture and Food. Earthscan, London
Seinfeld, H., et al., 2010. Livestock in a Changing Landscape: Vol.1. Island Press Publish, London
Thornton, P.K., 2010. Livestock Production: recent trends, future prospects. Phil. Trans. Royal Soc. B 365, 2853-2867
Wint, W., Robinson, T., 2007. Gridded livestock of the world.FAO