2024
Higiene e Saúde Pública
Nome: Higiene e Saúde Pública
Cód.: MVT14037I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Medicina Veterinária
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final desta Unidade Curricular os estudantes deverão:
Conhecer a abordagem Uma Saúde e a sua importância na preservação da biodiversidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.
Identificar os principais fatores que interferem negativamente na segurança alimentar, desde a produção ao consumo (Do prado ao prato).
Tomar contacto com os princípios de Análise de Risco em segurança alimentar, numa perspetiva de saúde humana, animal e ambiental
Saber atuar no sentido de minimizar os riscos associados aos principais perigos presentes na cadeia de produção de alimentos.
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
Capacidade de realizar pesquisas de forma autónoma
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de análise de dados no âmbito da Saúde Pública
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informação em contexto Uma Saúde
Conhecer a abordagem Uma Saúde e a sua importância na preservação da biodiversidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.
Identificar os principais fatores que interferem negativamente na segurança alimentar, desde a produção ao consumo (Do prado ao prato).
Tomar contacto com os princípios de Análise de Risco em segurança alimentar, numa perspetiva de saúde humana, animal e ambiental
Saber atuar no sentido de minimizar os riscos associados aos principais perigos presentes na cadeia de produção de alimentos.
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
Capacidade de realizar pesquisas de forma autónoma
Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade de análise de dados no âmbito da Saúde Pública
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informação em contexto Uma Saúde
Conteúdos Programáticos
Papel do MV em saúde pública no séc. XXI. Atividades veterinárias nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Higiene e desenho das infraestruturas utilizadas na indústria de produção animal, implicações em saúde pública: animal, ambiental e humana.
Impacto e contaminação ambiental, decorrentes da prática MV. Resistências antimicrobianas (AMR).
Impacto e contaminação ambiental, decorrentes da produção animal praticada.
Higiene e infraestruturas na indústria alimentar; aspetos relevantes para a saúde pública.
Fatores de risco para as doenças transmissíveis pelos alimentos. Zoonoses transmitidas por alimentos.
Importância de AMR em Uma Saúde.
Métodos de tratamento dos efluentes e de destruição de cadáveres e produtos não utilizáveis na alimentação humana, resultantes da indústria de processamento de alimentos de origem animal.
Avaliação do risco na área de produção de alimentos, instauração de medidas de prevenção, enquadramento epidemiológico e análise de risco
Higiene e desenho das infraestruturas utilizadas na indústria de produção animal, implicações em saúde pública: animal, ambiental e humana.
Impacto e contaminação ambiental, decorrentes da prática MV. Resistências antimicrobianas (AMR).
Impacto e contaminação ambiental, decorrentes da produção animal praticada.
Higiene e infraestruturas na indústria alimentar; aspetos relevantes para a saúde pública.
Fatores de risco para as doenças transmissíveis pelos alimentos. Zoonoses transmitidas por alimentos.
Importância de AMR em Uma Saúde.
Métodos de tratamento dos efluentes e de destruição de cadáveres e produtos não utilizáveis na alimentação humana, resultantes da indústria de processamento de alimentos de origem animal.
Avaliação do risco na área de produção de alimentos, instauração de medidas de prevenção, enquadramento epidemiológico e análise de risco
Métodos de Ensino
A metodologia a usar baseia-se em: aulas teóricas de transmissão de conceitos e aulas práticas onde os estudantes deverão desenvolver competências de trabalho em equipa, efetuando um trabalho de grupo em que os estudantes deverão solucionar em conjunto problemas propostos pelo professor e baseados nos conceitos teóricos lecionados.
Existem dois regimes de avaliação: avaliação contínua e exame escrito final. Os trabalhos de grupo (parte da componente de avaliação contínua) serão apresentados sob forma de documento escrito, apresentados e discutidos publicamente.No regime de avaliação final, a nota dá um peso de 40% ao trabalho e de 60% ao exame final. O exame final inclui a apresentação de um trabalho individual, a versar sobre um dos temas abordados no semestre e cobre toda a matéria; para aprovação a nota mínima é de 9,5 valores.
Existem dois regimes de avaliação: avaliação contínua e exame escrito final. Os trabalhos de grupo (parte da componente de avaliação contínua) serão apresentados sob forma de documento escrito, apresentados e discutidos publicamente.No regime de avaliação final, a nota dá um peso de 40% ao trabalho e de 60% ao exame final. O exame final inclui a apresentação de um trabalho individual, a versar sobre um dos temas abordados no semestre e cobre toda a matéria; para aprovação a nota mínima é de 9,5 valores.
Bibliografia
Manual SAPUVETNET III (2011)
Artigos e legislação atualizada e adequada aos temas em estudo, por exemplo:
Codex alimentarius International Food Standards (http://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/en/), e normas nacionais.
Artigos e legislação atualizada e adequada aos temas em estudo, por exemplo:
Codex alimentarius International Food Standards (http://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/en/), e normas nacionais.