2024

Educação, Democracia e Participação

Nome: Educação, Democracia e Participação
Cód.: PED02497L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer a Democracia como doutrina política e a forma como ela se tornou determinante na Pedagogia e na educação contemporâneas. Quando, hoje em dia, essa doutrina se tornou nas nossas sociedades um ideário estruturalmente incontornável e se pretende que ele oriente as próprias políticas educativas, compreende-se que a evolução histórica dessa doutrina deve ser conhecida e comprendida por todos os cidadãos e, em especial, pelos que visam uma compreensão superior do fenómeno educativo. O estudante de Ciências da educação pode e deve, por esta via, não só aprofundar a sua consciência cívica como habilitar-se para avaliar a forma como a educação e as instituições educativas se podem e devem articular para contribuirem para o processo de aprofundamento da experiência humana sempre inconclusa de vida democrática.

Conteúdos Programáticos

1. Democracia - história de uma ideia.
1.1. A Democracia na Antiguidade greco-romana.
1.2. A Democracia - da Antiguidade clássica ao século XVI.
1.3. A Democracia - séculos XVII-XVIII.
1.4. A "Democracia na América".
1.5. A Democracia no século XX: da "lei de bronze das oligarquias" de Michels à democracia deliberativa e ao neo-republicanismo.

2. Democracia & Educação.
2.1. Democracia & Educação - o Movimento das Escolas Novas.
2.2. Democracia & Educação - John Dewey.
2.3. Democracia & Educação - Portugal - João de Barros.
2.4. Democracia & Educação - Portugal - António Sérgio.
2.5. Democracia & Educação - Cidadania e Educação para a Cidadania em Portugal

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:
a) Aulas Teórico-Práticas - Com um momento inicial de exposição pelo docente para enquadramento e/ou Síntese. Um segundo momento de natureza "prática" para análise e interpretação de textos/documentos.
Métodos de avaliação:
a) 1 prova escrita de frequência ou 1 Exame.
b) 2 Ensaios - centrados cada um deles em autores, temas ou problemas relativos, respectivamente, ao capítulo 1 e 2 do Programa.

Bibliografia

ALBACETE, Catalina; Cárdenas, Isabel; Delgado; Consuelo, Enseñar y aprender la democracia, Síntesis, Madrid, 2000
BARBER, Benjamin, Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age, University of California Press, 2003
BOBBIO, Norberto, O futuro da democracia, São Paulo, Paz e Terra, 2000
CARR, W., Educación y democracia: ante el desafio postmoderno. In AA.W., Volver a pensar la educación (Vol.1 pp. 96 - 111). Madrid, Morata / Paideia, 1995.
DAHL, Robert, Sobre a democracia, Brasília, Universidade de Brasília, 2001
FERNANDES, Rogério, João de Barros, educador republicano, Livros Horizonte, Lisboa, 1971
HABERMAS, Jurgen, Direito e democracia entre facticidade e validade, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997