2024

Desenvolvimento Regional Sustentável

Nome: Desenvolvimento Regional Sustentável
Cód.: ECN09799D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Económicas e Sociais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo da disciplina é que os alunos apreendam os instrumentos de interpretação e análise dos processos de desenvolvimento sustentável à escala local e regional. Pretende-se igualmente dar conhecimento aos alunos dos modelos de economia regional com fundamento na ciência regional que podem servir para analisar o funcionamento das economias regionais, estimar os efeitos de cenários e políticas e, assim, apoiar as decisões em prol do desenvolvimento regional sustentável.

Conteúdos Programáticos

Modelos de sustentabilidade urbana. Modelos da base e modelos de interacção espacial: modelo da base, modelo de interacção espacial, modelo de interacção com uso dos recursos naturais. Modelos Input-Output: modelos de input-output regionais, modelos input-output interregionais, matrizes de contabilidade social regional, modelos input-output com interacções ambientais. Modelos de equilíbrio geral: modelos estáticos de equilíbrio geral, modelos dinâmicos de equilíbrio geral, modelos de equilíbrio geral com interacções ambientais

Métodos de Ensino

A disciplina pretende comunicar aos alunos os conceitos e métodos fundamentais da modelação de
economias regionais. Neste âmbito torna-se indispensável, para além da exposição dos conceitos teóricos e
ensino de métodos quantitativos, se promova a capacidade de elaborar modelos aplicáveis a regiões que os
não têm. Os estudantes deverão completar as matérias ensinadas através de exercícios feitos fora da aula. Os
estudantes devem ter a noção de que a cadeira consiste numa série de patamares lógicos. Poderão ser
marcadas reuniões com os alunos sempre que desejarem. Estão previstos os seguintes momentos de
avaliação: i) entrega de trabalhos realizados ao longo da disciplina (40%), ii) Um exercício onde se apresentam
directamente os dados reais e onde se solicita que o aluno se socorra dos instrumentos de análise fornecidos
nas aulas.

Bibliografia

Costa, José Silva (2004) - Compêndio de Economia Regional, APDR.
Capello, Roberta (2007) - Regional Economics, Routledge.
Roy, John R. (2004) - Spatial Interaction Modelloing. A regional Science Sontext. Springer.
Anselin, L., Florax, R.J.G.M. and Rey (eds.) (2004) - Advances in Spatial Econometrics. Methodology, tools and
apllications. Springer.
Hewings, G.J.D.; Sonis M. and Boyce, D. (2001) - Trade, Networks and Hierarchies. Modelling Regional and
Interregional Economies. Springer.
Dixon, P.B.Paramenter, B.R., Powell, A.A., and Wilcoxen, P.J. (1999) - Notes and problems in Applied General
equilibrium Models. North Holland.
José Costa, Tomaz Dentinho & Peter Nijkamp (20109 - Compêndio de Economia Regional. Volume II: Métodos e
Técnicas de Análise Regional. Principia.