2024
Portfólio de Composições
Nome: Portfólio de Composições
Cód.: MUS12935D
33 ECTS
Duração: 30 semanas/858 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC constitui o lado prático da investigação teórica realizada no âmbito do doutoramento. Na investigação artística é fundamental que qualquer proposta teórica seja posto à prova na prática, sendo que a experiência prática irá, por sua vez, certamente influenciar o estilo de raciocínio teórico.Neste caso, o doutorando em composição irá utilizar todos os recursos técnicos que tem desenvolvido ao longo da sua carreira de compositor na escrita de obras que irão enriquecer a compreensão das propostas da teoria. Ao mesmo tempo, será natural que a competência composicional no seu todo seja cada vez mais desenvolvido através desta prática.
Conteúdos Programáticos
A especificidade dos conteúdos programáticos irão depender da parte teórica do trabalho. Em certos casos, obras mais curtas irão ser mais apropriados, noutros casos pode ser que se torna preferível abordar obras mais extensas; em certos casos, a instrumentação mais indicada será menos pesada (música de câmara, música solista, ....) , noutros será mais extensa (orquestra, ensemble grande, ....). Tudo dependerá diretamente do tipo de trabalho proposto.
Métodos de Ensino
Aula individual semanal.
Avaliação contínua através da entrega de trabalhos e composições durante o ano.
Avaliação contínua através da entrega de trabalhos e composições durante o ano.
Bibliografia
BERRY, Wallace, Structural functions of music, New York, Dover Publications, 1987
BOULEZ, Pierre, Penser la musique aujourdhui, Éditions Gonthier, 1964 (tradução portuguesa, A Música Hoje, São Paulo, Editora perspectiva, 1972)
BOULEZ, Pierre, Relevés dapprenti, Paris, Éditions du Seuil, 1966 (tradução portuguesa, Apontamentos de Aprendiz, São Paulo, Editora perspectiva, 1995)
BRINDLE, Reginald Smith, Serial composition, Oxford University Press, 1966
DUNSBY, Jonathan & WHITTAL, Arnold, Musical analysis in theory and practice, London, Faber Music, 1988
FORTE, Allen, The structure of atonal music, Yale University Press, 1973
HINDEMITH, Paul, Unterweisung im Tonsatz, Mainz, Schott Söhne,1937, (tradução inglesa, The craft of musical composition, New York, Associated Music Publishers, Inc., 1942)
JEPPESEN, Knud, Counterpoint, New York, Dover, 1992.
LEIBOWITZ, René, Introduction a la musique de douzes Sons, Paris, LArche, 1949
MESSIAEN, Olivier, Technique de mon langage musical, Leduc.
BOULEZ, Pierre, Penser la musique aujourdhui, Éditions Gonthier, 1964 (tradução portuguesa, A Música Hoje, São Paulo, Editora perspectiva, 1972)
BOULEZ, Pierre, Relevés dapprenti, Paris, Éditions du Seuil, 1966 (tradução portuguesa, Apontamentos de Aprendiz, São Paulo, Editora perspectiva, 1995)
BRINDLE, Reginald Smith, Serial composition, Oxford University Press, 1966
DUNSBY, Jonathan & WHITTAL, Arnold, Musical analysis in theory and practice, London, Faber Music, 1988
FORTE, Allen, The structure of atonal music, Yale University Press, 1973
HINDEMITH, Paul, Unterweisung im Tonsatz, Mainz, Schott Söhne,1937, (tradução inglesa, The craft of musical composition, New York, Associated Music Publishers, Inc., 1942)
JEPPESEN, Knud, Counterpoint, New York, Dover, 1992.
LEIBOWITZ, René, Introduction a la musique de douzes Sons, Paris, LArche, 1949
MESSIAEN, Olivier, Technique de mon langage musical, Leduc.