2024
Investigação em Práticas Interpretativas
Nome: Investigação em Práticas Interpretativas
Cód.: MUS12932D
9 ECTS
Duração: 30 semanas/234 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa o estudo da investigação produzida relacionada com as práticas interpretativas musicais. Os alunos serão expostos à mais relevante investigação produzida na área da performance practice, sendo capazes de a contextualizar e claramente discutir as suas implicações e resultados. Considerando que a interpretação musical é um conceito de cerne de toda a actividade musical, será também abordado e discutido em que medida os resultados dos estudos em interpretação musical se aplicam a outras áreas dos estudos em música e musicologia.
Conteúdos Programáticos
- A interpretação musical numa perspectiva da história
- A interpretação musical na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte
- A semântica da interpretação
- A interpretação e a sociologia
- A psicologia da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
- A tecnologia e a interpretação musical
- A interpretação musical na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte
- A semântica da interpretação
- A interpretação e a sociologia
- A psicologia da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
- A tecnologia e a interpretação musical
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino para esta UC assenta no formato de seminário.
Avaliação continua através de trabalhos e apresentações orais durante o decorrer da unidade curricular.
Avaliação continua através de trabalhos e apresentações orais durante o decorrer da unidade curricular.
Bibliografia
Butt, J. Playing with History: The historical Approach to musical performance. Cambridge University Press. 2008
Cook, N. Music, Imagination, and Culture, Oxford: Clarendon Press, 1990.
Cook, N. and M. Everist (eds.). Rethinking Music, Oxford University Press, 1999.
Cook, N. Beyond the Score: Music as Performance. OUP. 2014
Deutsch, D. The Psychology of Music. Academic Press. 2012
Kerman, J. Contemplating Music: Challenges to Musicology, Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.
McPherson, G. and G. Welch. Creativities, Technologies, and Media in Music Learning and Teaching. Oxford University Press. 2018
Parncutt, R. and G. McPherson (eds.) The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and learning, USA, Oxford University Press, 2002.
Rink, J. (ed.) Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge, CUP, 2002.
Shephard, J. and K. Devine. The Routlegde Reader on Sociology of Music. Routledge. 2015
Cook, N. Music, Imagination, and Culture, Oxford: Clarendon Press, 1990.
Cook, N. and M. Everist (eds.). Rethinking Music, Oxford University Press, 1999.
Cook, N. Beyond the Score: Music as Performance. OUP. 2014
Deutsch, D. The Psychology of Music. Academic Press. 2012
Kerman, J. Contemplating Music: Challenges to Musicology, Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.
McPherson, G. and G. Welch. Creativities, Technologies, and Media in Music Learning and Teaching. Oxford University Press. 2018
Parncutt, R. and G. McPherson (eds.) The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and learning, USA, Oxford University Press, 2002.
Rink, J. (ed.) Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge, CUP, 2002.
Shephard, J. and K. Devine. The Routlegde Reader on Sociology of Music. Routledge. 2015