2024

Investigação em Práticas Interpretativas

Nome: Investigação em Práticas Interpretativas
Cód.: MUS12932D
9 ECTS
Duração: 30 semanas/234 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa o estudo da investigação produzida relacionada com as práticas interpretativas musicais. Os alunos serão expostos à mais relevante investigação produzida na área da ‘performance practice’, sendo capazes de a contextualizar e claramente discutir as suas implicações e resultados. Considerando que a interpretação musical é um conceito de cerne de toda a actividade musical, será também abordado e discutido em que medida os resultados dos estudos em interpretação musical se aplicam a outras áreas dos estudos em música e musicologia.

Conteúdos Programáticos

- A interpretação musical numa perspectiva da história
- A interpretação musical na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte
- A semântica da interpretação
- A interpretação e a sociologia
- A psicologia da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
- A tecnologia e a interpretação musical

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino para esta UC assenta no formato de seminário.

Avaliação continua através de trabalhos e apresentações orais durante o decorrer da unidade curricular.

Bibliografia

Butt, J. Playing with History: The historical Approach to musical performance. Cambridge University Press. 2008
Cook, N. Music, Imagination, and Culture, Oxford: Clarendon Press, 1990.
Cook, N. and M. Everist (eds.). Rethinking Music, Oxford University Press, 1999.
Cook, N. Beyond the Score: Music as Performance. OUP. 2014
Deutsch, D. The Psychology of Music. Academic Press. 2012
Kerman, J. Contemplating Music: Challenges to Musicology, Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1985.
McPherson, G. and G. Welch. Creativities, Technologies, and Media in Music Learning and Teaching. Oxford University Press. 2018
Parncutt, R. and G. McPherson (eds.) The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and learning, USA, Oxford University Press, 2002.
Rink, J. (ed.) Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge, CUP, 2002.
Shephard, J. and K. Devine. The Routlegde Reader on Sociology of Music. Routledge. 2015