ESTUDAR
APOIO AO ESTUDANTE
No âmbito do sistema HACCP as unidades de alimentação do Colégio Luís Verney foram certificadas pela APCER.
É autorizada a inscrição em unidades curriculares do semestre par até ao limite de 85 ECTS, conforme estabelecido na Ordem de Serviço n.º 2/2015
A Universidade de Évora preocupa-se em dar as melhores condições e os apoios necessários aos seus alunos! O FASE-UÉ tem também como finalidade promover a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar.
São divulgados os resultados das bolsas de mérito relativamente ao aproveitamento em 2011/13: Resultados de candidaturas no âmbito do 1º ciclo e Mestrado Integrado | Resultados de candidaturas no âmbito do 2º ciclo
A Universidade de Évora vai abrir brevemente a inscrição para os Cursos de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da legislação publicada para o efeito, que criou um novo grupo de recrutamento de docentes (grupo 120).
Master Erasmus Mundus TPTI – Techniques, Patrimoines et Territoires de l’Industrie/Técnicas, Patrimónios e Territórios da Indústria. Estão abertas, até 31 de janeiro, as candidaturas para a edição 2015/2017. Plataforma de inscrições - http://application.tpti.eu/ | Informações adicionais: http://www.tpti.eu/fr/
A Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES) proporciona um quadro geral de qualidade para as atividades de cooperação europeia e internacional que as instituições de ensino superior poderão realizar no âmbito do Programa aprovado atualmente pela Comissão Europeia (Erasmus +).
AAUE
Associação Académica da Universidade de Évora AAUE | Setores | Notícias | Apoio Académico | Política Educativa | Cultura | Desporto | Núcleos www.aaue.pt
O Suplemento ao Diploma é um documento emitido numa das línguas europeias mais falada, e atribuído automaticamente de forma gratuita para todos os alunos após a conclusão do ciclo de formação conducentes aos graus de Licenciado, Mestre e Doutor.
REITORIA
A Universidade de Évora (UE) e o CERN assinaram no passado dia 10 de novembro um protocolo de colaboração, que vai permitir, entre outras iniciativas, a realização de estágios no CERN por parte de elementos da UE.
A Universidade de Évora congratula-se com a decisão da UNESCO, que inscreve a partir de hoje o Cante Alentejano na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Foi aprovada no dia 09 de dezembro a candidatura apresentada pelo consórcio InnoLife, da qual a Universidade de Évora é parceira, a nova Comunidade de Conhecimento e Inovação  (KIC – Knowledge Innovation Community) na área da Saúde, com o objetivo de promoção da “Vida Saudável e do Envelhecimento Ativo”.
A cidade de Évora, cujo centro histórico está classificado como Património da Humanidade desde 1986, conta a partir de hoje com um Centro UNESCO, do qual a Universidade de Évora é parceira.
Decorreu no dia 22 de janeiro, ao final do dia, na Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d’ Aranda, a sessão HAJA QUEM CANTE, uma tertúlia à volta do Cante Alentejano, classificado no passado mês de novembro como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
UniverCidade
A exposição patente no Museu de Évora, organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu de Évora, em parceria com a Universidade de Évora e Centro HERCULES, e contando com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Évora, pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2015.
É um jornal de informação e divulgação que abrange os diversos campos de actividade da Universidade.
Entrevista ao Prof. Eduardo Lopes da Escola de Artes, na Newsletter da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical de Dezembro de 2014
Testemunho: Serviços de Ação Social da Universidade de Évora com certificação HACCP - Codex Alimentarius
Vai realizar-se no dia 22 e 23 de Janeiro de 2015, na Universidade de Évora o Encontro Nacional de Gestores Desportivos Universitários.
29 e 30 de janeiro | 21:30 - Sala Preta do Colégio dos Leões
Os alunos do 3º ano da licenciatura em Teatro apresentam "Carta ao Pai" - a partir de textos de Franz Kafka, com encenação de João Lagarto.
INVESTIGAR & COOPERAR
Está aberto o concurso FCT para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todos os domínios científicos. A data limite para as candidaturas é 29 janeiro de 2015.
Euro-região EUROACE (Alentejo, Região Centro e Extremadura). Equipa de docentes da Universidade de Évora integra Projeto sobre Empreendedorismo na EUROACE.
A Universidade de Évora é co-líder na área de Restauro, Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas no âmbito da Plataforma China-Europa para a Água (CEWP)
O grupo de investigação Funcionamento dos Ecossistemas e Conservação do ICAAM considerou oportuno reunir e organizar a informação biológica e ecológica da Herdade da Mitra e disponibilizá-la numa plataforma única e de fácil acesso, para fins científicos, pedagógicos e de divulgação. www.mitra-nature.uevora.pt
A UMPP foi criada com o apoio do Programa Operacional Regional INALENTEJO 2007-2013, e tem como objetivo principal promover a avaliação e a monitorização das políticas públicas, na NUT II – Alentejo, bem como assegurar a ampla disseminação desse conhecimento neste âmbito territorial.
Concurso de ideias inovadoras que visa promover a aproximação entre o ensino e as necessidades reais de modernização da indústria nacional e desafiar os estudantes, futuros engenheiros, a acederem a uma formação cada vez mais preparada e focada para impulsionar a Indústria e desenvolver a economia Portuguesa.
DPI
A Divisão de Projectos e Informação divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
Prémios e Distinções
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
O Professor Jorge Araújo, Reitor durante 12 anos da Universidade de Évora, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A distinção aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Mário de Carvalho, investigador do ICAAM, foi distinguido pela sua "intervenção altamente prestigiada em assuntos científicos e práticos relacionados com a Desertificação na Região Mediterrânica", foi laureado com o galardão Campeão das Zonas Áridas 2014, atríbuido pelas Nações Unidas.
Cristina Pereira Pedro, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora.
O arquitecto José Adrião, Professor Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidadede Évora, foi galardoado com o prestigiado prémio AICA - a par do artista plástico Julião .Sarmento!
Katarina Góis, licenciada pela Universidade de Évora em 2011, ganhou um American Design Award (AGDA 2014) nos Estados Unidos (onde reside actualmente).
Prémio Eduardo Lourenço
O professor da Universidade de Évora Antonio Saéz Delgado é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).
Foi atribuída, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.
Docente do Departamento de Arquitetura, Sofia Salema é uma das projetistas da obra municipal de requalificação do bairro da Mouraria, de Moura, requalificação premiada na edição 2014 dos prestigiados Prémios IHRU, na categoria Reabilitação de Espaços Públicos.
Agostinho da Silva, Administrador do Grupo CEI/Zipor e doutorando de Gestão da Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Inovação, no âmbito do 14.º Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco (Venture Capital IT).
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde, integrantes também deste centro de investigação.
Fundação Luis de Molina
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
 
28
Em 28.01.2015
18:00 | Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo
Jan
29
De 29.01.2015 a 30.01.2015
21:30 | Sala Preta do Colégio dos Leões
Jan
30
Em 30.01.2015
11:00 | Sala 131 do Colégio do Espírito Santo
Fev
06