Informações
Estão abertas, até 23 de maio, as inscrições para a realização das Provas de Aptidão Vocacional Específica para o curso de licenciatura em Música. As Provas de Acesso decorrem de 2 a 6 de junho.
Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições para a realização das Provas de Aptidão Vocacional Específica para o curso de licenciatura em Teatro . As Provas de Acesso decorrem no dia 30 de junho.
Prazo: 24 de abril
Concurso documental internacional público para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, de um (1) lugar de Professor Associado para as Áreas disciplinares de Música e de Musicologia, da Escola de Artes da Universidade de Évora.
Mobilidade
O Suplemento ao Diploma é um documento emitido numa das línguas europeias mais falada, e atribuído automaticamente de forma gratuita para todos os alunos após a conclusão do ciclo de formação conducentes aos graus de Licenciado, Mestre e Doutor.
A Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES) proporciona um quadro geral de qualidade para as atividades de cooperação europeia e internacional que as instituições de ensino superior poderão realizar no âmbito do Programa aprovado atualmente pela Comissão Europeia (Erasmus +).
Divisão de Mobilidade e Relações Internacionais Estão abertas candidaturas para a realização de estágios ao abrigo do programa Erasmus 2013/2014, até 13 de junho de 2014, para estágios a realizar até dia 30 de setembro de 2014.
Candidaturas até 31 de maio
Este programa de mobilidade interna de estudantes do ensino superior público universitário, destina-se a incentivar a cooperação nacional entre as instituições de ensino superior membros do CRUP, oferecendo aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico.
ESTUDANTES
Bruno Rosa sagrou-se Campeão Nacional Universitário de BTT XC, levando as cores da Associação Académica da Universidade de Évora ao lugar mais alto do pódio. Participaram ainda o aluno José Rato e Filipe Carretas que ocuparam, no final da prova, o 5.º e 12.º lugares, respectivamente.
Mestre em Ensino da Educação Física e Desporto pela Universidade de Évora, Vítor Gazimba é atualmente o treinador da equipa de futebol sub-21 do Stromsgodset, campeão em título da Noruega.
AAUE
Associação Académica da Universidade de Évora AAUE | Setores | Notícias | Apoio Académico | Política Educativa | Cultura | Desporto | Núcleos www.aaue.pt
UniverCidade
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
INSCRIÇÕES NAS PROVAS 2014/2015 - Para o ano letivo 2014/2015, o prazo para inscrição foi prorrogado até 22 de abril de 2014
Proprietários de imóveis devolutos, no centro histórico da cidade de Évora, oferecem a oportunidade para alunos do Curso de Engenharia Civil, no âmbito da unidade curricular de Conservação e Reabilitação de Edifícios, experimentarem na prática o que aprendem nas aulas.
De 1 a 30 de abril
Sajid-Bin-DOZA, natural do Bangladesh, aluno do doutoramento em História de Arte na Universidade de Évora, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus Mundus EMMA West 2013, apresenta "desenhos ao vivo", numa exposição no Átrio dos Paços do Concelho da cidade de Évora.
Paulo Neto, Professor do Departamento de Economia da Universidade de Évora, e José Faustino, Director da Rádio Diana - Diana FM, são os responsáveis pelo novo programa de rádio da Diana FM intitulado "Alentejo 2020" que irá procurar debater a aplicação do Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 nesta Região.
No âmbito do programa social e cultural que acontece por ocasião do VIII Congresso Português de Sociologia, tem lugar no Claustro Maior do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, uma mostra de produtos regionais e artesanato alentejanos. Visite.
Investigação e Cooperação
A INNOVA - International Virtual Archaeology Network é uma rede internacional que tem o objectivo de promover e acolher a investigação, a inovação e a fomação nas áreas da Arqueologia e do Património Virtual.
Está aberta até 15 de maio uma nova fase de candidatura, para jovens potencialmente candidatos a desenvolver um projeto empresarial no âmbito desta medida de apoio.
Inscrições até 30 de junho
Na edição deste ano do Concurso Nacional de Inovação BES, são quatro os setores a concurso: Competitividade Industrial; Recursos Naturais e Ambiente e Saúde, Serviços e Tecnologias de Informação e Comunicação.
O Projeto europeu TOOLS, do qual fazem parte os investigadores Maria João Marçalo, Ana Alexandra Silva e Fernando Gomes, do Centro de Estudos em Letras, da Universidade de Évora, aproxima-se da reta final.Investigadores de várias universidades  e escolas europeias, congregaram esforços para produzir materiais de acesso livre para o ensino de línguas.
O convénio entre a Universidade de Évora e o Banco Santander Totta, tem por objetivo o estabelecimento de uma plataforma de entendimento entre as duas instituições. O acordo contempla o apoio do banco a iniciativas e projetos da UEvora, centrados particularmente na Cátedra UNESCO de Património Cultural Imaterial e Saber-Fazer Tradicional.
Das 124 propostas recebidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no Concurso para criação de um Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, a Universidade de Évora participa num total de 7, sendo líder de duas das propostas aprovadas para financiamento.
DPI
A Divisão de Projectos e Informação divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
Prémios e Distinções
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante o ano de 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por oito elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, integrantes também deste centro de investigação.
A investigação de Jorge Oliveira, docente do Departamento de História da Universidade de Évora sobre as forcas do distrito de Portalegre volta a merecer destaque da National Geographic, desta feita no facebook oficial da edição portuguesa da revista, depois de o artigo já ter sido publicado na edição impressa de junho de 2013.
Miguel Bastos Araújo, professor e investigador convidado da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF).
António Candeias, Professor do Departamento de Química da Universidade de Évora e diretor do Laboratório HERCULES foi nomeado para o Conselho Nacional de Cultura, para a secção dos Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial.
Cláudia Tecedeiro, atleta da equipa de futsal da AAUE integra o lote de convocadas para disputar a fase final do campeonato da europa de futebol Sub-17, a disputar em Inglaterra, a partir de 26 de novembro.
Docente do departamento de História da Universidade de Évora foi distinguida com o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão, pela sua obra “Pina Manique. Um reformador no Portugal das Luzes”.
Docente do Departamento de Psicologia, foi premiada pelo ISCTE-IUL pela publicação de um artigo científico na área da personalização da avaliação em Saúde Mental
Aluna do 1.º ano da licenciatura em Biologia da Universidade de Évora é figura de destaque no artigo da TIME “Oil-Rich Angola Is the Next Frontier for Dinosaur Hunters”, surgindo na notícia como membro integrante do grupo de investigação "PaleoAngola”, uma equipe paleontológica internacional que estuda restos fossilizados no território angolano.
Paulo Neto, docente do departamento de Economia, Maria Manuel Serrano, docente do departamento de Sociologia e Anabela Santos, economista e Mestre pela mesma academia conquistaram o prémio para melhor paper da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA).
O I Certamem Musical Fundación Caja Badajoz, prémio para jovens talentos residentes na área de Badajoz, agraciou com os primeiros prémios em duas das quatro categorias a concurso, alunos espanhois do Departamento de Música da Escola de Artes.
Melhor tese de doutoramento em química orgânica
Doutorada pela U.É.foi distinguida com o prémio para a melhor tese de doutoramento em química orgânica em 2013, um galardão atribuído pela Divisão de Química Orgânica da Sociedade Portuguesa de Química.
Prémio internacional
Fundador da licenciatura em Arquitectura Paisagista da Universidade de Évora e Honoris Causa desta instituição, recebeu o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe atribuído pela International Federation of Landscape Architects.
Prémio Jovem Investigador
O professor do Departamento de Física da Universidade de Évora foi distinguido com o “Prémio Jovem Investigador "Prof. João Martins" em Mecânica Aplicada e Computacional 2012”.
Professor Emérito da Universidade de Évora foi distinguido pelo Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista como Personalidade de Arquitetura Paisagista 2013.
Prémio Novos Compositores
Aluno da licenciatura em guitarra e da licenciatura em composição na Universidade de Évora é um dos vencedores do Prémio Novos Compositores, concurso promovido pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
Prémio Europeu de Conservação do Património
Docente do departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora, Sofia Aleixo, recebe Prémio Europeu de Conservação do Património, prémio Europa Nostra Award 2013, pela obra Liceu Passos Manuel em Lisboa.
Prémio Nacional de Endocrinologia
Antiga aluna do curso de Biotecnologia da Universidade de Évora foi uma das investigadoras distinguidas com o Prémio Nacional de Endocrinologia.
A Universidade de Évora, através da sua Licenciatura em Turismo, foi galardoada pela Travelport Portugal com o prémio Best Educational Partner para o ensino superior.
Prémio Moser
Aluno do Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas, da área de especialização em Literatura Norte-Americana Contemporânea, ganhou o Prémio Moser atribuído pela Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos – APEAA, com uma dissertação intitulada “TRANSDUÇÃO - Processos de Transferência na Literatura e Arte Digitais”.
Melhor Comunicação
Rui C. Campos, docente do Departamento de Psicologia recebe menção honrosa no prémio para melhor comunicação no XXIV Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, que se realizou nos dias 17 e 18 de Maio de 2013, em Lisboa.
Abr
19
Em 19.04.2014
17:30 | Sociedade Harmonia Eborense, Évora
 
19
Em 19.04.2014
11:00 | Auditório Soror Mariana da Universidade de Évora
Abr
22
Em 22.04.2014
18:00 | Salão Nobre da Sede da Associação Fiscal Portuguesa
 
22
Em 22.04.2014
18:00 | Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo
 
22
Em 22.04.2014
15:00 | Sala 138 do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora
 
22
Em 22.04.2014
9:00 às 19:15 | Sala 242 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, com transmissão em tempo real para a Sala dos Docentes (CES) e pela Internet
 
22
Em 22.04.2014
11:00 | Sala 124 do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora