Docentes da UÉ distinguidos com Prémio de Arquitetura do Algarve23

A 3ª Edição do Prémio de Arquitetura do Algarve´23 reconheceu o mérito do trabalho produzido pelos arquitetos Bruno Oliveira e Marlene dos Santos (Estudio ODS Arquitectos), alumni da Universidade de Évora e atualmente Docentes do Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da UÉ.

O reconhecimento foi atribuído na cerimónia que decorreu no passado dia 24 de fevereiro, no Edifício XXI, Paços do Concelho (Câmara Municipal) de Lagos, na Categoria "Equipamentos, Serviços e Indústria", com a obra do Centro de Artes e Ofícios de Albufeira, promovido pela Câmara Municipal de Albufeira. “A Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, instituiu em 2021 o Prémio de Arquitetura do Algarve, que tem por objetivo distinguir o mérito os arquitetos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidencie pela sua qualidade arquitetónica e construtiva”, explicou Marlene dos Santos.

A intervenção consistiu em reabilitar o antigo Tribunal Administrativo de Albufeira, adaptando o edifício a um Centro de Artes e Ofícios, dedicado a atividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais locais, integrando as componentes informativa, expositiva, formativa e de incubadora de negócios no âmbito da produção artística e artesanal local e regional. Para Bruno Oliveira, “a instituição deste prémio é um excelente contributo para a promoção da arquitetura no Algarve, uma iniciativa que incentiva a qualidade arquitetónica, a qualificação da paisagem e a salvaguarda do património cultural, representando um importante contributo para a valorização da região. Termos sido reconhecidos com este prémio é um incentivo para continuarmos nosso trabalho”.

Ao relevante prestígio do Prémio, acresce o valor de se tratarem de alumni da Universidade de Évora que foram dos primeiros estudantes a obter o grau de Mestre em Arquitetura pela UÉ. Marlene dos Santos recorda este primeiro grupo de estudantes do Curso de Arquitetura da Universidade de Évora, instituído em 2001, que concluiu os seus estudos em 2007 quando o mesmo ainda estava instalado no Colégio do Espírito Santo. “Fazer parte desde grupo inicial de alunos marcou definitivamente o nosso percurso, para além de alunos acompanhámos o crescimento de um curso, vivemos de perto as dificuldades inerentes à implementação, mas acima de tudo vivemos um ambiente de estudo único e entusiasta, com docentes extremamente empenhados no ensino da arquitetura e comprometidos no sucesso do novo curso. Para além dos conhecimentos adquiridos do ponto de vista técnico, artístico, teórico, critico e cívico fundamentais para a prática profissional marcou-nos o entusiamo pela profissão e uma relação de proximidade com os docentes, possível numa Universidade e cidade com a dimensão de Évora”. Também Bruno Oliveira realça o impacto que teve o seu percurso académico na sua atual carreira profissional, destacando que “o plano de estudos previa no último ano um estágio académico, ambos fizemos o estágio no atelier MGM, com o arquiteto José Morales, em Sevilha, esta experiência prática integrada no curso e com o acompanhamento docente foi fundamental para fazer a transição para a prática profissional. Prova desse entusiasmo que nos foi transmitido pela arquitetura, foi a vontade de assim que concluímos o curso participar em diversos concursos, em 2008 recebíamos o nosso primeiro prémio num concurso, o Concurso Internacional de Ideias Europan 8 em Espanha”.

Atualmente, Bruno Oliveira e Marlene dos Santos desempenham funções de docência no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e motivam os seus estudantes a submeter os trabalhos produzidos a revisão por pares. “Considero fundamental a participação dos estudantes em concursos, não só enquadrada na disciplina de projeto, mas com o apoio das diversas disciplinas, promovendo uma prática de projeto interdisciplinar. A participação em concursos aproxima os estudantes da prática profissional e confronta-os com um âmbito mais alargado de respostas e metodologias para a mesma problemática”, conclui Marlene dos Santos.

Recorde-se que todos os projetos submetidos ao Prémio de Arquitetura do Algarve se encontram expostos no Edifício XX em Lagos.

Publicado em 14.03.2024