Arquitetura e Tecnologia II
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Tema: A Arquitetura e a construção enquanto sistema holístico.
Disciplina que visa introduzir a importância dos sistemas construtivos na tomada de decisões projetuais. A poética da materialidade e as suas potencialidades no campo da arquitetura. A simbiose conceptual entre matéria, construção, projeto e obra.
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação de um projeto à escolha do ponto de vista conceptual e construtivo
O aluno é convidado a dissertar sobre a análise construtiva na tomada de decisão projetual e a sua indissociação no ato criativo;
2. Os Arquitetos Convidam para Jantar – Jantar para 4
O aluno é confrontado com a necessidade de programação, metodologia, conceito e prática no ato de conceção com vista à criação;
3. Instalação Sanitária à esc. 1:20
O aluno é confrontado com a demonstração prática dos conceitos anteriormente explanados e apreendidos, sendo convidado a demonstrar os mesmos através da criação de uma Instalação Sanitária, explorando os temas de materialidade, estrutura, infraestruturas, conceito e concretização.
Métodos de Ensino
Através de aulas teóricas é esperado que o aluno desenvolva as suas capacidades de análise, de forma crítica e consciente, formulando soluções e desejos conceptuais e práticos. A avaliação será contínua e assentará no desenvolvimento de trabalhos teóricos e práticos.
Avaliação
O regime de avaliação assenta na avaliação contínua (assiduidade e participação), em exercícios a partir dos conteúdos programáticos e em frequências realizadas ao longo do semestre.
A avaliação baseia-se nos parâmetros:
- Assiduidade, interesse e participação nas aulas;
- Cumprimento dos exercícios e trabalhos práticos realizados nas aulas;
- Cumprimento dos calendários estabelecidos;
- Prova da compreensão de conceitos, de princípios e de instrumentos científicos e analíticos apresentados nas aulas teóricas e práticas.
- Capacidade para aplicar novos conhecimentos e ferramentas na concepção arquitectónica.
Cada aluno, à partida, pode prestar provas em três fases de avaliação por semestre, na época lectiva, na época normal e na época de recurso de exames. Todavia, para o aluno poder realizar o teste teórico da época lectiva, o aluno tem de assistir obrigatoriamente a 70% das aulas leccionadas durante a época lectiva.
A avaliação na época lectiva baseia-se nos seguintes parâmetros de avaliação contínua:
- Participação − 10%
- Frequência - Teste individual no final do semestre − 45%
- Exercícios práticos – 45%
Para obtenção da aprovação na unidade curricular, os alunos necessitam de obter classificação superior a 10 valores pela fórmula descrita em cima.
Para obtenção de aproveitamento na disciplina, os alunos têm de:
- Realizar a frequência ou teste de exame relativo à componente teórica e também ter apresentado o exercício prático relativo à componente prática.
- Obter a classificação mínima de 8,5 valores na frequência ou teste de exame da componente teórica.
Os alunos têm de assistir obrigatoriamente a 70% das aulas leccionadas para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular.
Caso os alunos não obtenham aproveitamento (classificação inferior a 10 valores) durante a avaliação contínua do período lectivo, podem realizar os exames na época normal e na época de recurso de exames.
A avaliação na época normal e na época de recurso de exames baseia-se nos seguintes parâmetros:
- Teste individual da componente teórica − 50%
- Exercícios práticos da componente prática – 50%
Os exames da época normal e da época de recurso serão efectuados por um teste de componente teórica e também por uma prova de componente prática (e.g. apresentação e melhoria dos exercícios práticos lançados no período lectivo), em ambas as épocas de exame.
O Método de Avaliação apresentado está de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.
Bibliografia
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RECS / REH. 2013. Decreto-Lei nº118/2013, de 20 de Agosto, Regulamentos de Desempenho Energético dos Edifícios.
Equipa Docente
- Luís Duarte Ferro [responsável]