Biblioteca Geral

A Biblioteca Geral da Universidade de Évora (BGUE) é, ao abrigo do artigo 80º dos Estatutos da Universidade, a unidade científico-pedagógica a quem compete propor a aquisição, recolher, tratar, catalogar, classificar e indexar as obras e documentação que se revistam de interesse para as atividades da instituição, contribuindo para desenvolver a aprendizagem e a investigação.

Tem como objetivos gerais facilitar o acesso à consulta de livros, periódicos e outros documentos, colaborando na resposta a dar às necessidades de informação, educação permanente e pesquisa, bem como fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural a nível local, regional e nacional. Por isso, e apesar de servir prioritariamente docentes, investigadores, alunos e funcionários, a Biblioteca recebe também leitores externos.

A BGUE contém vários núcleos, a saber, no Colégio do Espírito Santo (onde está sedeado o seu serviço central); Colégio Luís António Verney; Colégio dos Leões; Escola Superior de Enfermagem São João de Deus; Pólo da Mitra e Centro de Recursos Pedro da Fonseca. Estão ainda integrados na BGUE o Arquivo Histórico e o Centro de Documentação Europeia.

Para conhecer detalhadamente o funcionamento e os serviços prestados pela Biblioteca Geral da Universidade de Évora consulte a sua página própria.

Contactos
Tlf.: +351 266 740 823
Fax: +351 266 744 969
Ext.: CES-3422
Morada:
Biblioteca Geral
Universidade de Évora
Largo dos Colegiais, 2 7004-516 Évora
Documentos

Equipa

Funcionários

Competências

Regulamento da BGUE – Ordem de Serviço n.º 15/2016, de 28 de setembro

A Biblioteca Geral tem como missão adquirir, tratar, disponibilizar, conservar e preservar os recursos de informação existentes em diferentes suportes na biblioteca, de forma a responder às necessidades de ensino, aprendizagem e investigação da comunidade académica. Compete ainda à BGUE fomentar o gosto pela leitura e contribuir para o desenvolvimento cultural da Universidade e da sua envolvente.

A Missão do Arquivo Histórico da Universidade de Évora é recolher, tratar, organizar, preservar e divulgar os documentos de carácter histórico que constituem parte integrante do património documental da universidade, para que a História da Universidade perdure no tempo.

1. Gerir, organizar e divulgar o fundo documental da Universidade
2. Contribuir para a Formação de Utilizadores
3. Coordenar os trabalhos dos pólos da Biblioteca
4. Organizar atividades de dinamização cultural
5.Participar em grupos de trabalho e em programas de cooperação que tenham como objetivo melhorar o tratamento técnico e os serviços prestados.
6. Integrar Sistemas e Redes de Informação que valorizem os seus objetivos
7. Alimentar e catalogar o repositório digital das teses de mestrado e doutoramento da Universidade de Évora
8. Gestão documental do arquivo da Universidade
9. Gerir os sistemas de segurança e acesso aos fundos e ao arquivo (partilhado com SI)
10. Gerir os recursos humanos e materiais afetos à Biblioteca e Arquivo

Perfis Gerais das Pessoas para os Requisitos e Competências/Atribuições

Competências Pessoais

1. Capacidade de adaptação à mudança;
2. Orientação para os resultados;
3. Capacidade de planeamento e organização;
4. Orientação para o serviço público;
5. Capacidade de comunicação;
6. Capacidade de iniciativa, criatividade e inovação;
7. Capacidade de coordenar, orientar e dinamizar equipas;
8. Análise da informação e sentido crítico;
9. Responsabilidade e compromisso com o serviço;
10. Organização e método de trabalho;
11. Tolerância à pressão e contrariedades;
12. Trabalho de equipa e cooperação.

Competências Técnicas
1. Formação superior em biblioteconomia e arquivo
2. Formação em ciências documentais
3. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (base de dados, GESDOC, office)
4. Conhecimentos de língua estrangeira (inglês)
5. Atendimento ao público
6. Conhecimentos na área das tecnologias da informação
7. Capacidade para reinventar e potenciar os espaços na biblioteca
8. Realizar estudos que ajudem a compreender e organizar as respostas às necessidades dos utilizadores
9. Iniciativa e autonomia
10. Compreender as metodologias de pesquisa e de recuperação de informação
11. Exercer o apoio à docência, à investigação e às atividades culturais
12. Reconhecer e selecionar informação relevante 13. Orientar o utilizador nos espaços da biblioteca

Esta informação ainda não incorpora o contributo dos trabalhadores, indicados pelos superiores hierárquicos, que participaram nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho nº 42/2016, de 16 de maio.