Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE)

Realizou-se no dia 28 de setembro de 2022, pelas 17h00, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, a Cerimónia pública de Homenagem aos Mecenas 2021/2022, que pretendeu destacar o contributo fundamental das entidades que, atuando como Mecenas, têm garantido a continuidade e conclusão dos estudos por alunos/as em contextos socioeconómicos mais frágeis.

A importância do apoio atribuído através do FASE-UE aos estudantes beneficiários foi sublinhada por João Nabais, Vice-reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e relações com a Comunidade, da Universidade de Évora, que agradeceu às entidades envolvidas o contributo “fundamental para a formação pessoal e para a percurso académico dos estudantes abrangidos por este fundo de apoio”.

Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da UÉ, aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pela Universidade de Évora neste domínio considerando que “o FASE-UE surge quanto o resto falha” deixando aqui reparos aos governos que, na sua opinião, deviam ser mais atentos aos mecanismos de apoio a prestar aos estudantes do ensino superior.

Em representação dos estudantes apoiados através do FASE-UE, Ana Carolina Lopes, do curso de Biologia, sublinhou igualmente o “contributo inestimável” deste apoio financeiro atribuído aos estudantes, “essencial para o percurso académico”, deixando o agradecimento a todos aqueles que contribuem para que este apoio seja uma realidade.

A encerrar a sessão, Ana Paula Amendoeira, representante dos Mecenas do FASE-UE, recordou que também foi estudante-bolseira, “por isso sei bem o que representa este apoio e a importância que este assume para o sucesso académico de cada um de vós” frisou a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, esperando que no futuro “já no vosso percurso profissional possam também apoiar quem mais precisa”

Criado em 2012, o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora, gerido pelos Serviços de Ação Social, da UÉ, tem contado com o contributo de diversos mecenas, que de ano para ano têm vindo a crescer.

Publicado em 30.09.2022