Projeto da Universidade de Évora em destaque no Africa Museum

Através do projeto TRANSMAT, coordenado pela Universidade de Évora (UÉ), os investigadores Elisabete Pereira e Jorge Rivera vão integrar, a convite do Museu Real da África Central, localizado em Tervuren, Bélgica, uma missão de estudo em conjugação com elementos do projeto internacional MuseumLab. Esta missão conta com a orientação científica de Dirk Van Roy, Els Cornelissen, Maarten Couttenier, Lies Busselen, Sofie Bouillon, Agnès Lacaille, entre outros técnicos deste museu belga.

Elisabete Pereira, investigadora do IHC_NOVA, Polo da Universidade de Évora a coordenar o Projecto TRANSMAT (Transnational materialities (1850-1930): reconstituting collections and connecting histories), vai apresentar, por convite do diretor do mesmo museu belga, uma comunicação sobre a investigação desenvolvida no âmbito deste projeto sublinhando a importância desta missão “fundamental para o desenvolvimento científico do projeto, permitindo o contacto com práticas de gestão, estudo e valorização de colecções, para a disseminação internacional do mesmo, e para a criação de parcerias internacionais que poderão potenciar futuros projetos de investigação da Universidade de Évora”.

Jorge Rivera, professor do Departamento de Filosofia e investigador no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), da UÉ que integra a equipa de investigadores do mesmo projeto participa nesta missão de estudo no Africa Museum, fundado por ocasião da Exposição Universal de Bruxelas, realizada em 1897, atualmente um espaço de exposição dedicado a coleções de história natural e etnografia.

O Projecto TRANSMAT pretende desta forma, disseminar as importantes, e em grande parte desconhecidas, coleções coloniais do Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa) e do Museu Municipal Santos Rocha (Figueira da Foz).  Embora diferindo no seu âmbito, um museu nacional e um museu regional, estas instituições partilham o facto de preservarem um acervo considerável de objectos provenientes dos antigos espaços coloniais portugueses e não só.

Para além de Elisabete Pereira, integram a equipa do projeto TRANSMAT os investigadores do IHC, polo da Universidade de Évora, Maria de Fátima Nunes (co-coordenadora) e Quintino Lopes, Jorge Croce Rivera (CHAIA da UÉ), para além de António Camões Gouveia (CHAM — NOVA FCSH), Joana d’Oliva Monteiro (IHA — NOVA FCSH), Ana Ferreira e Ana Paula Cardoso (Museu Municipal Santos Rocha), António Carvalho e Patrícia Baptista (Museu Nacional de Arqueologia).

Recorde-Se que o projeto recebeu um financiamento de cerca de 250 mil euros para três anos, tendo sido o primeiro classificado ex-aequo no painel Filosofia — História e Filosofia da Ciência, num concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), altamente competitivo onde apenas 5% dos projetos foram financiados.

Publicado em 21.06.2022